TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Programação Funcional Técnicas e teorias de Functional Programming

Palestras específicas sobre linguagens como Haskell, Clojure, Scala, Erlang, técnicas de aplicação de FP em Ruby, Python, Rust, Java, tendências de mercado, frameworks, um pouco de teoria e projetos de quem já utiliza.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Haskell 101
Roberto Pepato Mellado
Nesta palestra vamos explorar os conceitos básicos de programação funcional utilizando a linguagem Haskell. A abordagem usada na palestra envolve a explanação de conceitos importantes e introdutórios ao paradigma funcional e portanto não é necessário que você tenha nenhum conhecimento prévio em linguagens funcionais. Se você tem ouvido recentemente termos como "immutable", "side-efects", "curried functions", "lazy languages", "pattern matching", "function application", "function composition", "monads" e não tem ideia do que eles se tratam, esta é a sua oportunidade de aprender os primeiros passos no caminho desta fantástica linguagem funcional. Você poderá aproveitar o conteúdo desta palestra também em outras linguagens e até mesmo em linguagens do paradigma imperativo.
Impactos no design com o uso de programação funcional
Luiz Costa
"A Ideia desta apresentação é mostrar quais os mecanismos de design que são utilizados no paradigma funcional. Para isso, são utilizado exemplos de decisões de design no mundo OO e como são mapeadas para o Funcional. A apresentação é dividida em 3 partes: 1) Introdução ao paradigma e seus building blocks - breve introdução sobre como funcional está organizado bem como suas principais abstrações 2) O estilo funcional: mostra as diferenças entre a maneira de abordar um design de maneira funcional e OO 3) Exemplo de um sistema originalmente OO, modelado com o paradigma funcional: será apresentado um exemplo de como as decisões de design OO, podem ser mapeadas para o funcional utilizando os build blocks e o estilo apresentado antes. Em toda a apresentação é mostrado código: Introdução aos conceitos: código escrito em Javascript Comparação entre paradigmas: código em Java e Clojure Sistema de exemplo: código em Clojure"
11:10 às 12:00 Existe vida além de OOP (TRILHA PROGRAMAÇÂO FUNCIONAL NA STADIUM)
Renan Ranelli
"Orientação a objetos é sem dúvida o paradigma de programação mais utilizado. Porém, recentemente temos visto a popularização e proliferação de linguagens ditas ""funcionais"". O que raios isso significa ? O que faz essas linguagens diferentes? Porque ouvimos mais e mais falar de Scala, Clojure, Haskell e afins? /Why should I Care/? Depois desta palestra você irá compreender a resposta para essas perguntas, e porque nós, como desenvolvedores, devemos sempre estar atentos a o que acontece fora da nossa comunidade/linguagem/framework. "
12:10 às 13:00 Erlang sem enrolação
Felipe mamud
O que faz o Whatsapp ter 2 milhões de conexões abertas em uma única máquina? Ou o Call of Duty ter 50k/s de requisições? Nesta talk mostrarei uma introdução avançada à linguagem Erlang falando, sem enrolação, sobre os primeiros passos para lidar com a linguagem ressaltando as suas principais características funcionais e também um pouco sobre a OTP.
Escalando Elixir com OTP
Pedro Henrique Medeiros
Elxir é uma linguagem de programação funcional nova que está presente a pouco tempo mas já possui vários cases na web quando se fala de escala e resiliência. E deve tudo isso a plataforma OTP, que foi criada há 20 anos e possui conceitos importantíssimos para gerenciar todos as pequenas peças que compõe uma aplicação dentro da maquina virtual do Erlang.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Programação Reativa e Funcional na prática com JavaScript
William Grasel Martins
Javascript é uma linguagem que nasceu com suporte a programação funcional desde o principio, com funções de primeira classe e de alta ordem. Vamos ver como tirar proveito disso e entender o que é programação reativa e funcional na prática, com exemplos e ferramentas para utilizar streams, imutabilidade e um fluxo único de dados na sua aplicação Javascript.
15:10 às 16:00 Desvendando os mistérios das Mônades
Eduardo Sato
"Aprendar como domar os efeitos colaterais com Mônades em Haskell Tópicos: - Mônades: o que são e porque são importantes, principalmente em linguages funcionais puras (Haskell) - Origens das Mônades: Teoria das Categorias - Ligação entre Mônades com Programação Funcional - Aplicações - A Mônade Maybe - A Mônade Lista - A Mônade Writer - A Mônade Reader - A Mônade State - Considerações finais"
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Rust - Uma linguagem interessante
Bruno Tavares
Venha conhecer essa nova linguagem desenvolvida pela Mozilla, que foca em baixo nível, mas com a ergonomia que parece mais alto nível. "Essa palestra seria uma primeira introdução ao Rust, uma linguagem desenvolvida pela Mozilla. Rust é uma linguagem de programação para sistemas de baixo nível, com enfoque a velocidade, prevencão de erros de memória e segurança entre threads. Apesar de ser uma linguagem mais procedural que permite acesso baixo nivel, ideal para pequenos devices e programas gráficos, ela possui muitos dos beneficios de uma linguagem de alto nível. Muitos das construções que ela usa é bem familiar para quem está acostumado com o paradigma funcional, usando um sistema de tipos algebrico, não tem nulo e diversas outras coisas. Em breve, teremos partes do Firefox se beneficiando de todas essas novidades. Essa palestra seria uma introdução a linguagem, explicando o que eles buscam, um pouco de syntax, casos de uso atuais, ferramentas, comunidade, e todo o potencial que a ferramenta tem. Mais informações sobre a linguagem em https://www.rust-lang.org/"
Immutable App Architecture
Rogério Chaves Fernandes Junior
"Elm, ClojureScript/Om e React/Redux, o que essas três tecnologias tem em comum? Descubra como programação funcional está dominando o front-end Irei explicar melhor a ideia de Single State Atom Apps, que está ultrapassando a barreira das linguagens funcionais e se tornando a solução de-facto para o front-end no lugar do antigo padrão MVC. Irei mostrar como diferentes linguagens e frameworks chegaram na mesma conclusão e mostrar suas vantagens e desafios."
17:40 às 18:30 Parsec: escrevendo parsers com Haskell
Marcelo Camargo
Como moldar linguagens de domínio específico usando parser combinators, como o Parsec, e escrever analisadores de linguagens usando apenas funções e suas composições. Envolve construção de compiladores, gramáticas formais e autômatos.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores(as)


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores