TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Embarcados Computação embarcada para público da indústria e hobistas

Trilha dedicada à computação embarcada que vai apresentar diferentes aplicações, microcontroladores e produtos. Assuntos de indústria, mini-pcs, arduino, linux embarcado, microcontrodores e tópicos avançados apresentados por palestrantes experientes é o foco da trilha! Os assuntos variam desde hardware até firmware/software, cobrindo kits de desenvolvimento, sistemas bare-metal, sistemas operacionais e arduino.

Coordenação


Patrocínio Trilha


Toradex
NXP

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Zephyr o sistema operacional de tempo real da the Linux Foundation
Felipe Silva Neves
Muito se fala sobre o universo de internet das coisas (IoT) com seus dispositivos conectados, a The Linux Foundation em parceira com a Intel e a WindRiver, proveu um kernel de tempo real com pequeno footprint, equipado com drivers e serviços de comunicação como alternativa ao Irmão maior, Linux, voltado para dispositivos alimentados por bateria mas que possuem varias tarefas a fazer, seu nome o projeto Zephyr.
11:10 às 12:00 eLua - Lua para Microcontroladores
Vinicius Tadeu Zein / Bruno Avila Leal de Meirelles Herrera
Lua é uma linguagem de script moderna, de fácil aprendizado e que proporciona rapidez no desenvolvimento. Além de ser leve e altamente portável. Essas características tornam o seu uso bastante adequado para sistemas com recursos limitados. Em sistemas com Linux Embarcado, Lua já é bastante popular. Nesta palestra, porém, será mostrado que é possível utilizar Lua em sistemas microcontrolados sem sistema operacional, ou seja, bare-metal.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Projeto de Sistemas Embarcados - Qual o melhor caminho? (TRILHA EMBARCADOS NA STADIUM)
Guilherme Fernandes
As gerações X e Y estão revolucionando os requisitos de projeto de sistemas embarcados. Os usuários atuais esperam que qualquer equipamento esteja conectado a internet e tenha uma tela touch pelo menos entre outras funcionalidades. Com isso, os requisitos para projeto de um sistema embarcado se tornaram muito mais complexos. Nesta palestra são discutidas as 3 abordagens de projeto de sistemas embarcados; Projeto do zero, utilização de um SoM (System on Module) ou utilização de um SBC (Single Board Computer). As abordagens são apresentadas e comparadas em termos de dificuldade, flexibilidade, preço, time-to-Market entre outros.
14:10 às 15:00 Rede CAN - Conceitos e aplicações
André Márcio de Lima Curvello
A rede CAN é muito utilizada em ambientes industriais e principalmente em eletrônica veicular, dentre outras aplicações. Todavia, é cercada de tabus que aparentam complicar seu uso e aplicação. Veja nessa palestra como desmistificar o CAN por meio da apresentação de conceitos da Controller Area Network, tais como trilhas, níveis de sinais, impedância, transmissão e arbitragem de dados, dentre outros, acabando por um exemplo prático de comunicação usando uma FRDM-K64F com uma BeagleBoneBlack, facilmente encontráveis em lojas pela internet. Por fim, serão dadas sugestões e inspirações para projetos e aplicações com rede CAN.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Testes automatizados em sistemas embarcados: Primeiros Resultados
Euripedes Rocha Filho
Debugar é certamente o que nos toma mais tempo no processo de desenvolvimento. Para discutir possibilidades sobre o tema, nessa palestra apresento os resultados de aplicação de testes automatizados em sistemas embarcados, apresentando os primeiros passos e como configurar uma ferramenta para uso em um projeto.
16:40 às 17:30 Fonte Chaveada Open Hardware para Sistemas Embarcados
Gustavo Ortenzi
Apresentação de um projeto Open Hardware de Fonte Chaveada com saída de 3.3V@400mA
Hardware para criptografia, a melhor opção!
Luckas Farias
Esta palestra serão abordados mecanismos de construção de hardware dedicado para criptografia, além de uma base aritmética sobre a matemática usada no processo. No decorrer desta atividade pretende-se responder perguntas tais como: Quais os critérios a considerar para escolher pela implementação em hardware de um algoritmo de criptografia? Como pode-se construir hardwares criptográficos seguros? Quais as plataformas FPGA disponíveis e como posso usa-las? Como implementar de forma segura? O que seria uma modularização de operações aritméticas sobre corpos finitos binários? Quais as plataformas disponíveis e quais as vantagens delas?
17:40 às 18:30 Aplicação de Inteligência Artificial(Logica Fuzzy) para controle de Irrigação de solo
Marco Antonio Cabrera Vidal
O foco da palestra é mostrar aplicação de Inteligência Artificial(Logica Fuzzy), utilizando uma placa de aquisição de dados para coletar informações dos sensores analógicos e logo em seguida enviar para o computador via comunicação serial, para que o computador processe as informações e envie para o microcontrolador a resposta, que servira como parâmetro para acionar ou desligar a bomba de irrigação.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, makers e pessoas interessadas em aprender sobre sistemas embarcados


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores