TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Education Estratégias de ensino em cursos de tecnologia para adequar as demandas de mercado e evolução tecnologica

Nessa trilha serão apresentadas iniciativas de inovação no processo de ensino e formação de alunos dos cursos de tecnologias. Como empresas podem ajudar esse processo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Efeitos da Robótica na Educação
João Gabriel Santos
"Apresentar, o que pode acontecer com o desenvolvimento de criatividade de uma criança que tem aulas de robótica, seja ela de Lego, arduino ou VEX. A impotência da cultura Maker nas escolas para desenvolvimento científico e empreendedor dos alunos. "
Foguetes na Educação
Felipe Iasi de Barros Costa
Os foguetes podem ser utilizados como auxiliar em diversas matérias como física, química, matemática e ciências para incentivar o estudo e aplicar os conhecimentos aprendidos em aula. Um protótipo completo será apresentado e pontuaremos as dificuldades e características da sua montagem e do lançamento. Diversas técnicas são utilizadas, corte laser, impressão 3D e trabalhos manuais.
11:10 às 12:00 Ensinando e Aprendendo com Desafios
Jônatas Davi Paganini
Ensinar e aprender na era da distração tem se tornado uma tarefa cada dia mais complexa. Nesta talk você verá algumas maneiras de trazer mais concentração e foco para o conteúdo que está desenvolvendo. Como manter o usuário por mais tempo focado na atividade? Como engajar o usuário para dar sequência nas atividades? A ideia é mostrar uma série de dicas simples e aplicáveis para 'gamificar' as interações de ensino e transformar o conteúdo em um material curioso e interativo.
Design Thinking na Educação: Como aplicar no contexto da Educação Infantil
Lívia Vasconcelos de Arruda Amorim
Pretendo esboçar de forma prática a aplicação do Design Thinking no contexto da Educação Infantil. Mostrarei algumas da práticas usadas na sala G1, de bebês entre 5 e 11 meses, de uma creche municipal de Florianópolis/SC.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Devemos ensinar programação na escola? (TRILHA EDUCATION NA STADIUM)
Lívia Vasconcelos de Arruda Amorim
Nesta palestra irei propor formas de incluir a Programação como conteúdo dentro de toda e qualquer disciplina, alinhada a uma concepção pós-estruturalista de educação e interculturalista de didática.
Inovando na sala de aula (TRILHA EDUCATION NA STADIUM)
Heryk Slawski
Todos nós estamos cansados de saber que o aluno de hoje mudou, porém as aulas tradicionais dominam e o uso da tecnologia continua estagnado (?guarda esse celular, menino?). Nesta palestra irei mostrar como estamos revertendo esse quadro em algumas escolas e universidades junto com a Google for Education. E indo além: transformando o paradigma da aula tradicional em algo multidisciplinar, usando diversas metodologias criativas como Design Thinking, Digital Storytelling, experiências significativas com mão na massa e muita diversão. Palestra destinada a educadores e qualquer pessoa que queira aprender novas técnicas para usar a tecnologia para engajar seus alunos, otimizar tempo e não se sentir um dinossauro.
14:10 às 15:00 Como estudar nas melhores universidades do mundo, sem gastar dinheiro?
Rogerio Cardoso
"Esta palestra apresenta as oportunidades ofertadas pelos MOOC. Você gostaria de fazer cursos das melhores universidades do mundo? Ter aulas com os melhores professores? É estudante universitário e precisa de certificados para validar suas horas de Atividades Complementares? Gostaria de aprender ou reforçar conhecimentos em um segundo idioma? Então participe desta palestra e tenha a resposta de como realizar tudo isso. "
Como ensinei mais de 1000 testadores a automatizar teste
Elias Nogueira
A tarefa de aprender uma API/ferramenta, ao mesmo tempo que são relembrados conceitos de desenvolvimento, é extremamente difícil para muitos profissionais de teste e qualidade de software. Mas com um pouco de paciência e muita didática conseguimos pegar praticamente qualquer aluno e fazer com que ele aprenda e aplique diversos conceitos relacionados a automação de teste. Alguns tópicos que pretendo apresentar - Primeira armadilha: achar que o seu aluno sabe programar - Segunda armadilha: achar que seu aluno entende da tecnologia aplicada - Baby steps: começe sempre do básico - Não explique tecnicamente certas coisas - Arquitetura, porquês, detalhes da linguagem - Explique tudo relacionado a ambiente - Qual metodologia eu aplico? - Pre condições via vídeo - Criação de projeto em conjunto - Divisão clara de tarefas - Desenvolvimento evolutivo 1. Primeiro copiando o codigo 2. Depois com tempo pré definido 3. Sem snippets de código - Exemplos reais
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 3 Razões (e um bônus) para você começar a produzir conteúdo on e offline
Leonardo Veri
Nesta apresentação trago um novo conceito: "prossumismo". Produzir aquilo que mais consumimos atualmente - conteúdo. Independente da sua profissão, função, prazer, certamente você tem uma grande história e ela precisa ser compartilhada. Veja por que e como fazer isso.
Esqueça a linguagem e vire um programador de verdade
Pedro Chaves
Sabemos que um bom programador não sabe apenas uma linguagem. Nesta palestra veremos como qualquer um pode se tornar um programador de verdade independente da tecnologia escolhida, diminuindo as limitações de seu trabalho para que ele seja feito da melhor maneira para quem realmente importa: seu usuário.
16:40 às 17:30 O guia da Carreira Open Source
Ricardo Martinelli de Oliveira
É possível construir uma carreira sólida dentro da comunidade OpenSource? Venham conferir o relato de um profissional que sempre se inspirou em OpenSource para fazer sua carreira na área de TI e conheça dicas importantes para a sua carreira também.
Hackathon - Você deveria participar de um
Ezequiel França
Tendência hoje nas empresas e universidades, você sabe como funciona um hackathon? Apresentar a nova cultura de inovação e criação utilizada em muitas empresas e universidades, como forma de desenvolvimento ou cultura. As principais técnicas para quem quer organizar ou participar de um. Um pouco do cenário nacional e internacional. Resultados e motivação para estes eventos.
17:40 às 18:30 Mesa Redonda
Wellington Carlos Lopes / Marcondes Maçaneiro / Jeff Prestes
Logo estaremos divulgando....
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Alunos de tecnologia, Professores, Coordenadores de cursos e Representantes de empresas de tecnologias


Investimento

presencial:R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores