TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM TERÇA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A importância da negociação para a vida e a TI
Guilherme Flores da Cunha da Motta
Nesta palestra relâmpago de 15 minutos, será feito duas dinâmicas rápidas onde os participantes irão perceber na pratica como negociamos desde que nascemos sem nem perceber e como isto impacta no nosso dia a dia de trabalho. A realidade e o contexto atual de TI nos demonstra que desenvolver e entregar software deixou de ser uma atividade isolada onde os desenvolvedores recebem pedidos e entregam o que esta escrito.
A pesquisa como diferencial competitivo para identificar perfis e alavancar negócios
Diego Motta
Pesquisa como diferencial?! Ela não é um mero diferencial, ela é FUNDAMENTAL. Fundamental para conhecer os usuários do seu produto e/ou as pessoas que vão usar o seu serviço. Mas nem todo mundo faz e nem todo mundo valoriza. Portanto, ela é sim, um grande DIFERENCIAL! Um diferencial competitivo para alavancar o seu negócio. Enquanto não estamos na era do ?todos estão fazendo?, aproveite esse gap e faça diferente, faça melhor! Esta palestra tem como propósitos: mostrar a necessidade da identificação do seu público alvo e da criação de personas, além de mostrar a importância e os tipos de pesquisa que existem e como podem ser aplicadas de forma alinhada com os objetivos do seu negócio. Saiba como entrar no coração e na mente do seu público e torne seu negócio mais assertivo. Todo negócio parte de uma hipótese, e se hipótese sem pesquisa é sorte, com pesquisa é sucesso!
Why service (design)? Como o design pode contribuir para inovação em negócios.
Israel Lessak
Entenda como um facilitador lidera um grupo para um objetivo por meio de uma atividade estruturada, que prevê a possibilidade de pensar livremente, criando serviços e negócios diferenciados.
TRILHA ANÁLISE DE NEGÓCIOS NA STADIUM
Todos os participantes da trilha ANálise de Negócios irão para Stadium assistir estas 3 mini palestras.
11:10 às 12:00 Existe vida além de OOP (TRILHA PROGRAMAÇÂO FUNCIONAL NA STADIUM)
Renan Ranelli
"Orientação a objetos é sem dúvida o paradigma de programação mais utilizado. Porém, recentemente temos visto a popularização e proliferação de linguagens ditas ""funcionais"". O que raios isso significa ? O que faz essas linguagens diferentes? Porque ouvimos mais e mais falar de Scala, Clojure, Haskell e afins? /Why should I Care/? Depois desta palestra você irá compreender a resposta para essas perguntas, e porque nós, como desenvolvedores, devemos sempre estar atentos a o que acontece fora da nossa comunidade/linguagem/framework. "
12:10 às 13:00 Disruptive Business Models (TRILHA STARTUPS NA STADIUM)
Luiz Candreva
O Futuro dos Negócios e os Negócios do Futuro.
13:10 às 14:00 Design invisível: uma conversa além dos pixels (TRILHA iOS NA STADIUM)
Marcel Müller
Os tempos mudam e a maneira como desenhamos e desenvolvemos aplicativos também. Além das boas práticas de hoje, vamos conversar sobre como o design vai muito além dos pixels e dos menus hambúrguer, moldado por decisões invisíveis aos olhos.
14:10 às 15:00 5 libs de teste JavaScript que você deveria conhecer
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
Nesta palestra, serão mostradas 5 libs de teste JavaScript que você deveria conhecer, além dos runners tradicionais (Jasmine/Mocha/QUnit). São elas: Karma, Sinon.js, Supertest, Protractor e VisualReview-protractor. Veremos em que situação usar cada uma delas e por que usá-las, comparando com outras opções disponíveis. O objetivo da palestra é mostrar 5 libs de teste JavaScript que considero importantes e extremamente úteis: - Karma, para testes de unidade de JS front-end - Sinon.js, para mocks/stubs/spies - Supertest, para testes de API - Protractor, para testes de UI/e2e - VisualReview-protractor, plugin do VisualReview para o Protractor, para Visual Regression Testing No final, será disponibilizado um projeto de exemplo no GitHub para os participantes baixarem/forkarem, e, caso a palestra seja de 50 minutos, será possível fazer um hands-on rodando alguns testes e mostrando as libs de forma mais detalhada.
Integrando frameworks de teste em sua aplicação Javascript
João Ronaldo Del-Ducca Cunha / Vinicius Fernandes Dias
Quando desenvolvemos uma aplicação, é importante executarmos testes unitários para garantir o funcionamento dos diferentes módulos da aplicação. Nesta palestra iremos abordar como usar frameworks de teste para testar aplicações com javascript, como por exemplo Cordova e aplicativos NodeJS. Nessa palestra serão apresentados conceitos e técnicas de testes unitários aplicações que utilizam Javascript. Inicialmente serão passados conceitos básicos de teste unitário e sua importância no desenvolvimento de aplicações de modo geral. Depois serão mostradas formas de executar esses testes usando componentes para Javascript como Mocha e Jasmine. Além disso, será mostrado como integrar esses testes no ciclo de DevOps através de Task Runners como o Gulp. Para tanto, serão feitas demonstrações com aplicações Angular e Cordova.
TRILHA JAVASCRIPT NA STADIUM
Todos os participantes da trilha irão para Stadium assistir estas 3 mini palestras.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Planejando um ambiente SQL Server de alta performance e missão crítica (TRILHA BANCO DE DADOS NA STADIUM)
Vitor Tadeu Fava
Nesta sessão discutiremos como selecionar e configurar da melhor maneira possível todos os componentes de infraestrutura necessários para a implementação de um ambiente de banco de dados SQL Server de alta performance e missão crítica. Abordaremos de maneira detalhada conceitos sobre a arquiteturas de processadores, unidades de armazenamento, tipos de memória RAM e também como testar todos estes componentes em conjunto para garantir que o seu tipo de workload seja atendido no menor tempo possível.
16:40 às 17:30 Facilitação: em que momento o grupo se encontra? TRILHA DINÂMICAS NA STADIUM)
Mayra Rodrigues de Souza
Facilitadores são responsáveis pela criação de um ambiente para o grupo atingir o objetivo da dinâmica. Durante as dinâmicas de grupo, uma equipe pode passar por diversos momentos que aumentará o nível de conhecimento da mesma facilitando a colaboração entre todos. Para isso acontecer, precisa de um ambiente de aceitação, empatia, respeito, confiança, liberdade, diálogo, sinergia e compartilhamento.
17:40 às 18:30 LoRa, SigFox ou 3GPP: quem será o próximo padrão de comunicação para IoT? (TRILHA IoT NA STADIUM)
Alessandro CUNHA
A existência da internet das coisas pressupõem que as coisas estejam conectadas na internet. Isto parece óbvio mas levanta uma grande questão: qual será o padrão de comunicação para a IoT? Muito se tem falado sobre Bluetooth, ZigBee, WiFi, etc. Mas existem três outros padrões que estão em discussão neste momento e que tem um enorme potencial para ser o padrão de IoT: LoRa, SigFox e 3GPP. Além do protocolo Thead. Nesta palestra iremos apresentar o que é cara uma destas tecnologias, qual é o estado atual de aplicação delas no Brasil e no mundo e o qual é o futuro das mesmas em IoT.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.


Patrocinadores