TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design Validando ideias e construindo negócios centrados no usuário

O mercado digital hoje encontra-se altamente competitivo, com clientes e usuários extremamente exigentes. Esse cenário tem obrigado as soluções a irem além das funcionalidades básicas baseadas no ponto de vista do desenvolvedor ou do dono da empresa. Muitos negócios já perceberam esta necessidade de propor boas experiências focadas no entendimento das necessidades do usuário como fator fundamental para o sucesso e competitividade de seu produto no mercado.

O user experience design é um conceito que envolve os vários aspectos da relação entre a empresa/produto e o cliente/usuário ao longo de vários pontos de contato. Ao fim dessa jornada pode-se alcançar uma percepção positiva e satisfação plena por parte dos clientes que refletem diretamente o quanto suas expectativas e necessidades foram contempladas ou surpreendidas.

  • _Processos de design
  • _Métodos de pesquisa / UX Research
  • _Lean UX e Ágil
  • _Integração desenvolvedores e designers
  • _Service Design
  • _Visualização de dados

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Designers devem programar?
Victor Santos
Este é um talk para reviver a velha polêmica a respeito do designer híbrido. Dentro do universo particular das startups, onde timing e resultados a curto prazo determinam a tração ou mortalidade das mesmas, o designer consegue amplificar seu impacto se envolvendo mais intimamente com o desenvolvimento? Em que área essas skills podem contribuir para o sucesso do negócio? Compartilharei alguns dos tombos e aprendizados ao longo de uma jornada de um ano e meio sendo o único designer da Contabilizei, recentemente eleita a melhor startup B2B da América Latina em 2016.
Guia de sobrevivência para designers em um time de desenvolvedores
Lívia Vasconcelos de Arruda Amorim
Apresentarei alguns pontos importantes sobre a interação entre devs e designers, dentre eles: dicas de como se comunicar melhor e oficinas de design thinking para deixar todos/as alinhados com um mesmo objetivo.
Através do espelho: por que desenvolvedores não gostam de testes de usabilidade?
Ana Coli
Após 8 anos moderando testes de usabilidade, posso dizer que o público de TI raramente acompanha esse tipo de estudo. O mais comum de ser ver nas salas de observação, olhando os usuários através do espelho, são as áreas de Marketing, Produto, além de designers visuais e de interação. Por que os desenvolvedores ainda não se encantaram pelas descobertas de um teste de usabilidade? Vamos abordar: - O que é um teste de usabilidade - Quando fazer - Quem ouvir - Como perguntar - Resultados - "Causos" interessantes - Empatia
11:10 às 12:00 UX influenciando decisões de negócio
Gustavo Oliveira
Cada dia que passa mais empresas entendem que o UX pode ser a vantagem competitiva que elas precisam para se destacarem. Por isso o papel do designer é muito importante, pois aproxima a empresa dos seus clientes, garantindo um profundo entendimento dos desafios de negócio que eles enfrentam, mas para isso, o designer precisa parar de olhar apenas para os usuários, e buscar um profundo entendimento nos desafios de negócio e tecnológico que os produtos estão ou irão enfrentar. Nesta palestra você vai conhecer como o time de UX da TOTVS tem conseguido influenciar as decisões de negócio de forma estratégica, entregando produtos mais eficientes e desejáveis para os seus clientes.
Designing for Trust - Fazendo o usuário confiar no seu produto
Guilherme Verdasca / Luciana H Terceiro
Apresento nessa conversa, casos de empresas que poderiam ser um fracasso pois dependiam fundamentalmente da confiança dos seus usuários, mas se tornaram as empresas mais disruptivas e queridas do mundo. De empresas que abrem as portas da sua casa para estranhos ( AirBnB), empresas que te oferecem motoristas particulares desconhecidos (Uber) , ou que mexem com seu dinheiro ( Nubank), até empresas que fazem você colocar seu cartão de crédito e comprar mercadorias de pessoas que você nunca ouviu falar na vida em cidades que você nunca conheceu (MercadoLibre). Todas tem algo em comum, foram construídas através de técnicas de Customer Experience e User Experience. Mostro algumas destas técnicas e como isso é aplicável em qualquer empresa, fazendo do seu negócio algo que passe confiança, seja desejável e apresente segurança aos seus usuários.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como Designer e PM podem trabalhar em sincronia, sem confusão de papéis e entregando sucesso para o cliente.
Raphael Farinazzo / Glauco Cardoso de Oliveira
Nesta palestra, vamos expor um pouco de como trabalhamos na Resultados Digitais para entregar sucesso aos clientes, descrevendo os papéis de Product Manager e Designer, as interações diárias entre eles e como dividem as responsabilidades.
Como vencer a barreira do engajamento inicial de novos usuários e conquistar mais clientes
Júlia Ghisi
Estudos revelam que adquirir um cliente novo custa em média 5 vezes mais do que fidelizar um cliente. E que um cliente satisfeito faz um marketing positivo para aproximadamente 4 pessoas enquanto um insatisfeito faz um marketing negativo para no mínimo 11 pessoas! Esses números demonstram algo que a maioria das pessoas já sabe sobre a importância de manter os clientes adquiridos e de deixá-los satisfeitos e felizes com seu produto para que eles simplesmente não vão embora, ou pior, saiam falando mal de você criando uma onda de negatividade em torno de seu negócio. A questão é: como fazer isso? Como fazer meus clientes não desistirem de mim quando meu produto ainda não está totalmente pronto? Parece um tanto contraditório lançar o produto o mais rápido possível e ainda assim estar bom suficiente para não perder nenhum possível cliente. Afinal como sugerem as metodologias ágeis onde o mantra é faça rápido, lance rápido, erre rápido!
IBM Studios: conhecendo nossos usuários para criar experiências disruptivas envolvendo IoT
Adilson Chicória / Thiago Barcelos
Nesta palestra iremos mostrar uma iniciativa dos designers e desenvolvedores do IBM Studios São Paulo para aplicar o know-how de Internet das Coisas em soluções para melhorar a experiência de alguns serviços oferecidos para a população do Studio. Mostraremos como envolvemos um time multidisciplinar, auxiliado por ferramentas de co-criação, na pesquisa com os usuários, descoberta de problemas relevantes, definição de personas, design de interface e prototipação para validação da experiência do usuário até a implementação de um MVP.
14:10 às 15:00 Mensurando a Experiência do Usuário ( A Importância dos Dados para UX )
Huxley Dias
Frequentemente somos questionados sobre o real valor do design, como justificar o investimento em projetos de UX e como fazemos para medir o sucesso das soluções propostas para cada produto. Nessa palestras vamos entender a importâncias da utilização de dados em projetos de UX, Metodologia, quais ferramentas auxiliam na captura e análise de dados e como utilizar os dados para melhorar a experiência do usuário e mostrar o valor do design.
Vou mensurar a UX, e agora?
Christian Spilhere
Iniciaremos falando brevemente sobre métricas e sua importância, sem enrolação, pois o ponto principal desta conversa é conhecer as principais ferramentas disponíveis no mercado, redescobrir o Google Analytics e ouvir falar do Small Data (de forma prática! :)) e fiquem tranquilas(os), não vai ter planilha de excel.
Do Protótipo ao Produto: Técnicas que Fazem Sentido
Barbara Wolff Dick
Com a grande diversidade de técnicas disponíveis no mercado hoje, e a crescente demanda por projetos onde os usuários estão em primeiro lugar, nos vemos às vezes pouco preparados para entender processos de prototipação, e podemos até nos sentir desinformados com o excesso de informação. Nessa conversa, vamos falar sobre escolher a ferramenta correta para a fase em que seu produto se encontra, entender o limite de fidelidade que podemos alcançar nesse processo, e como mantê-lo consistente durante o desenvolvimento do seu produto. Visitaremos as possibilidades da prototipação rápida, e aprenderemos a fazer escolhas em momentos de poucas certezas dentro do desenvolvimento de seu produto. Sim, falaremos de código ;)
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Menos telas, mais soluções! A união de IoT com UX por produtos mais úteis
Rodrigo Roncaglio
Um usuário médio de smartphone checa seu aparelho cerca de 150 vezes por dia. Temos mais de um milhão de aplicativos disponíveis para downloads. 20% deles serão usados apenas uma vez. Passamos, atualmente, cerca de 10 horas por dia olhando para algum tipo de tela. O tempo consumido apenas em aplicativos subiu em 21%, de 2014 para 2015. Claramente nosso amor por interfaces está fora de controle. Em algum ponto, nós confundimos User Interface com User Experience, e ao invés de encontrar maneiras mais práticas e criativas para resolver um problema comum, passamos a resolver nossos problemas com telas e aplicativos para tudo. Existe outro caminho. Esta palestra pretende dar uma nova olhada no mundo obsecado por telas em que vivemos, mostrando que nós podemos construir uma vida tecnologicamente avançada e conectada sem a necessidade interfaces digitais. Pretende mostrar que podemos resolver problemas unindo a tecnologia com processos típicos do dia-a-dia, hábitos e convenções, ao invés de colocar uma tela em cada canto de nossas vidas. Minha principal motivação é mostrar aos futuros nomes da Intelligent Living que nem toda solução precisa de um aplicativo, que nem todo eletrônico precisa de uma tela, e que podemos construir um mundo sem a frase "Eu tenho um aplicativo pra isso". Quanto menos tempo nossos olhos estiverem nas telas, mais tempo eles estarão no que realmente importa: nossos amigos, famílias, amores, no agora, e claro, em nós mesmos!
O Futuro das Interfaces: da Zero UI às Interfaces Hepáticas
Alessandra Rosa
Nesta palestra serão abordadas as diferentes interfaces de dispositivos wearables e assistentes pessoais, mostrando as diferentes formas de interações: como eram pensados no passado e como isso está evoluindo dos dias de hoje a uma visão do futuro. Serão abordados os conceitos de NUI ? Natural User Interface, mostrando onde e como buscar e criar essas interações para ambientes virtuais onde não existe interface física entre o usuário e o seu aplicativo.
A evolução do nível de maturidade em relação a UX em uma startup
Simone Beltrame
Esta palestra contará sobre a evolução do processo de integrar UX à metodologia Ágil na startup Resultados Digitais. Como foi o caminho percorrido para se alcançar o nível de maturidade em relação a UX que estamos hoje.
16:40 às 17:30 Building UX Design Process in Startups and Tech
Juscieldo ( Lavi ) Santos / Danilo Oliveira
Iremos abordar processos e etapas na construção de um sistema sólido de desenvolvimento de produto digital e passar por fases como "entender, divergir, prototipar e construir". E como isso pode agilizar e otimizar o desenvolvimento de produto no seu dia-a-dia facilitando assim rápidos feedbacks para construir features em cima de aprendizados rápidos das dores do usuários, envolvendo todo seu time de desenvolvedores, gerentes de projetos, designers e stakeholders.
Inserindo métricas no processo de design de produto
Willian Sertório
Inserindo métricas no processo de design de produto
17:40 às 18:30 Time de UX - separado e produtivo :0
Nasser Said
Vou falar do trabalho dos designers no processo de criação de uma seguradora 100% digital, sem a utilização de corretor de seguros. Como os designers trabalharam fisicamente separados mas extremamente unidos para resolver problemas em conjunto, abordar temas como metodologias que utilizamos, processos e estruturas das squads, ferramentas que nos auxiliam, problemas que podem acontecer e como abordar pesquisa de usúario dentro desse ambiente interno. Palestra voltada para Lideres de UX, POs, empreendedores, e quem quiser saber mais do dia-a-dia do processo de criação de produtos digitais que nunca acaba :)
UX como plataforma
Cynthia Zanoni
Esta palestra tem como objetivo demonstrar o conceito de UX como plataforma e um processo pensado e aplicado de ponta a ponta em um projeto, seja web, mobile ou IoT.
A evolução do UX nas empresas (e como promovê-la)
Luciana H Terceiro / Diogo Cavalcanti Cosentino
O surgimento e a evolução da preocupação com o usuário dentro das empresas passa por fases bem definidas, cada uma com suas particularidades e obstáculos a serem vencidas pelos profissionais que se propõe a ultrapassá-las (sejam eles User Experience Designers ou não). Esta palestra apresenta essas etapas, discute suas particularidades e sugere ferramentas, atividades e dicas para superá-las rumo a uma empresa centrada e orientada ao usuário.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Designers Desenvolvedores PO (Product Owner) Empreendedores Curiosos


Investimento

presencial:R$ 200,00

online:R$ 90,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores