TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM TERÇA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A importância da negociação para a vida e a TI
Guilherme Motta
Nesta palestra relâmpago de 15 minutos, será feito duas dinâmicas rápidas onde os participantes irão perceber na pratica como negociamos desde que nascemos sem nem perceber e como isto impacta no nosso dia a dia de trabalho. A realidade e o contexto atual de TI nos demonstra que desenvolver e entregar software deixou de ser uma atividade isolada onde os desenvolvedores recebem pedidos e entregam o que esta escrito.
A pesquisa como diferencial competitivo para identificar perfis e alavancar negócios
Diego Motta
Pesquisa como diferencial?! Ela não é um mero diferencial, ela é FUNDAMENTAL. Fundamental para conhecer os usuários do seu produto e/ou as pessoas que vão usar o seu serviço. Mas nem todo mundo faz e nem todo mundo valoriza. Portanto, ela é sim, um grande DIFERENCIAL! Um diferencial competitivo para alavancar o seu negócio. Enquanto não estamos na era do ?todos estão fazendo?, aproveite esse gap e faça diferente, faça melhor! Esta palestra tem como propósitos: mostrar a necessidade da identificação do seu público alvo e da criação de personas, além de mostrar a importância e os tipos de pesquisa que existem e como podem ser aplicadas de forma alinhada com os objetivos do seu negócio. Saiba como entrar no coração e na mente do seu público e torne seu negócio mais assertivo. Todo negócio parte de uma hipótese, e se hipótese sem pesquisa é sorte, com pesquisa é sucesso!
Why service (design)? Como o design pode contribuir para inovação em negócios.
Israel Lessak
Entenda como um facilitador lidera um grupo para um objetivo por meio de uma atividade estruturada, que prevê a possibilidade de pensar livremente, criando serviços e negócios diferenciados.
TRILHA ANÁLISE DE NEGÓCIOS NA STADIUM
Todos os participantes da trilha ANálise de Negócios irão para Stadium assistir estas 3 mini palestras.
11:10 às 12:00 Existe vida além de OOP (TRILHA PROGRAMAÇÂO FUNCIONAL NA STADIUM)
Renan (milhouse) Ranelli
"Orientação a objetos é sem dúvida o paradigma de programação mais utilizado. Porém, recentemente temos visto a popularização e proliferação de linguagens ditas ""funcionais"". O que raios isso significa ? O que faz essas linguagens diferentes? Porque ouvimos mais e mais falar de Scala, Clojure, Haskell e afins? /Why should I Care/? Depois desta palestra você irá compreender a resposta para essas perguntas, e porque nós, como desenvolvedores, devemos sempre estar atentos a o que acontece fora da nossa comunidade/linguagem/framework. "
12:10 às 13:00 Disruptive Business Models (TRILHA STARTUPS NA STADIUM)
Luiz Candreva
O Futuro dos Negócios e os Negócios do Futuro.
13:10 às 14:00 Design invisível: uma conversa além dos pixels (TRILHA iOS NA STADIUM)
Marcel Müller
Os tempos mudam e a maneira como desenhamos e desenvolvemos aplicativos também. Além das boas práticas de hoje, vamos conversar sobre como o design vai muito além dos pixels e dos menus hambúrguer, moldado por decisões invisíveis aos olhos.
14:10 às 15:00 5 libs de teste JavaScript que você deveria conhecer
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
Nesta palestra, serão mostradas 5 libs de teste JavaScript que você deveria conhecer, além dos runners tradicionais (Jasmine/Mocha/QUnit). São elas: Karma, Sinon.js, Supertest, Protractor e VisualReview-protractor. Veremos em que situação usar cada uma delas e por que usá-las, comparando com outras opções disponíveis. O objetivo da palestra é mostrar 5 libs de teste JavaScript que considero importantes e extremamente úteis: - Karma, para testes de unidade de JS front-end - Sinon.js, para mocks/stubs/spies - Supertest, para testes de API - Protractor, para testes de UI/e2e - VisualReview-protractor, plugin do VisualReview para o Protractor, para Visual Regression Testing No final, será disponibilizado um projeto de exemplo no GitHub para os participantes baixarem/forkarem, e, caso a palestra seja de 50 minutos, será possível fazer um hands-on rodando alguns testes e mostrando as libs de forma mais detalhada.
Integrando frameworks de teste em sua aplicação Javascript
João Ronaldo Del-Ducca Cunha / Vinicius Fernandes Dias
Quando desenvolvemos uma aplicação, é importante executarmos testes unitários para garantir o funcionamento dos diferentes módulos da aplicação. Nesta palestra iremos abordar como usar frameworks de teste para testar aplicações com javascript, como por exemplo Cordova e aplicativos NodeJS. Nessa palestra serão apresentados conceitos e técnicas de testes unitários aplicações que utilizam Javascript. Inicialmente serão passados conceitos básicos de teste unitário e sua importância no desenvolvimento de aplicações de modo geral. Depois serão mostradas formas de executar esses testes usando componentes para Javascript como Mocha e Jasmine. Além disso, será mostrado como integrar esses testes no ciclo de DevOps através de Task Runners como o Gulp. Para tanto, serão feitas demonstrações com aplicações Angular e Cordova.
TRILHA JAVASCRIPT NA STADIUM
Todos os participantes da trilha irão para Stadium assistir estas 3 mini palestras.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Planejando um ambiente SQL Server de alta performance e missão crítica (TRILHA BANCO DE DADOS NA STADIUM)
Vitor Tadeu Fava
Nesta sessão discutiremos como selecionar e configurar da melhor maneira possível todos os componentes de infraestrutura necessários para a implementação de um ambiente de banco de dados SQL Server de alta performance e missão crítica. Abordaremos de maneira detalhada conceitos sobre a arquiteturas de processadores, unidades de armazenamento, tipos de memória RAM e também como testar todos estes componentes em conjunto para garantir que o seu tipo de workload seja atendido no menor tempo possível.
16:40 às 17:30 Facilitação: em que momento o grupo se encontra? TRILHA DINÂMICAS NA STADIUM)
Mayra de Souza
Facilitadores são responsáveis pela criação de um ambiente para o grupo atingir o objetivo da dinâmica. Durante as dinâmicas de grupo, uma equipe pode passar por diversos momentos que aumentará o nível de conhecimento da mesma facilitando a colaboração entre todos. Para isso acontecer, precisa de um ambiente de aceitação, empatia, respeito, confiança, liberdade, diálogo, sinergia e compartilhamento.
17:40 às 18:30 LoRa, SigFox ou 3GPP: quem será o próximo padrão de comunicação para IoT? (TRILHA IoT NA STADIUM)
Alessandro Cunha
A existência da internet das coisas pressupõem que as coisas estejam conectadas na internet. Isto parece óbvio mas levanta uma grande questão: qual será o padrão de comunicação para a IoT? Muito se tem falado sobre Bluetooth, ZigBee, WiFi, etc. Mas existem três outros padrões que estão em discussão neste momento e que tem um enorme potencial para ser o padrão de IoT: LoRa, SigFox e 3GPP. Além do protocolo Thead. Nesta palestra iremos apresentar o que é cara uma destas tecnologias, qual é o estado atual de aplicação delas no Brasil e no mundo e o qual é o futuro das mesmas em IoT.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.


Patrocinadores