TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Aprimore seu conhecimento em iOS com profissionais dos maiores apps do Brasil

A edição deste ano vai ter palestras para desenvolvedores de todos os níveis e contar com profissionais dos maiores apps do Brasil.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando apps iOS escaláveis
Bruno Rocha

Você já participou de uma equipe onde foi necessário avisar a pessoa responsável pelo produto que uma demanda relativamente simples levaria dias para ser feita porque o código não foi feito com isso em mente?

Essa situação é infelizmente muito comum, mas evitável. Nessa talk, usaremos o Rapiddo Marketplace como exemplo de como usar o poder do Swift para tornar triviais até mesmo as tarefas mais difíceis, resultando em apps extremamente escaláveis.

Swift no back-end com Vapor
Matheus Cardoso

Nessa talk, serão apresentados, brevemente, a linguagem Swift, seu atual papel no back-end, e, mais em profundidade, o framewok Vapor. Swift é uma linguagem Open-Source desenvolvida pela Apple com rapidez, eficiência, expressividade e segurança como seus pilares. Vapor?pronuncia-se /?ve?p?/?é um framework super modular e performático para desenvolvimento de web apps, real-time apps, sites e APIs em Swift.

11:10 às 12:00 Siri Shortcuts: fazendo seu app falar
Guilherme Rambo

A WWDC 2018 trouxe uma novidade significativa tanto para desenvolvedores quanto para usuários: a possibilidade dos apps oferecerem ações customizadas que podem ser executadas através da Siri. Nesta talk vou apresentar rapidamente como este recurso pode ser integrado nos apps e quais as melhores práticas a serem adotadas nessa integração.

ARKit: Explorando realidade aumentada
Vitor Navarro

Realidade aumentada é um dos itens que tem aparecido cada vez mais em aplicativos e de formas cada vez mais integradas resultando em experiências ricas. Desde um Pokémon GO até aulas com o Augmented, no entanto essa tecnologia não é tão distante de nossas mãos quanto parece, vamos descobrir como começar a produzir um aplicativo usando o ARKit da Apple.

12:10 às 13:00 Efeitos colaterais em apps iOS: isolando-os e atingindo máxima testabilidade na prática
Fellipe Santiago Scarpa Caetano

Código que lida apenas com funções puras e valores imutáveis em vez de objetos complexos pode ser executado com a certeza de que só o que importa são valores de saída em relação a valores de entrada. Este tipo de código oferece máxima testabilidade, mas vem com uma dúvida fundamental: como escrever aplicações reais dessa forma, sem comunicação com a Internet ou sem persistência local?

Nesta palestra vamos conhecer como aplicar conceitos de programação funcional na vida real, isolando completamente o gerenciamento de efeitos colaterais como I/O ou acesso aos sensores do dispositivo e solucionando problemas que existem hoje, deixando a parte impura da aplicação com pouca ou nenhuma lógica.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 VIPER, MVP, MVVM e outros M-alguma-coisa: eles não são suficientes
Leandro Alonso

Se você trabalha com mobile ? recentemente ou há bastante tempo ? com certeza já esbarrou com algum desses acronômos: VIPER, MVP, MVVM, MVC, FRP e por aí vai.

Alguns tem fãs fervorosos. Outros são massacrados pela crítica. Qual será o melhor deles? Aliás, existe um melhor?

Precisamos discutir ? de forma lúcida ? os benefícios e os problemas dos padrões arquiteturais. E mais: compreender que eles, por si só, não são suficientes.

15:10 às 16:00 iOS Video Streaming
Nabil Safatli

Nessa palestra serão apresentados questões de mercado e técnicas relacionadas a vídeo streaming. Falaremos sobre a movimentação e investimentos feitos por grandes empresas como Youtube, Netflix, Hulu, Globo entre outras. O que é vídeo streaming e como usar o que o iOS nos oferece para escalar um player para diferentes produtos e entregar a melhor experiência de vídeo possível.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Using motion to increase app awesomeness
Aline Borges

Muitas vezes só pensamos em usar o acelerômetro do iPhone para jogos ou aplicativos específicos. Nessa palestra, irei dar uma pincelada em ideias de como usar o acelerômetro e giroscópio para dar um WOW a mais na interface de aplicativos comuns, que construímos no dia a dia, e também como implementar essas ideias. É a chance de diferenciar o seu app e torná-lo memorável.

Por que eu criei uma biblioteca Open Source?
Ronan Rodrigo Nunes

Motivações e o caminho traçado para a criação do Frisbee uma biblioteca para requisições HTTP. Será apresentado os design patterns utilizados, automatização dos testes e a distribuição da biblioteca usando Carthage, CocoaPods e Swift Package Manager (pra rodar no Linux também).

17:40 às 18:30 Usando uma abordagem orientada a dados na criação e evolução de funcionalidades do aplicativo Pinterest para iOS
Rocir Santiago

No desenvolvimento de software, existem diversas metodologias e abordagens usadas na criação e manutenção de funcionalidades de um serviço ou aplicação. No Pinterest, usamos uma abordagem orientada a dados (data driven) no desenvolvimento de nossos aplicativos. Nessa palestra discutiremos como coletamos informações do uso de nossos apps, como essas informações nos motivam no que e em como desenvolver funcionalidades, como executamos experimentos e testes A/B e como a análise de dados nos guia na tomada de decisões nas diversas etapas de interação de desenvolvimento de nosso software.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 17 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS de todos os níveis ou entusiastas da plataforma


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Leandro Alonso
Leandro Alonso
ThoughtWorks
Matheus Cardoso
Matheus Cardoso
Rocket.Chat
Nabil Safatli
Nabil Safatli
Globo.com

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial