TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Data Science Ciência aplicada na solução de problemas (de empresas e de pessoas)

Ciência de dados nos últimos se tornou uma das profissões de maior relevância no mercado digital e, após alguns anos sendo tratada como profissão do futuro, hoje se mostra como algo real e do presente.

O objetivo desta trilha é apresentar estudos e técnicas que consigam orientar iniciantes e capacitar os mais experientes para os desafios que o mercado está trazendo para os profissionais do ramo.

A ideia é mostrar soluções diferentes para diferentes tipos de problemas e com um grande foco em soluções de negócio.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Unboxing Data Science
João M. D. Moura

If you believe data can power and disrupted businesses this talk is for you. In this talk you will join me into an overall unboxing of data science, how I learned and used it to empower the company I work with, enabling them to take conscious and informed decisions on how to react and plan ahead on different circumstances. A great chance to learn data science and how to apply it on real life.

Numerólogos - Contando histórias com números
THIAGO FRENSCH / Giulio Bottari

Grandes empresas de mídia têm acumulado uma quantidade rica de informações digitais nas áreas de esportes e entretenimento. Essa riqueza tem o potencial para contar histórias interessantes. No entanto, vasculhar a grande quantidade de dados por insights interessantes para compor a história é uma tarefa de grande complexidade.

Nesse contexto, trazemos para apresentar um sistema de geração automática de histórias jornalisticas baseado em dados. No sistema, templates e regras são utilizados para garantir total controle e precisão do texto de saída. Enquanto isso, o uso de Inteligência Artificial garante os melhores insights para serem incluídos na história e a forma mais natural de contá-la.

11:10 às 12:00 Utilizando dados para melhorar seus sistemas e seus negócios
Bruno Gouveia

Somos todos apaixonados por tecnologia, aperfeiçoamento e sofisticações do processo de engenharia e desenvolvimento de software mas muitas vezes ficamos frustrados por não conseguirmos negociar com a área de negócios a priorização de um débito técnico ou refatoração crítica para o futuro de um projeto/produto.

Utilizando dados ganhamos um forte aliado, mas como profissionais técnicos muitas vezes só entendemos uma parte desse assunto e não a cadeia de informação como um todo.

Irei demonstrar como identificar e implementar métricas para compreender fluxos sistêmicos; como eles podem interagir com os negócios e ajudar em decisões melhores e quais ferramentas podem ser utilizadas.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Democratização de Dados: desafios e estágios de uma visão 360º do negócio
Paulo Henrique Santos Vasconcellos / Gabriel Lages

Boas ideias podem vir de qualquer lugar, e boas ideias são baseadas em dados.

Democratização de dados é o conceito de oferecer uma visão 360 do negócio para todos aqueles que precisam do acesso, sem que haja "guardiões" desses dados (pessoas que coletam e compartilham os dados). É um conceito que visa dar o poder analítico a todos.

A apresentação tem como objetivo não só evangelizar e incentivar uma cultura de democratização de dados, como também mostrar os estágios dessa evolução, os benefícios que essa prática oferece, os desafios que ela traz e, principalmente, como dar início a esse processo em sua própria organização.

14:10 às 15:00 Utilizando Data science para resolver problemas socialmente relevantes
David Melo da Luz

Muito tem se falado à respeito de Big Data, Machine Learning, Inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. Todavia temos um número muito pequeno de soluções que utilizam estas tecnologias para resolver problemas sociais e causar impacto. O objetivo desta talk é (1) Apresentar uma reflexão sobre o quanto podemos utilizar Data Science para resolver problemas historicamente complexos e socialmente relevantes e (2) Dar um exemplo prático mostrando como algoritmos de clusterização podem ser utilizados para resolver problemas historicamente complexos no campo da educação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 O Cartola FC e o Data Science
Alcides Carlos de Araujo / Diogenes Justo

No mundo do futebol, tradicionalmente, analistas utilizam sua experiência pelo acompanhamento e observação de cada jogador para inferir desempenho e valor de mercado. Uma aplicação que apodera seus usuários para que se tornem verdadeiros técnicos e analistas de futebol é o jogo Cartola FC, em que inúmeras estatísticas levantadas durante as partidas fornecem insumos para melhores decisões no simulador. Diante deste contexto, o Data Science e Machine Learning possuem papéis estratégicos no que tange ao objetivo de trazer valor a tais informações. Nesta apresentação iremos analisar um pouco de futebol seguindo estas tendências, tendo como base os dados do Cartola FC.

16:40 às 17:30 Mapeamento dos casos de intoxicações agudas atendidos no Centro de Controle de Intoxicações da cidade de São Paul
Emmanuelle Rodrigues Nunes

As intoxicações, tanto intencionais quanto acidentais são importantes causas de agravos à saúde. Estima-se que 1,5 a 3% da população intoxicam-se anualmente. Os exames para determinação o agente causador da intoxicação são demorados e, por isso o paciente pode ficar sem medicação para o tratamento correto por um tempo considerável, podendo não resultar na cura do paciente. Usando dados do desfecho clínico dos pacientes e das características clinicas, tentaremos predizer o provável prognostico do paciente.

17:40 às 18:30 Primeiro passo para contruir seu chatbot: Montando o dataset
Barbara Barbosa C. da Silva

Nesta palestra vou falar sobre as dificuldades e as soluções que eu encontrei criando um dataset para montar um chatbot, e por fim, mostrar quais são as possibilidades de uso desse dataset para a construção da inteligência do seu bot.

Metodologia para criação de taxas por setores censitários para auxílio aos processos de marketing
Herica Cristina Welter

A utilização da análise de dados deixou de ser um diferencial, para se tornar um fator essencial nas operações de marketing. Muitos utilizam-se de informações censitárias para tomar suas decisões em relação às suas campanhas. Porém, muitas vezes tais informações estão distorcidas, regiões apresentadas como muito ricas, por exemplo, podem apresentar, na verdade, uma grande desigualdade. Nesta palestra, mostrarei como criar algumas taxas e índices (índice de gini, desvio padrão de renda, etc.) que podem ser derivadas dos setores censitários, de modo a permitir um ajuste dos dados do censo e aproximá-los ainda mais da realidade das regiões, melhorando assim os resultados das campanhas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 17 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Interessados nos diferentes momentos de carreira, desde iniciantes a gerentes/diretores de áreas afins e que precisam se aprofundar


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Bruno Gouveia
Bruno Gouveia
Luizalabs | Magalu

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial