TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura .Net Não deixe a sua aplicação carente de arquitetura

O papel do arquiteto é apresentar padrões, práticas, processos, técnicas e ferramentas de arquitetura de soluções, utilizadas no mercado, que permitem o desenvolvimento sustentável de um aplicativo alinhando a execução com a estratégia de uma empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Reengenharia de sistemas legados para arquitetura de serviços: Metodologia, Processos e técnicas aplicadas ao .Net core
Yan de Lima Justino

Muitas vezes, Sistemas Legados (SL) são vitais para os objetivos estratégicos das organizações e não podem ser simplesmente fechados e descartados. Nesse contexto, as organizações devem, portanto, decidir se podem investir na tentativa de reverter o processo de decaimento do software, ansiando por restaurar a capacidade de desenvolvimento do software, ou podem optar por reestruturar os recursos do sistema legado em um novo sistema de software, geralmente em tecnologias mais atualizadas. Nesta palestra, concentramos no último processo, relatando um caso real de Reengenharia de SL para arquitetura de (micro)serviços, o que proporcionou resultados significativos em relação a metas de qualidade.

11:10 às 12:00 Conheça Visual Studio IntelliCode e Visual Studio Live Share
Letticia Nicoli de Lima

A pouco tempo a Microsoft anunciou duas features para o Visual Studio que irão aumentar sua produtividade através de IA e permitir o desenvolvimento colaborativo de maneira bidirecional e instantânea.

Aplicações Multi-Tenant no Asp.Net Core
Luigi Tavolaro

Aplicações Multi-Tenant, ou múltiplos clientes, nos permite prover nosso serviço para diversos clientes com um único serviço SaaS, sendo assim, podemos prover o serviço e e utilizar todos os recursos no SaaS disponível. Nessa plaestra, será demonstrado como podemos fazer isso em aplicações .Net Core

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Clean Architecture com .NET Core 2.0
Gabriel Schade Cardoso

Clean Architecture, Arquitetura Hexagonal, Ports and Adapters, não importa o nome que você quiser dar, desde que ela esteja te ajudando! Vamos ver os principais conceitos da Clean Architecture desmistificando esta arquitetura e entendendo as responsabilidades de cada uma das camadas.

O que aprendi montando a arquitetura de microsserviços
Giovanni Bassi

Em 2018 entreguei uma proposta arquitetural para uma grande aplicação baseada em microsserviços. Nesta palestra vou repassar com vocês os requisitos e motivações do cliente, e o que foi feito para atendê-los.

Veremos porque o cliente queria utilizar microsserviços, como a arquitetura foi montada, que tecnologias utilizamos, e como tudo foi amarrado com práticas ágeis como testes, e integração e entrega contínuas. Vamos ver um pouco sobre FaaS e contêineres também, que são as bases atuais desse tipo de arquitetura.

14:10 às 15:00 12-factor apps: Boas práticas na construção de serviços
Graziella Bonizi

Como desenhar uma solução de serviços pronta para produção? Que decisões relacionadas à arquitetura e DevOps deveria ser tomadas no início do projeto para que seu ciclo de vida seja eficiente? Mostrarei um exemplo de aplicação utilizando .Net, Docker e Azure respeitando os princípios da metodologia de 12 fatores para construção de serviços: (1) Codebase, (2) Dependencies, (3) Config, (4) Backing services, (5) Build, release, run, (6) Processes, (7) Port binding, (8) Concurrency, (9) Disposability, (10) Dev/Prod parity, (11) Logs e (12) Admin Processes.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Construindo um Context Map
Matheus Poleza / Fabricio Rissetto

Context Map é um conceito que surgiu como uma das ferramentas estratégicas do Domain Driven Design, mas que pode te ajudar mesmo sem você sequer conhecer o que é o DDD.

Na teoria parece ser muito fácil mapear seus produtos, aplicações, e como eles interagem entre si. Na prática surgem diversas dificuldades, tais como: tempo para documentar, desalinhamentos de informação, conhecimentos espalhados por várias pessoas, entre outros. Nós vamos apresentar um case do processo de construir um Context Map em um ambiente confuso e de constantes mudanças, das falhas e acertos que tivemos ao organizar esse processo, e de como essa prática está nos ajudando a guiar decisões arquiteturais e de negócio.

Arquitetura Orientada à Eventos: Apresentação e Caso Real de Uso
Heber Ortiz Pereira

Desenhar sistemas usando uma arquitetura orientada à eventos facilita muito o desacoplamento das aplicações e a reação às mudanças de mercado de uma maneira bastante eficiente. Porém, ela implica em grandes desafios que vai desde a tecnologia aplicada a até mesmo a identificação dos eventos. Nessa palestra vou apresentar o que é a arquitetura orientada à eventos, quais as tecnologias envolvidas, como implementar e como evoluir a essa arquitetura, demonstrando os desafios reais de sua aplicação na ConectCar.

16:40 às 17:30 Serverless Reactive Programming on Azure
Mário Meyrelles

Com o recente lançamento do Event Grid, a Azure oferece uma solução completa para podermos criar soluções que podem ser totalmente assíncronas e reativas, simplificando bastante o desenvolvimento de serviços que estejam interessados em reagir a eventos corporativos. Além disso, a apresentação busca mostrar alguns exemplos de pipelines de processamento de mensagens para produzir reações em tempo quase real, produzir dados para processos batch/analytics e também, eventos corporativos usando outras ferramentas do Azure como Data Lake, Stream Analytics, Functions, CosmosDB, Event Hubs, Logic Apps, Event Grid e outras.

17:40 às 18:30 Performance é feature
Antonio Maniero

"Otimização prematura é a raiz de todo o mal" é uma das citações mais mal usadas da computação. Vamos entender o que realmente ela é e porque seu software precisa ser rápido.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos e desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial