TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Smart Cities A tecnologia reconstruindo cidades para uma vida mais inteligente

Open data, inovação pública, apps, IoT, arte digital, economia colaborativa... vamos discutir experiências de tecnologias aplicadas em transformações feitas nas cidades, sejam elas em transporte publico, artes, comercio e acessibilidade, que fizeram das cidades onde moram mais inteligentes e amigáveis a seus habitantes.

Também discutiremos novas tecnologias que poderão ser aplicadas nas cidades para trazer benefícios a seus habitantes em todos os sentidos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 PAINEL SmartCities Tecnica & Conceito, como aliar?
Gustavo Ortenzi / Caio Vassão / Alex Lattaro de Oliveira
PAINEL SmartCities Tecnica & Conceito, como aliar?
11:10 às 12:00 O Smart Grid: A Rede Elétrica nas Smart Cities - Estudo de Caso de Monitoração em Tempo Real em Duas Cidades Inteligentes.
Daniel Carrijo Polonio Araujo
"O modo de vida moderno exige o consumo de muita energia. Grande parte desta energia vem em forma de eletricidade. De eventos simples como o tocar de um interfone ao funcionamento de um centro cirúrgico, passando por questões de iluminação pública, coordenação do funcionamento das cidades e instituições, tudo demanda energia. O desafio atual é manter esta rede operacional e confiável com o menor custo possível. Esta palestra se propõe mostrar conceitos e tecnologias que auxiliam na manutenção e operação da rede elétrica tornando-a inteligente. O conceito de Smart Grid. Tudo isto será abordado através da apresentação de dois casos ? um no Brasil e outro no Exterior ? onde tecnologia 100% brasileira foi utilizada para tornar a rede elétrica mais inteligente."
12:10 às 13:00 Soluções Inteligentes e Sustentáveis no Gerenciamento de Lixo Urbano
Camila Rodrigues Vieira
Orgânico, eletrônico, reciclável ... O lixo é um dos maiores desafios urbanos! E como não pensar em tecnologias sustentáveis para lidar com tanto lixo num mundo cada mais populoso e urbano? Que soluções inteligentes e sustentáveis têm surgido em várias partes do mundo a partir de GIS, IoT, Big e Open Data?
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Post Denúncia, o poder da mudança está nas nossas mãos!
Gustavo Muniz do Carmo
Nós desenvolvedores temos a responsabilidade de usar o nosso conhecimento pelo bem comum. O nosso trabalho é gratificante quando agregamos valor às pessoas. As cidades estão cheias de problemas e nós podemos, e devemos, nos envolver na solução. Com esse espírito, vou contar um pouco da história do Post Denúncia, do aplicativo Post Fumaça Preta e do Mapa Brasileiro de Qualidade do Ar. Dicas de empreendedorismo e de uso de dados abertos. Sonhos, sucessos e fracassos
Buscas inteligentes para emegencias hospitalares
Lucas Pfeiffer Salomão Dias
"Como usar da Tecnologia para realizar uma busca inteligente por emegencias hospitalares Descrição: Esta palestra irá tratar do uso da tecnologia na saúde, como podemos fazer mecanismos para buscar emergências hospitalares de forma mais eficiente e visando mitigar a sobrecarga de hospitais centrais."
15:10 às 16:00 Democracia Aberta e Governo Open Source: Tecnologias, Participação e Representação na Cidade Inteligente
Guilherme Espíndula da Rocha
Este trabalho procurou mostrar como um governo pode adotar formas de diálogo mais abertas e participativas com o público através da utilização das novas tecnologias de Comunicação. O estudo mostra a percepção de crise de Guattari e de Morin que colocam em choque as formas praticadas há mais de 500 anos de governo. Através da análise da Proposta de Shirky, que mostra como a tecnologia vai modificar o governo, parte para a proposta apresentada por Pia Mancini para a aplicação de uma democracia mais aberta na Argentina, e para a forma como o governo Obama adotou esta filosofia nos E.U.A. através da análise do discurso de Beth Noveck. Para concluir, apresenta uma possibilidade de utilização dos termos discutidos para aplicação em um governo, traçando um paralelo com a cultura do software open source.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 PhysicalWeb - Como esse novo conceito criado pelo Google pode revolucionar cidades
Jeff Prestes
Dar a todos, pessoas e objetos, uma URL. Ao acessar essa URL você pode ter dados sobre esse objeto ou mais ainda, você pode interagir com eles. Nessa palestra, Jeff Prestes, vai apresentar o conceito de Physical Web, como implementá-lo usando o protocolo para Beacons do Google, o Eddystone e um RaspberryPi. Ao final a plateia será convidada a um bate papo para pensar junto com o palestrante em soluções que deixariam as cidades mais acessíveis e inteligentes usando essas novas tecnologias
17:40 às 18:30 Arte para uma cidade interativa (TRILHA SMART CITIES NA STADIUM)
Lina Danielle Lopes da Paz
"Espaços possíveis para a Arte Digital incluem não apenas pequenas galerias e salões expositivos, mas toda a cidade. São Paulo é uma cidade alinhada com esta tendência. Possui até uma galeria de arte digital permanente na dimensão de um prédio. Temas como Media Facade, VideoMapping, Interatividade, Mobilidade, novas propostas de trabalho e de interação urbana são os temas norteadores desta palestra. Serão apresentados os trabalhos: Framing Body, uma instalação interativa ativada pelo corpo do usuário enquanto dança; o objeto interativo BOB CI, utilizado para intervenção urbana; BIKE, uma bicicleta interativa utilizada como console de videogame; Lilo Móvel, uma estação de trabalho feita por fabricação digital que se acopla à bicicleta. Além destas invenções, será apresentada a proposta Connecting Cities, projeto internacional que via conectar todas as fachadas interativas."
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Gestores Publicos, Artistas e Empreendedores.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores