TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SEXTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Infra ágil: conceito e prática (TRILHA INFRAAGIL NA STADIUM)
Jose Augusto (Guto) Carvalho / Miguel Di Ciurcio Filho
Nem sempre é possível adotar a cultura DevOps em um organização, principalmente em organizações com estruturas muito verticais e antiquadas, mas é possível pelo menos transformar a realidade do seu time.

O modelo infra ágil é fortemente inspirado em DevOps mas tem foco em evoluir o modo de como os times de infraestrutura funcionam, proporcionando melhoria, controle e visibilidade de suas ações através de tecnologias modernas e métodos ágeis.

Nesta palestra vamos falar da transição de uma infraestrutura clássica para uma infraestrutura ágil, vamos abordar 4 princípios (Automação, Entrega, Métricas e Pessoas) que precisam ser repensados e renovados para que sua infraestrutura se torne realmente ágil. Serão apresentados cases reais (Governo e iniciativa privada) de como isso funciona na prática.
11:10 às 12:00 Uma Visão Geral da plataforma Xamarin e o futuro do XAMARIN (TRILHA .NET NA STADIUM)
Vinicius Jarina
A palestra irá explorar a plataforma Xamarin, mostrando os principais recursos e novidades da plataforma. Irá também fazer um overview de outras novidades que pertencem ao universo Xamarin e uma discussão sobre o futuro do .NET e o impacto da mudança para o Open Source: - Novidades do Xamarin.Forms - Novidades no Xamarin Studio e Visual Studio (Previewer e remote USB Debugging, IOS Simulator para Windows) - + Novidades: Inspector, SkiaSharp, Urho3D - Xamarin Open Source/Mono MIT - Futuro do .NET
Xamarin.Forms: Uma experiência real de um app iOS e Android com 90% de reaproveitamento de código (TRILHA XAMARIN NA STADIUM)
Daniel Noguchi / Guilherme Ikeda
O Xamarin.Forms promete permitir o reaproveitamento de até 90% do código para um app que rode em iOS e Android, acelerando muito o desenvolvimento. Mostraremos um caso real de app comercial em que conseguimos um alto índice de reaproveitamento de código, das restrições, limitações e cuidados para garantir que isso seja possível.
12:10 às 13:00 Apache Cassandra: Estratégias de Modelagem de Dados (TRILHA NOSQL NA STADIUM)
Eiti Kimura
"O Apache Cassandra vem se tornando um NoSQL cada vez popular, suas características de escalabilidade e alta disponibilidade são atrativos para aplicações distribuídas. Quando se trata de grandes volumes de dados, existem estratégias diferentes para modelagem das informações no Apache Cassandra utilizando-se a linguagem CQL (Cassandra Query Language). Essa apresentação visa mostrar diferentes técnicas de modelagem dados tais como Modelagem de Séries Temporais (time series), Modelagem voltada a Carga (workload), estratégias de particionamento de dados (buckets), limitações dos modelos, assim como demonstrar alguns anti-patterns a serem evitados na modelagem usando Apache Cassandra."
13:10 às 14:00 Ensinando e Aprendendo com Desafios
Jônatas Davi Paganini
Ensinar e aprender na era da distração tem se tornado uma tarefa cada dia mais complexa. Nesta talk você verá algumas maneiras de trazer mais concentração e foco para o conteúdo que está desenvolvendo. Como manter o usuário por mais tempo focado na atividade? Como engajar o usuário para dar sequência nas atividades? A ideia é mostrar uma série de dicas simples e aplicáveis para 'gamificar' as interações de ensino e transformar o conteúdo em um material curioso e interativo.
Inovando na sala de aula (TRILHA EDUCATION NA STADIUM)
Heryk Slawski
Todos nós estamos cansados de saber que o aluno de hoje mudou, porém as aulas tradicionais dominam e o uso da tecnologia continua estagnado (?guarda esse celular, menino?). Nesta palestra irei mostrar como estamos revertendo esse quadro em algumas escolas e universidades junto com a Google for Education. E indo além: transformando o paradigma da aula tradicional em algo multidisciplinar, usando diversas metodologias criativas como Design Thinking, Digital Storytelling, experiências significativas com mão na massa e muita diversão. Palestra destinada a educadores e qualquer pessoa que queira aprender novas técnicas para usar a tecnologia para engajar seus alunos, otimizar tempo e não se sentir um dinossauro.
14:10 às 15:00 Explorando o Openstack (TRILHA CLOUD NA STADIUM)
Renato Serra Armani

Vamos juntos explorar o projeto OpenSource que é um fenomeno mundial para a construção de nuvens públicas e privadas.

Entenda como essa poderosa plataforma de Cloud Computing OpenSource e Anti Lock-in pode ser a escolha certa para novos projetos ou para suportar suas aplicações existentes.

O objetivo é explorar tanto as funcionalidades como a organização da comunidade e do projeto para desenvolvedores que desejam desenvolver aplicações para nuvem ou que tenham interesses em contribuir com este projeto de grande relevância na industria de TI mundial.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Do Gameboy ao Zend Engine e avante! (TRILHA PHP ARCHITECURE NA STADIUM)
Gabriel Rodrigues Couto
Descubra como foi implementado um emulador de gameboy em PHP e como isso posso lhe ajudar a programar melhor.
16:40 às 17:30 Utilizando o Application Insights para Monitorar sua Aplicação (TRILHA ARQUITETURA .NET NA STADIUM)
Abner das Dores / Victor Cavalcante
Quem nunca teve problemas com logs em suas aplicações? Nessa palestra apresentarei os recursos do Application Insights e mostrarei como utilizar o Serilog para realizar a telemetria de log customizados e analisar esses dados com o poder do Application Insights Analytics.
17:40 às 18:30 O que fazer e o que NÃO fazer em Realidade Virtual (TRILHA REALIDADE VIRTUAL NA STADIUM)
Pedro M. Kayatt
Nesta conversa bem informal mostramos os pequenos detalhes que podem fazer sua experiência em realidade virtual mudar de um passeio nas nuvens para um dia inteiro de tonturas e enjoos. Venha aprender a construir experiências que tragam a tona todo potencial desta nova plataforma que chegou para mudar o Mundo como conhecemos.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.


Patrocinadores