TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha NOSQL Rompendo as barreiras da persistência de dados

Volumes de dados e capacidade de processamento como nunca vimos antes: essa é a nossa nova realidade e para tirarmos proveito disso, precisamos também de novas formas de armazenamento de dados. O movimento NoSQL surgiu em 2009 para trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados capazes de atender as necessidades de uma nova geração de aplicações. Nesta trilha, iremos discutir diversas ferramentas NoSQL, tendências, as últimas novidades da área e como VOCÊ pode usar essa tecnologia para criar aplicações incríveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Utilizando DynamoDB em C#
João Talles Dantas Batista
Apresentar um projeto que utiliza DynamoDB e C#. Serão apresentados a motivação para migração do banco relacional para DynamoDB, o processo de migração e o código das consultas ao banco.
Migrando o Parse para Azure: Lições Aprendidas
Fabrício Catae
Caso real de migração com dados em produção (25GB). Os dados do Parse sao armazenados em um MongoDB e precisavam ser migrados para o DocumentDB.
11:10 às 12:00 Introdução e Detalhes Técnicos do Oracle NoSQL Database
Gustavo Vargas Castilhos
Nos iremos discutir as mais novas capacidades que foram adicionadas ao Oracle NoSQL Database e como elas simplificam o desenvolvimento de aplicações com NoSQL e o gerenciamento da implantação de aplicações produtivas. Escutar sobre casos de uso reais e como as empresas estão utilizando o Oracle NoSQL Database para endereçar os desafios relativos à escalabilidade, ao desempenho, à confiabilidade das aplicações. Esta sessão também debaterá as opções de implantação do Oracle NoSQL Database - on-premises ou na Nuvem. Exemplos de como otimizar e utilizar o Oracle NoSQL Database para obter seus máximo potencial serão apresentados.
Cassandra setup for Java Developers
Bruno Tinoco
O banco de dados NoSQL Apache Cassandra traz novos conceitos e com ele diversas opções de ferramentas de administração de dados e drivers para persistência na plataforma Java, sejam softwares de implementação proprietária como o DataStax como drivers OpenSource que seguem a implementação JPA. A idéia dessa palestra é informar ao desenvolvedor Java sem nenhum conhecimento prévio do Cassandra um conceito geral sobre seu funcionamento (CAP), em termos de modelagem de dados e quais ferramentas ele pode utilizar para manipular seu esquema (Keystore), dados de suas tabelas (Family Columns) e drivers para sua aplicação. Vou comentar sobre as ferramentas providas pelo DataStax como o DevCenter, o OpsCenter que permite o desenvolvedor criar seu esquema e tabelas antes de iniciar seu desenvolvimento, ou ainda usar para consulta de dados ou administração em produção. Ainda comentarei sobre as ferramentas nativas que já estão presentes na instalação do Cassandra, como o CQLSH. Também vou comentar sobre os drivers Java da DataStax e o Kundera, que é uma implementação JPA poliglota. Por fim darei uma visão geral sobre como modelar as tabelas no Cassandra explorando o conceito de partition and clustering keys, e do suporte nativo a JSON.
Cassandra - Do inferno ao Céu
Lucas de Souza Santos
Após quase 1 ano em produção percebemos que nosso cluster começou a deteriorar rapidamente e quanto mais tentavamos arrumar o cluster, tentando garantir integridade dos dados rodando "repair", o problema só piorava. Após entender o problema achamos uma solução, trocamos a estratégia de compactação.
12:10 às 13:00 Apache Cassandra: Estratégias de Modelagem de Dados (TRILHA NOSQL NA STADIUM)
Eiti Kimura
"O Apache Cassandra vem se tornando um NoSQL cada vez popular, suas características de escalabilidade e alta disponibilidade são atrativos para aplicações distribuídas. Quando se trata de grandes volumes de dados, existem estratégias diferentes para modelagem das informações no Apache Cassandra utilizando-se a linguagem CQL (Cassandra Query Language). Essa apresentação visa mostrar diferentes técnicas de modelagem dados tais como Modelagem de Séries Temporais (time series), Modelagem voltada a Carga (workload), estratégias de particionamento de dados (buckets), limitações dos modelos, assim como demonstrar alguns anti-patterns a serem evitados na modelagem usando Apache Cassandra."
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Um casamento de 3 anos com o MongoDB
Daniel Salengue
A palestra versa sobre a transição de quem trabalhava com plataformas relacionais e agora usa o MongoDB. A ideia é passar as primeiras presunções, questionamentos, desesperos, considerações e alívios. Em seguida, o amadurecimento do uso da plataforma, a quebra de alguns conceitos e paradigmas que fazem com que se possa "aproveitar" ao máximo o MongoDB. Por fim, passar as principais lições aprendidas, destacando a importância de se construir um mindset aberto a novas propostas para velhos problemas. Tudo isso acompanhado com a metáfora de um casamento.
15:10 às 16:00 Representação e uso de dados geoespaciais com MongoDB
Luiz Hermes Svoboda Junior / Gustavo Coelho
"Esta palestra será composta de slides e apresentação de uma aplicação que utiliza MongoDB e GeoJSON. Os tópicos previstos são os seguintes: - Introdução à ferramenta MongoDB; - Apresentação da especificação GeoJSON; - Detalhamento dos tipos de índices '2d' e '2dsphere', explicando as diferenças, recomendações e casos de uso de cada um; - Exemplos de inserção e consulta de documentos utilizando operadores geoespaciais como critério de busca; - Exemplo de uma aplicação utilizando os conceitos e ferramentas apresentados."
Banco temporal InfluxDB + Grafana para operação da sua plataforma
Celso Crivelaro
"Nesta palestra irei explicar o funcionamento dos bancos temporais e o uso dele. Detalharei como os dados são armazenados no InfluxBD, os conceitos de dados e tags, mostrando como os dados podem ser facilmente buscados usando a linguagem próxima do SQL. Neste ponto darei dicas de como armazenar esta informação, como deve ser estruturado o dado temporal para medição para evitar o excesso de informações e explosão do tamanho do banco. Além disso, mostrarei como os gráficos e como o Grafana pode exibir essa informação de maneira útil e tirar informações dos gráficos. Com isto, mostrar como ele se integra facilmente ao InfluxDB. Ao mesmo tempo, mostrarei como aplico no produto SMTP da Locaweb."
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Firebase - Realtime database e sincronização sem complicação
Tiago Gouvêa
"Apresentarei rapidamente o firebase e partir pra prática, implementando um sistema para três plataformas; web, desktop e mobile. Desta forma os participantes poderão visualizar a parte essencial da implementação de uma solução completa com firebase."
Grafos com TinkerPop3 e TitanDB
Mike Rodrigues Dias
Nessa palestra vamos falar das novidades do TinkerPop3 em conjunto com o TitanDB: O banco de grafos otimizado para armazenar e consultar grafos contendo centenas de bilhões de vértices e arestas distribuídos em clusters multi-machine.
17:40 às 18:30 Visualização de dados do SQL Server com Neo4j
Jhonathan de Souza Soares / Leandro Del Busso Domingues
"Nesta palestra você vai ver os seguintes tópicos: o Dificuldades encontradas para criar 1 bilhão de propriedades no Neo4j o Modelagem de dados Relacional X Grafo o Aplicação real de mercado o Adversidades que ninguém te contou sobre Neo4j"
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquiteto de dados, desenvolvedores e interessados em NOSQL.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores