TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Linux Embarcado Embarcando sistemas Linux em plataformas de hardware customizadas

Esta trilha visa tratar assuntos relacionados ao processo de uso e adaptação do kernel Linux em plataformas embarcadas, englobando a criação de distribuições customizadas, o desenvolvimento de drivers para o kernel Linux, o uso do Android em sistemas embarcados, funcionamento e adaptação de plataformas hobbystas como a Raspberry Pi e a Beaglebone Black, etc.

Coordenação


Patrocínio Trilha


Toradex
NXP

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Novas técnicas de controle de tempo real em Linux: Processadores Multicore Heterogêneos
Raul Rosetto Muñoz
Um dos grandes desafios ao utilizar Linux Embarcado é o controle de sistemas que possuem requisitos de tempo real. Este problema pode ser resolvido aplicando ao Linux ferramentas de software que o capacitem a operar em tempo real ou através de novos processadores de arquitetura heterogênea, incorporando núcleos de microcontrolador misturados com núcleos de microprocessador no mesmo circuito integrado. Esta palestra apresenta um estudo de caso utilizando Linux embarcado, em um Cortex-A7 para interface e FREERTOS, em um Cortex-M4 para controle real-time em um robô que se auto equilibra (pêndulo Invertido).
11:10 às 12:00 Processamento de Imagem em GPU com OpenGL
André Márcio de Lima Curvello
Uma maior tendência nas aplicações modernas é a interação com o ser humano por meio de imagem, o que se dá por meio de reconhecimento de gestos e movimentos, por exemplo. Todavia, essa é uma tarefa computacionalmente pesada, principalmente quando executada em uma CPU. Uma abordagem interessante é o uso de GPUs compatíveis com OpenGL EP 2.0 em um contexto de Linux Embarcado. Dessa forma, podemos fazer uso de rotinas de OpenGL em GPU para desempenhar atividades de processamento de imagem, o que permite um considerável ganho de desempenho. Veja nessa palestra como proceder com essa abordagem, quais são os prós e contras, quais são as ferramentas compatíveis e necessárias, terminando com uma demonstração prática com comparativo de desempenho entre a execução na CPU e na GPU para processamento de imagens.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Uma conversa entre o bootloader e o kernel
Bruno Eduardo de Oliveira Meneguele
Nesta palestra será apresentado o que há entre o último estágio de um bootloader e a inicialização do kernel Linux em um mundo sem BIOS ou UEFI. Como as informações captadas pelo primeiro são passadas ao segundo? Esta palestra se destina principalmente àqueles que tem interesse ou necessitam adaptar seu sistema ao hardware em questão para criar uma nova plataforma, para reduzir o consumo ou para qualquer outro fim desejado.
14:10 às 15:00 C++ e Linux Embarcado: União Perfeita
Vinicius Tadeu Zein
O avanço da eletrônica e a demanda por dispositivos cada vez mais inteligentes fez com que o número de sistemas embarcados com Linux crescesse significativamente desde o ano 2000. Em paralelo, a linguagem de programação C++ é uma das mais populares há 30 anos. Assim, nesta apresentação pretende-se demonstrar técnicas e ferramentas avançadas para se desenvolver produtos estáveis e robustos utilizando C++ em Linux Embarcado.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Explorando Qt5 e Python em Linux Embarcado
Cleiton Bueno
Nesta palestra serão abordadas técnicas e ferramentas de desenvolvimento de aplicações gráficas em Qt5 sem a necessidade de um servidor gráfico (X ou Wayland), além do desenvolvimento de um webserver e acesso ao hardware com IPC em Python, tudo rodando em uma única placa com Linux Embarcado. Durante a apresentação, serão discutidas várias ideias para projetos de automação residencial, automação industrial, IHM's, entre outros.
16:40 às 17:30 Linux 4.6 em Microcontroladores: Um caso prático.
Bruno Herrera
O uso de Sistemas Operacionais de tempo real em dispositivos de Internet das Coisas vem se tornando uma constante nos últimos anos. Entretanto ainda que não seja um sistema de tempo real, o Linux pode ser uma excelente opção para desenvolvimento em sistemas embarcados. Neste contexto o uso do Linux apresenta algumas vantagens: suporte a diversos drivers e novos protocolos, facilidade no desenvolvimento e extensa documentação. Nesta palestra será demonstrado como compilar e executar a versão mais atual do Kernel do Linux (4.6) em um microcontrolador ARM-Cortex M3/M4 e porque o Linux em microcontroladores pode ser uma plataforma interessante para o desenvolvimento de dispositivos e aplicações para Internet das Coisas.
17:40 às 18:30 Carregamento seguro de firmware em plataformas embarcadas microprocessadas. (TRILHA LINUX EMBARCADOS NA STADIUM)
Bruno Castelucci
A segurança em sistemas computacionais embarcados é um assunto de extrema importância e que é cada vez mais discutido por toda a comunidade. A Internet das coisas traz uma revolução na conectividade de tudo ao nosso redor, mas também traz problemas críticos de segurança como privacidade, integridade, confidencialidade entre outros. A segurança não está só na comunicação de dados no entanto, um sistema qualquer é tão seguro quanto o seu nó mais fraco. Alguns ataques se basearam na tomada de controle do sistema de hardware através do boot de um firmware alterado, podendo trazer grandes prejuízos à usuários e fabricantes. Esta sessão explora os conceitos do boot seguro, bem como mostra em maiores detalhes uma implementação do mesmo em um microprocessador para aplicações embarcadas.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 6 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estu­dantes, engen­heiros, desen­volve­dores e líderes de equipes de desen­volvi­mento de soft­ware para sis­temas embar­ca­dos.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores