TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes II Vocês precisam ir além do funcional!

Durante anos estivemos presos a testar apenas o funcional, já pronto e com interface gráfica. O testador, hoje em dia, precisa ir além e testar a estrutura, a API, o App, o Site, o código, os padrões, a infraestrutura, o desempenho e tudo o que se relaciona à entrega.

Além disso, testes não são responsabilidade unicamente de testadores, mas também de desenvolvedores e do time. Juste-se a nós nessa trilha e entenda como ir além dos testes funcionais.

Coordenação


Indefinido

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como criar e executar testes paralelos web usando Selenium e containers
Elias Nogueira

Hoje um dos principais problemas da execução da automação de testes web é o tempo que os testes levam para prover um feedback sobre a qualidade. E se você pudesse criar e executar testes de forma paralela usando Selenium WebDriver em Java com o suporte de containers que podem auto-escalar e diminuir o seu tempo de execução? Venha, junto comigo, aprender a como criar esta estratégia e dar feedback mais rápido sobre a automação de teste web.

11:10 às 12:00 Como garantir a retrocompatibilidade de uma API
Jônatas Josué Kirsch / Antonio Marcos Montanha Filho

Ao liberar uma nova versão de uma API, corremos o risco de afetar funcionalidades existentes desta API devido a remoção de métodos, remoção de atributos de classes, inclusão de métodos abstratos, etc. Nesta apresentação mostraremos como garantir a retrocompatibilidade das APIs, ou seja, como verificar se as alterações realizadas funcionam como esperado mesmo com dados e endpoints antigos.

Do regresso ao progresso: automação de testes em aplicativos mobile
Lucas Carvalho Silva
Essa palestra teria como objetivo introduzir a importância crescente dos últimos tempos em garantir as melhores práticas de qualidade, com a inclusão da automação de testes nos cenários de validação de aplicativos iOS e Android, e em como essa evolução me aproximou do desenvolvimento de aplicativos e mudou a perspectiva e participação dos desenvolvedores envolvidos nos novos processos de teste.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Flaky tests: O flakiness que há em você!
André Pereira Mendes / Ramses Jose Sacol de Almeida

Você sabe quando a suite de testes automatizados fica com aquele famoso red, green, red, green...green...red, a culpa pode ser sua? Por que isso acontece? Nessa palestra, se baseando no que foi apresentado na selenium conf de 2017, iremos abordar alguns motivos e boas maneiras de lidar com isso e tentar ajudar a resolver essa questão.

Testes de Regressão Visual - Dando um upgrade nos seus testes da camada de UI
Mariana Elisa Moises

Vamos falar sobre os Testes de Regressão Visual, como eles podem auxiliar no processo de testes na camada de UI, ressaltando sua importância como complemento á automação de testes e suas vantagens.

14:10 às 15:00 Microserviços - Desafios para lidar com a qualidade
André Abe Vicente

Muitas empresas tem adotado uma arquitetura de microserviços em seus projetos, devido a capacidade de fazermos o deploy de cada serviço de forma independente, escalar e manter cada microserviço, além de paralelizar o desenvolvimento entre múltiplos times. Nesse contexto, pretende-se mostrar desafios que temos encontrado na área de qualidade e quais técnicas de desenvolvimento e testes podem ser utilizados.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Testes de carga e performance com Gatling.io
Jose Eduardo Castro

Nesta palestra serão abordados os conceitos de testes de carga e performance. A ferramenta Gatling.io será apresentada como solução para executar esses testes, usando códigos de programação na linguagem Scala com uma sintaxe altamente expressiva, permitindo executar múltiplos cenários com milhares de acessos, tudo isso sem acabar com o desempenho da sua máquina.

16:40 às 17:30 Clean Code: Por um mundo com código melhores
Thiago Barradas
Como desenvolvedores temos basicamente os mesmos desejos relativos aos nossos códigos. Elaboramos cada linha pensando em ter um resultado que funcione muito bem, praticamente sem bugs, atendendo a todo escopo/negócio e com um bom código. O principal objetivo dessa apresentação é colaborar para um mundo melhor. Um mundo onde as pessoas se importem de verdade com o código que está sendo desenvolvido. O código que provavelmente necessitará de novas implementações ou ajustes, e tal tarefa, será fácil. Um código que gere orgulho. Por isso reuni os principais conceitos do Clean Code, uma forma de codificar projetada para facilitar a escrita, a leitura e a manutenção do código.
17:40 às 18:30 Testes de Acessibilidade - Qualidade para Todos
Marcelo Vieira dos Santos / Roberto Alves Fonseca

O que significa testes de acessibilidade? Porque as empresas precisam se adequar e se preocupar com isso? Como executar e montar um time de acessibilidade? Testes de Acessibilidade automatizado? Testes Manuais de acessibilidade? Aprenda sobre a importância e relevância do tema e o que temos feito para garantir a qualidade para todos com cases de sucesso.

Descomplicando a montagem de ambientes de Testes com Docker
Renato José Groffe
Já precisou instalar diferentes versões numa mesma máquina de softwares como SQL Server, Redis e MongoDB? Perdeu bastante tempo atualizando e/ou removendo as instalações mais antigas? E quanto a instalar servidores de aplicação para a execução de aplicações Web? Que tal agilizar a montagem de ambientes que dependam destas tecnologias? Acompanhe esta apresentação para saber como o Docker pode simplificar bastante este processo.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Testadores, Desenvolvedores e Curiosos


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

André Abe Vicente
André Abe Vicente
PagSeguro (UOL)

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial