TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevTest Porque qualidade é responsabilidade de todos

A Trilha se destina a pessoas ligadas ao desenvolvimento de software que querem mostrar conceitos e aplicações de teste não feitas somente por testadores.

Caracteriza-se por uma trilha mais técnica que a Trilha de Teste onde todos os papéis de um time de desenvolvimento poderão mostrar como contribuem para a qualidade de suas aplicações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como não odiar seus testes
Camila Campos

Sabemos que escrever testes automatizados é extremamente importante, pois, entre outras coisas, eles garantem a qualidade do nosso código e o funcionamento da nossa aplicação. Apesar disso, muitas vezes acabamos com uma suíte de testes que, além de ser difícil de entender e manter, não é confiável. Nessa talk, vamos ver como reconhecer e evitar alguns dos problemas mais comuns que nos fazem odiar nossos testes, além de dar algumas dicas de como melhorar nossos testes.

Testando sistemas reativos com enqueuer
Guilherme Moraes

Para alcançar o santo grau da arquitetura reativa, não há outra opção, mensagens assíncronas são necessárias. Mas o que se faz quando é necessário testar um sistema que utiliza diversos protocolos IPC ao mesmo tempo? A boa notícia é que não precisa ser tão difícil quanto é atualmente. O que se precisa é da ferramenta mais adequada. É com esse propósito que apresento o https://github.com/lopidio/enqueuer. Nessa apresentação, quero falar sobre essa dificuldade e como usar essa ferramenta de código aberto para torná-la menor.

11:10 às 12:00 Sistemas legados: Testar é fácil
Danilo Porcelani / Leandro Corbelo

Constantemente somos abordados por novas linguagens e tecnologias que passam longe do nosso dia a dia de Dev ou Tester que trabalha em sistemas legados. Essa talk tem o objetivo de desmistificar as grandes dores, focando principalmente nos princípios e práticas que norteiam a evolução de sistemas, chamados pejorativamente de legados, mas que podem continuar constantemente evoluindo e até tornando-se receptivos a atualizações.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Se infraestrutura é código, então vamos escrever testes!
Josué Vidal

Venha ver como o InSpec, framework open-source da Chef para Compliance as Code, pode ser usado para escrever testes em Ruby que validam... A configuração da sua infraestrutura!

TDD como uma ferramenta de arquitetura.
Everton Tavares

Por motivos óbvios, muitas pessoas relacionam TDD somente a uma cultura de testes, porém existem muitos outros benefícios que ele traz que vão muito além de um percentual de cobertura, como ser, por exemplo, uma ferramenta de arquitetura!

14:10 às 15:00 Mobile Digital Testing - Live Demo
Luiz Pereira

A tecnologia digital está mudando o mundo e, como resultado, as expectativas dos clientes com relação às empresas estão em constante evolução.

Os usuários digitais estão cada vez mais exigentes e demandam como serviço "qualquer coisa, a qualquer hora e em qualquer lugar" e com a melhor experiência.

Mesmo pequenas falhas na experiência do cliente podem custar às empresas sua reputação e resultar em perda de negócios.

Vamos falar sobre os desafios dos testes digitais e demonstrarei ao vivo técnicas e estratégias inteligentes (@ContinuousTesting, @ContinuousMonitoring, @ContinuousPerformance e @CloudTesting) que ajudarão na garantia da qualidade e na experiência almejada pelos usuários.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como criar uma infraestrutura de teste na nuvem
Elder Moraes

Sabemos como é difícil manter um ambiente de teste atualizado. Conhecendo as ferramentas certas containers e seu serviço de nuvem preferido, você pode criar, atualizar e dimensionar facilmente ambientes de teste que estarão disponíveis para todos os níveis de teste. Assim, podemos manter nosso pipeline de teste consistente, ativo e em execução e não propenso a erros. Não espere muito tempo para encontrar um bug ou ver o tempo que seu aplicativo está pronto para implantar. Acelere o feedback com algumas ações básicas, contêineres e ferramentas. O plano é fazer isso com as ferramentas e práticas corretas mostrando um pipeline de implementação com validação de teste durante esse processo.

16:40 às 17:30 Performance do cão! Metralhando o próprio produto com tudo!
Flávio Pimenta

Após um chamado de um cliente que reclamava de performance de uma de nossas APIs, entrei no circuito para montar um ambiente de testes e iniciar a estratégia para "cercar" e reproduzir o problema: tempo de resposta muito alto depois de algumas milhares de requisições. Em resumo, o fluxo passava por 3 "componentes" e isolamos um a um em cada teste para identificar e retirar os gargalos de cada um. Vou mostrar aqui como funciona a ferramenta Locust que é uma ferramenta nova, escalável e que vem ganhando bastante adoção. Apresentarei também a solução que no nosso caso foi mudar tipo/tamanho e quantidade de ec2, regras de autoscaling, pooling de banco.

Atualizando versões de API externas sem medo
Bruno Tanoue / Alisson Bruno dos Santos

Em Abril de 2016, nossa equipe (Mídias Sociais) causou dois incidentes por causa de atualizações de versões de API externas. A modificação foi algo bem simples, alterando praticamente 1 linha de código por atualização. Contudo, o resultado foi um completo caos, com correções de features subindo às pressas.

Março de 2018, uma outra alteração de versão de API. Um outro mês negro para o time? Desta vez planejamos uma estratégia do início ao fim do processo. Como tínhamos testes de contrato de integração já implementados por aprendizados do passado, nos utilizamos dos testes e de um antipattern (modificar os contratos diretamente na mão) para nos auxiliar nas alterações.

17:40 às 18:30 Quem testa os nossos testes? Medindo a qualidade de testes unitários
Ricardo Gaete / Diego Centeno

Como podemos medir a qualidade dos nossos testes unitários? Testes de mutação, ou mutation tests, servem para medirmos checam a qualidade do testes existentes em nosso projeto. Nesta apresentação iremos mostrar como os testes de mutação podem ajudar a medir a qualidade dos seus testes unitários e garantir, assim, uma maior cobertura da complexidade do seu código.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa ligada ao desenvolvimento de software


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alisson Bruno dos Santos
Alisson Bruno dos Santos
Resuitados Digitais
Bruno Tanoue
Bruno Tanoue
Resultados Digitais
Danilo Porcelani
Danilo Porcelani
MATERA Systems
Diego Centeno
Diego Centeno
Thoughtworks
Everton Tavares
Everton Tavares
Rivendel + Mandic
Flávio Pimenta
Flávio Pimenta
Assertiva Soluções
Guilherme Moraes
Guilherme Moraes
Thoughtworks
Leandro Corbelo
Leandro Corbelo
MATERA Systems
Luiz Pereira
Luiz Pereira
Inmetrics
Ricardo Gaete
Ricardo Gaete
LATAM Airlines

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial