TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Games O próximo nível dos jogos brasileiros!

Venha conhecer os avanços tecnológicos, as tendências e oportunidades de negócio da indústria brasileira de jogos; participe da trilha e contribua para construir este cenário!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desafios, Alegrias e Perrengues em Desenvolver um Game do Início ao Fim
Alvaro Gabriele Rodrigues Junior
Desenvolver games é muito legal! Mas nem tudo são somente flores... Nessa palestra você vai descobrir não só o lado incrivelmente divertido, mas também o tremendamente complicado do desenvolvimento de um game, do surgimento da ideia inicial à publicação nas stores, tendo como exemplo um caso real. Serão abordados tópicos como o surgimento de uma ideia, referencias e core concept; formação da equipe "ideal"; documentação, gerenciamento e organização de projetos de games; prototipação, beta testing e novas features; marca, ilustrações, cenários, interface e arte geral 2D e 3D; a experiência do usuário; identificação e correção de bugs; desenvolvimento de ferramentas de suporte ao game design; otimização, marketing, publicação e lançamento.
11:10 às 12:00 Medição de Diversão a Partir da Face no Apoio ao Game Design
Luiz Carlos Vieira
A avaliação é certamente uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de um jogo. Mas os métodos de apoio existentes - envolvendo observação, questionários e captura de dados de desempenho no jogo ou de sensores corporais nos jogadores - podem alterar a experiência e assim impactar nos resultados obtidos durante as sessões de jogos. Por isso, esta palestra apresentará um trabalho de pesquisa em progresso no Laboratório de Interatividade e Entretenimento Digital da Universidade de São Paulo (http://www.ime.usp.br/~lidet/) em que se intenciona construir um sistema de software livre que poderá ser empregado por game designers para medir, de forma menos intrusiva, os níveis de diversão experimentados a partir das expressões faciais de jogadores capturados em vídeo.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Melhores práticas para projetos de Realidade Virtual
Jay Santos
Uma lista de dicas e melhores praticas, tanto técnicas quanto de design para projetos em Realidade Virtual, garanta que seu jogo se encaixa bem nesta nova mídia (e evite que seus jogadores vomitem, o que é muito importante)
14:10 às 15:00 As 8 etapas para o sucesso de um game designer
Guilherme dos Santos Tsubota
A responsabilidade do sucesso, ou fracasso, de um jogo, cai diretamente no game designer. Desde a escolha do tipo de jogo para uma grande IP, até decisões de jogabilidade, balanceamento ou storytelling, o game designer é um dos principais pilares de um estúdio. Aqui, passaremos por 8 etapas que separam o sucesso do fracasso. Analisar o mercado, liderar e influenciar sua equipe e a comunidade, dominar a técnica e outros itens fazem parte desse pacote.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Tendências sobre o uso de jogos digitais para o desenvolvimento do pensamento computacional
Pollyana Notargiacomo
Dispositivos digitais já fazem parte da infância como brinquedos e, erroneamente, também são usados como babás eletrônicas. Mas há muitas outras possibilidades. Que tal usar jogos para trabalhar pensamento computacional? Que habilidades cognitivas são fundamentais no século XXI? Nesta palestra se trabalhará desde o conceito de pensamento computacional até como os jogos podem contribuir para o seu desenvolvimento.
Programando seus jogos multiplataforma em Java com LibGDX
Francisco Isidro Massetto
Por que não utilizar seus conhecimentos em Java para criar seus jogos Android, IOs (sim, IOs!!), Desktop e Web? Conhece a LibGDX e seus recursos? Sabe como funciona? Sabe o que você pode fazer para contribuir? Um framework Open Source para desenvolvimento de jogos multiplataforma para auxiliá-lo a criar seu game 2D ou 3D.
16:40 às 17:30 Bate-papo: Criar é tão divertido quanto jogar
Renato Degiovani
Neste bate-papo, Renato Degiovani irá compartilhar sua experiência como primeiro criador de jogos em língua portuguesa, e abrir espaço para um debate / bate-papo com toda a galera. Vamos aproveitar para tirar todas nossas dúvidas e aprender com um dos maiores mestres do Brasil!!!
17:40 às 18:30 Games as Zines: um "novo" meio de expressão
André Kishimoto
Games são produtos comerciais. Porém, com o surgimento de ferramentas que facilitam a criação de jogos e aplicativos, exigindo nenhum ou pouco conhecimento em programação, games também podem ser usados como meio de expressão por pessoas interessadas nessa mídia interativa. A palestra visa mostrar exemplos de games que contam histórias pessoais e que são importantes para seus criadores, assim como incentivar o público a pensar em games como um meio de expressão. - O que são zines - Games como zines - Exemplos - Ferramentas - Publicação
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de jogos (indie e profissionais) - Designers de jogos - Ilustradores - Modeladores


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores