TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Cada vez mais a evolução do Java como linguagem e como plataforma é acompanhada de perto pela comunidade brasileira, e a sua presença em diversos dispositivos confirmam sua força no ambiente corporativo. Com a versão 8 do Java disponível desde março de 2014 e a versão 9 prevista para o início de 2017, a trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Java a certeza de Continuidade !!!
Paulo Alberto Simões
Java esta em seu 21o. aniversário entusiasmando, crescendo como ferramenta principal em diversas industrias e aplicabilidades, entrou na Nuvem surfando com maestria e principalmente continua sua evolução baseada no princípio básico que a fez primaz a Comunidade. Sim, a Grande Comunidade Java que através de Java User Groups, de seus Java Champions e principalmente do Programa Java Community Process (JCP) vem contribuindo para esta plenitude e evolução continua. Embarque nesta seção para trocarmos algumas idéias sobre como Java se mantem a 21 anos constantemente inovando, enfrentando os desafios do mundo real, abraçando as novas necessidades. Vamos ver juntos como podemos abraçar e participar desta visão, como a Oracle tem levado o Java as Nuvens, e o que esta previsto para sua versão 9. Tudo o que dá direito ao Java de ser considerada a única Certeza de Continuidade!
11:10 às 12:00 Código funcional em Java: superando o hype
Eder Ignatowicz
Esta palestra ajudará desenvolvedores Java a incorporar às suas rotinas os princípios da programação funcional ? separando o hype dos pontos que podem mudar de verdade seu estilo de programação. Principais partes da palestra: Revisitar o suporte do Java ao estilo de programação funcional, comparando-o com o paradigma imperativo, com visão prática; Aprofundamento na API de Streams com técnicas de filtering, map-reduce, finding and matching, collectors e streams paralelos; Explorar lazy evaluation e streams infinitos; Nova visão e uso da recursão através de funções Tail-Recursive e Memoization. A palestra será composta de um equilíbrio entre ferramental teórico e aplicação prática, e os participantes sairão com conhecimentos concretos para evoluir o seu estilo de programação Java através da aplicação dos princípios de programação funcional.
12:10 às 13:00 Aperfeiçoando seu código com Stream
Yago Silva
Com o Java 8, surgiu a nova API de Stream que é uma nova API que permite manipular coleções de dados de maneira declarativa. Com esse API é possível filtrar, mapear, redução, encontrar, agrupar, particionar, etc. as suas coleções de dados. O objetivo dessa palestra é falar desses recursos existentes no stream, dicas, boas práticas e muito mais.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Groovy como você nunca viu
Felipe mamud
A Java Virtual Machine tem 21 anos de história e desde sua criação diversas linguagens de programação foram criadas neste ecossistema. Uma linguagem em destaque é o Groovy, uma linguagem dinâmica opcionalmente tipada com features extremamente poderosas como static-typing and static compilation. Nesta talk mostrarei diversos cenários onde a estratégia de usar Groovy + Java proporciona ao desenvolvedor flexibilidade, eficiência e poder quase infinito para desenvolvimento de um software para a JVM.
15:10 às 16:00 Kotlin 1.0: Evolua seu código Java
Alex Magalhães
Há alguns anos a empresa JetBrains, responsável por uma das 3 principais IDE's para Java, o IntelliJ IDEA, resolveu criar uma nova linguagem para JVM. Os objetivos do projeto eram audaciosos: criar uma linguagem mais segura, concisa e rápida que Java, além de mais simples que Scala. Com esses objetivos em mente, nascia a linguagem Kotlin. Agora em 2016, foi lançada a versão 1.0 da linguagem, já integrada aos principais frameworks Java e 100% pronto para produção. Nesta palestra, Alex Magalhães apresentará mais detalhes da linguagem, além de um exemplo completo de um projeto de Web API usando Kotlin e Spring.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Nova API de concorrencia do Java 8
Everton Emilio Tavares
A versão 8 veio trazer para o mundo Java novas facilidades para o desenvolvedor, e a API de concorrencia veio para tornar facil trabalhar com threads e concorrência. A proposta da apresentação é mostrar de forma pratica as novas funcionalidades dessa API.
Colocando lenha na JVM - Uma introdução ao Thermostat
Ricardo Martinelli de Oliveira
Conheça o thermostat, uma ferramenta Open Source muito útil para monitoramento de múltiplas aplicações rodando em diversas JVM, servidores e até provedores de nuvem diferentes. Iremos explorar diversos dos recursos disponíveis e como garantir um ambiente estável para execução de aplicações em ambientes diversos.
17:40 às 18:30 JooQ: SQL orientado a objetos.
Gabriel Henrique Martinez Saraiva
Uma maneira segura, consistente, fluente e fácil de escrever SQL
Dicas para as provas de certificação Java Programmer
Maria Ane Dias
Nessa palestra serão esclarecidas as principais dúvidas de quem está interessado em obter a certificação mas ainda precisa trocar idéias com quem já a obteve de como se preparar. Os tópicos das 2 provas abrangem um conjunto importante de conhecimentos que todo desenvolvedor que utiliza a linguagem Java deve reconhecer, entender e saber aplicar em seu código.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais e interessados na Plataforma Java.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores