TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Aumentar a eficiência do negócio ou da organização, aproveitando as oportunidades que surgem e solucionando problemas que impedem a mesma de cumprir sua missão.

Seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios cada vez mais contribui para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software, assim como a obtenção de melhores resultados focados em agregar valor com o mínimo de investimento.

É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas no tema, aprendizados e casos de sucesso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Os 7 Princípios da Análise de Negócios Pragmática
Marcelo Menezes Neves

Você já ouviu falar da Análise de Negócios Pragmática? É uma abordagem de análise de negócios que utiliza os conceitos de Lean + Agilidade + Pragmatismo.

Foi-se o tempo em que fazer análise de negócios era coisa de analista. Do analista ao gestor, todos precisam fazer análise de negócios.

Nessa palestra vou te apresentar os 7 princípios da Análise de Negócios Pragmática e como ela pode transformar o dia-a-dia dos negócios.

Desenvolvendo negócios e clientes através do Design.
Kamila Oliveira

Muito tem se falado atualmente sobre como o design tem impactado o mundo dos negócios, com novas soluções de produtos e serviços. Porém, pouco exploramos justamente como o design pode repensar a maneira com a qual a espinha dorsal de qualquer empresa se fundamenta: o seu modelo de negócio. Mas como experimentar, testar, falhar e/ou corrigir um erro, em uma estrutura tão importante e complexa, tão avessa ao risco que é a forma pela qual uma empresa cria valor para seus clientes? Essa palestra visa apresentar um case real de como foi possível estruturar um novo modelo mental e definir uma nova estrutura de negócios em um cenário de alta complexidade.

Transição para a Carreira de PO: O que preciso saber?
Priscila Ribeiro Chagas

Um grande desafio para os profissionais de tecnologia nos dias atuais é a transiçãod e carreira para ambientes ágeis. Nesta palestra, vamos abordar quais são as principais competências e técnicas necessárias para realizar a transição de carreira para Gestão de Produtos.

11:10 às 12:00 Indicadores para nortear a análise e feedback constante
Vinicius Carvalho de Souza

Trabalhar sem indicadores é igual dirigir sem o painel do carro e GPS, você não sabe sabe se está indo para o lugar certo, não sabe quanto falta para chegar, não sabe se vai ter gasolina para chegar e se vai ter algum problema no motor. Nos projetos ou pra própria empresa funciona da mesma forma, não adianta só definir a missão, visão e objetivos e não acompanhar os indicadores que mostram se estamos indo para o caminho certo e na velocidade que desejamos. Criar indicador para análise é algo bastante subjetivo. Nesta palestra, trago uma proposta de indicadores para análise que tem dado muito certo no projeto e na empresa onde eu atuo. Irei demonstrar como monta-los e como trabalhar com eles

Web analytics para Negócios
Eleonora Mota Diniz

Como o planejamento de métricas e as informações de web analytics podem impulsionar seus negócios, entender o comportamento do seu cliente e mais e te ajudar a entregar o que de fato ele quer. Atualmente é impossível olhar para o mundo digital sem olhar para os dados que podem nos apoiam na tomada de decisão indo do operacional ao estratégico.

12:10 às 13:00 Experiência real: Como agregar valor para o cliente e lidando com a constante mudança
Luciana Nunes

Agregar valor parece ser fácil, mas quando chegamos em um time onde a gente já acha que está agregando valor, porém, na verdade, ainda teríamos muita coisa para melhorar: o que fazer? Como mudar o pensamento/mindset do time pensando em lidar com as mudanças, em ser intencional em entender, agregar valor ao cliente e influênciar? Em um ano de projeto, facilitamos e promovemos ações que renderam boas entregas e evolução das pessoas do time. A ideia dessa palestra seria dar o contexto de como era nossa situação e compartilhar as ações que fizemos, além de cada resultado que aconteceu e nossos planos pro futuro!

Pensar fora da "caixa" dentro de uma área de Inovação = Prêmio de Inovação
Ale Uehara

Quer entender como uma empresa financeira da área de benefícios tem relação com uma montadora de carros? E que essa parceria de sucesso foi vencedora de um prêmio de Inovação? Venha entender por quê a palavra Inovação está na moda, mas com um outro olhar. O de analisar seu negócio e como trabalhar com outras indústrias fora da sua área de atuação. Venha entender porquê é necessário entender o que essa área faz e como ela ajuda na disseminação da cultura e a mudança de mindset. Como pensar "fora da caixa" e fazer conexões com outras indústrias para que tenha sucesso como um prêmio de Inovação.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Agilidade de Negócios
Fabrício Laguna

Uma revolução está acontecendo e as empresas que não se adaptarem se tornarão obsoletas em pouco tempo. Empurradas pelas novas oportunidades oferecidas pela Tecnologia da Informação, organizações estão se reinventado, ocupando novos espaços e deixando antigos concorrentes de fora do mercado.

Conheça o Business Agility Manifesto, com os princípios básicos a serem seguidos pelas empresas que querem se manter relevantes na era do conhecimento.

Nesta apresentação multimídia, Fabrício Laguna exemplifica cada um destes princípios de uma maneira divertida, didática e fácil de entender, comparando como se comportam empresas COM e SEM agilidade de negócios.

The Shift to Digital Culture
Luiz Buccos Silveira

"Culture Eats Strategy for Breakfast". The statement of Peter Drucker is more alive than ever. Discover the basics of 'culture' and why it is important to apply for in any business in the New Era. I will explore key aspects how to develop a Digital Culture, the existing tools to develop a digital culture, some barrier and how to avoid pitfalls to setup a successful digital culture. Currently, there is no alternative. Every business must shift to a Digital Culture to survive. I will explore examples of genuine-native leaders and others that I believe depend of Communications-PR team. Will close with cases of Do's & Don'ts from my experience and research.

15:10 às 16:00 Thinking Data Driven
Vitor Fernandes

Os mercados se tornam cada vez mais competitivos e com a economia em baixa as dificuldades em manter um negócio operando aumentam ainda mais. A análise de negócios torna-se crucial para diminuição de risco, porém surge a pergunta: Como diminuir o risco da própria análise? A metodologia Data Driven surge justamente para eliminar o viés e outros elementos que prejudicam o julgamento. Entender o que é ter o pensamento Data Driven e suas limitações é essencial para conseguir diminuir os riscos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Aumentando o engajamento do time através da priorização
Rafael Besen

É comum em times menos experientes ou muito pequenos haver altos e baixos nas demandas gerando inconsistência no ritmo. Por outro lado em times mais maduros o ritmo constante pode gerar tédio ou acomodação. Como podemos aumentar a produtividade e manter o time engajado e feliz? Tudo começa no projeto e priorização de tarefas!

Quem é esse tal de Arquiteto?
Atila Belloquim

A profissão de Arquiteto (de software, de soluções, de TI, corporativo etc.) está em alta nas empresas. Mas nem todo mundo quer dizer a mesma coisa quando diz "Eu sou Arquiteto!"

Nessa apresentação, os diferentes "tipos" de arquitetos serão examinados. Veremos o que faz cada um, onde se situa no organograma e quais são as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que o profissional precisa ter para cada posição.

Também mostraremos sugestões de "plano de carreira" para Arquitetos e propostas de estruturação de áreas de arquitetura nas organizações.

17:40 às 18:30 Business Value: Na prática, o que é o valor para o cliente?
Jennifer Sousa Freitas / Andre Bueno

Como realizar uma entrega com valor? Muito se fala sobre o valor de negócio, com conceitos que vão desde o quantitativo até o abstrato. Mas como mensurá-lo? Todo agilista diz que entrega valor ao cliente, mas nunca demonstra isso. Pretendemos demonstrar, na prática, o que é o valor de negócio do ponto de vista do cliente/empreendedor. Assim usaremos de exemplos vividos no dia-a-dia de projetos para mostrar a relação de riscos do projeto com seu valor de negócio, seja ele estimado ou apurado. Para isso, resgataremos conceitos da administração de empresas, gestão financeira e gestão de projetos, para exibir exemplos de cálculos para o valor de negócio e exemplos de definição de prioridades.

Business Thinking: canvas e cards como ferramenta para negócios inovadores.
Clarissa Sóter

Nesse encontro, apresentaremos nossa ferramenta Business Thinking, composta por um conjunto de canvas e cards especialmente desenvolvido para liderar o caminho de pesquisa, ideação e construção de negócios inovadores. Uma ferramenta de linguagem acessível, gamificada, ágil, estruturada por métodos do pensamento de design e que pode ser aplicada por empreendedores de diversas áreas, tanto para produtos quanto para serviços.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 17 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios (AN), Product Owners (PO), Analistas de Requisitos, Analistas de Sistemas, Gerentes, Arquitetos de Solução e Negócio, Empreendedores e Desenvolvedores.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Ale Uehara
Ale Uehara
MJV Consultoria Tecnologia & Inovação
Andre Bueno
Andre Bueno
Banco do Brasil
Atila Belloquim
Atila Belloquim
Gnosis IT Knowledge Solutions
Clarissa Sóter
Clarissa Sóter
Design Thinking Canvas Project
Eleonora Mota Diniz
Eleonora Mota Diniz
Dr. Métricas
Fabrício Laguna
Fabrício Laguna
Gigante Consultoria Empresarial Ltda
Jennifer Sousa Freitas
Jennifer Sousa Freitas
Resource IT Solutions
Luciana Nunes
Luciana Nunes
ThoughtWorks
Rafael Besen
Rafael Besen
Geek Hunter

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial