TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SÁBADO Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A beleza das interfaces em Go
Paulo Casaretto
Go tem de fato tem bastante a oferecer em performance e suporte a programação concorrente. Apesar de gostar muito destes dois aspectos da linguagem, a beleza das interfaces e o uso delas na standard library é na minha visão o que da mais poder a linguagem. Nessa talk falo sobre como Go usa as interfaces para suprir o que a princípio podem parecer deficiências da linguagem mas que na verdade são fortaleza. Vou mostrar também alguns exemplos de excelentes interfaces na standard library e também como usa-las para tornar nosso código escalável em termos de manutenção.
11:10 às 12:00 Os 5 Mandamentos do Bom Programador
Paulo Eduardo Lima Rezende
Palestra aborda 5 (talvez mais) dicas importantes que muitas vezes são conhecidas pelos desenvolvedores de diferentes linguagens mas esquecidas, e que podem auxiliar bastante o processo de desenvolvimento e melhorar a produtividade do profissional.
Espirito de Comunidade
Airton Aparecido Zanon
Investir no desenvolvimento profissional também pode ser compartilhar conhecimento, afinal, como a comunidade pode melhorar a sua carreira?
Introdução rápida à licenças de software
Kemel Zaidan
Nesta palestra, daremos uma introdução rápida aos principais conceitos de licenças de software, focando principalmente em licenças Open Source e com uma visão dos conceitos essenciais para que desenvolvedores entendam o que estão fazendo e não caiam em armadilhas.
12:10 às 13:00 Aperfeiçoando seu código com Stream
Yago Silva
Com o Java 8, surgiu a nova API de Stream que é uma nova API que permite manipular coleções de dados de maneira declarativa. Com esse API é possível filtrar, mapear, redução, encontrar, agrupar, particionar, etc. as suas coleções de dados. O objetivo dessa palestra é falar desses recursos existentes no stream, dicas, boas práticas e muito mais.
13:10 às 14:00 Plataforma Gemalto para Arduino & Makers: do protótipo até o produto final com 3g!
Erich Penafiel Sander / Vinicius Morandin Senger
Nesta palestra será apresentada a plataforma Gemalto para desenvolvimento de protótipos e produtos profissionais utilizando a Concept Board, uma development board profissional com suporte a 2G, 3G e sistema de telefonia móvel que permite o desenvolvimento de projetos conectados na Internet. Será apresentado o portfolio completo da Gemalto incluindo soluções de segurança e também a EHS6t que é uma versão homologada pela anatel, similar a concept board
14:10 às 15:00 Escrevendo sua primeira aplicação Django
Renato Oliveira
Nesta palestra pretendo abordar conceitos básicos de Django de uma maneira prática, criando uma aplicação web!
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Desacoplando suas regras de negócio do Rails
Celso Crivelaro
"Rails revolucionou o mercado de frameworks web com suas ideias e padrões. Entretanto, introduziu complexidades e acoplamentos das regras de negócio com o modelo de dados e acesso ao banco o que torna difícil a manutenção, separação de responsabilidades e testabilidade resultando em uma má arquitetura. Nesta talk irei falar de como podemos desacoplar a arquitetura de regras de negócio para evitar Modelos gigantes. Irei falar um pouco de arquitetura Orientada a Objetos e SOLID para definir até que nível de responsabilidade um objeto deve ter. Com os conceitos em mãos, usaremos alguns padrões como Service Objects, Policy Objets e Forms, separando as responsabilidades em diferentes objetos. Os maiores benefícios ao seu código com estas práticas serão a portabilidade para outros projetos, upgrades de versões e testabilidade."
16:40 às 17:30 Bate-papo: Criar é tão divertido quanto jogar
Renato Degiovani
Neste bate-papo, Renato Degiovani irá compartilhar sua experiência como primeiro criador de jogos em língua portuguesa, e abrir espaço para um debate / bate-papo com toda a galera. Vamos aproveitar para tirar todas nossas dúvidas e aprender com um dos maiores mestres do Brasil!!!
17:40 às 18:30 Otimização Prematura: a Raíz de Todo o Mal
Fábio Akita
Você precisa desenvolver o e-commerce ou sistema da sua empresa, sua startup. Existem dezenas de opções tradicionais como Java, passando por Javascript, Ruby, até mais exóticas como Clojure. Por que escolher plataformas como Ruby e não a opção considerada mais "rápida" que existe? Como são de fato projetos reais com números reais de custos e investimentos? Quanto de fato a escolha de tecnologia que eu fizer vai custar? Vamos falar sobre o principal mal em todo projeto de software: otimização prematura.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.


Patrocinadores