TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design UX Design é um grande guarda-chuva que deve ser aberto e apresentado a todos!

Nessa trilha será apresentado diferentes aspectos sobre a Experiência do Usuário. Principalmente para apresentações voltadas a interdisciplinaridade, apresentando elementos de psicologia, design, pesquisas, usabilidade, acessibilidade, visualização de informação, arquitetura de informação e desenvolvimento.

A experiência do usuário é muito mais do que apenas a criação de uma interface bonita e esses pontos, que fazem parte do guarda-chuva da experiência do usuário, devem ser apresentados.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 ROI de UX: Como UX influência o retorno de investimento de um negócio?
Guilherme Gonzalez

A Experiência do Usuário tem uma longa história como fator determinante sobre o sucesso de negócios, mas como podemos explicar isso de forma clara para aqueles que precisam justificar as mudanças e soluções propostas para a diretoria de uma empresa não-digital? A proposta dessa palestra é apontar diversos casos e estatísticas comprovadas onde a UX trouxe até 4x mais retorno do que o esperado, apenas por seguir processos e otimizar negócios partindo das pessoas.

UX Research: engajando stakeholders num ambiente ágil
Leticia Ratkiewicz

Aprendizados sobre a importância de criar uma cultura de pesquisa com usuários que não bloqueia o processo ágil. Exemplos de como criar um escopo de pesquisa e documentar o essencial dentro do modelo ágil. A diferença entre objetivos de pesquisa: o que deve ser feito na sprint e o que pode ser feito em paralelo ao desenvolvimento do produto. Como vender a importância e manter os stakeholders engajados através das descobertas e validações que o UX Research proporciona, apresentando descobertas gerando valor com o resultado da pesquisa.

11:10 às 12:00 UX do Fracasso | Como um design ruim influencia na experiência do usuário
Denis Augusto Piaia

Em um mundo onde o usuário esta no controle de tudo é importante que os produtos que estão ao seu redor estejam preparados para atende-lo da melhor forma. Porém não é bem assim, muitas interações entre usuários e produtos são falhas e causam uma péssima experiência de uso. Nessa palestra vamos mergulhar no mundo automotivo e entender o motivos que fazem os usuários falharem ao executar tarefas que deveriam ser relativamente fáceis de execução.

Ajudando quem não sabe programar a criar expressões programáticas através de interface
Priscila Alcântara

Criar expressões lógicas, variáveis e condicionais podem ajudar pessoas de diversas áreas de atuação a tornar suas vidas melhores. No caso de quem vem da área de saúde, por exemplo, criar laudos médicos e outros documentos poderia ser uma atividade mais simples se fosse automatizada. Como ajudar quem não tem background de informática a fazer isso através de uma interface mais amigável do que uma série de linhas de comando? Esta apresentação visa demonstrar como uma equipe de design tornou isso possível utilizando técnicas de experiência do usuário.

12:10 às 13:00 Um diário de uso continuado pelo Whatsapp
Rafaela Vilela Calheiros

Um dos principais desafios em adotar práticas onde o usuário é colocado no centro, é conseguir a profundidade necessária para chegar à empatia sem levar dois anos de pesquisa pra isso. É aí que o Whatsapp entra. Nessa apresentação, vou compartilhar como foi minha experiência utilizando essa ferramenta como instrumento de pesquisa.

One Click Buy - Refletindo sobre a UX
Augusto Pellizzaro

19 de setembro de 2017, marca o dia em que uma das patentes mais valiosas para vendas virtuais foi oficialmente liberada, a função one click buy, criada e patenteada pela Amazon, tem como principal objetivo finalizar uma compra com apenas um clique, armazenando previamente as informações necessárias para uma compra, reduzindo todo o atrito do checkout de uma loja para apenas um botão. A ideia desta palestra é expor os pontos positivos e negativos desta função disponível tão recentemente, analisando como ela é aplicada hoje em dia pelos grande e-commerces e trazendo uma visão de ux sobre como tornar a experiência para o usuário mais justa e evitar frustrações.

UAx: o surgimento de um novo papel
Michele Tatiana Schell

Apesar de o mercado de UX trazer, tradicionalmente, profissionais oriundos das áreas Design e/ou Tecnologia, percebe-se uma mudança nesse cenário. A interdisciplinaridade que a Experiência do Usuário proporciona acaba por abrir portas a novos atores, como o UAx. Aqui, visamos frisar os novos papeis dos Redatores Técnicos (oriundos da área das Letras), agora User Assistance Developers, em ambientes de desenvolvimento cada mais mais preocupados com o bem-estar do usuário.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Das relações entre música e UX: Dinâmica
Ricardo Couto

A dinâmica, para a música, refere-se à intensidade que um trecho musical ou nota deve ser tocada. Ao falarmos de experiências, é comum falarmos sobre interfaces, interações, expectativas e satisfação do usuário ou mesmo em conceitos mais complexos como o flow. E é comum nos esquecermos que durante o fluxo de uso ou experiência não podemos estar o tempo todo na intensidade máxima. Isso causaria uma sobrecarga informacional ou, no mínimo, um esgotamento prematuro do usuário na sua experiência com o produto. Aí entra o conceito de dinâmica, emprestado da música, diretamente para projetos de UX.

UX, everytime, everywhere - A importância da experiência do usuário a todo o momento e em todo o lugar.
Ubiratan Silva

Palestra sobre a importância da experiência de uso de um produto/serviço que acontece de forma global, a todo o momento e em todo o lugar. Aspectos humanos, da tecnologia envolvida e da mobilidade que influenciam o projeto de produtos/serviços digitais.

15:10 às 16:00 Adequando o UX a maturidade da Startup
Mariana Vidal

A maturidade de cada startup determina quais processos devem ser adotados, o profissional de UX deve ter a empatia e o conhecimento para reconhecer cada estágio e adotar a melhor abordagem. Com cases de mercado essa palestra tenta ajudar a como identificar quais as melhores ferramentas e metodologias a serem aplicadas conforme o estágio de amadurecimento de startups, trazendo uma ponte entre mercado e a teoria.

Segurança vs UX: Qual relação do usuário com a segurança do sistema?
Rafael Burity

Quando trabalhamos com usabilidade em sistemas complexos e de atuação crítica como de defesa, com mísseis e armamento, de controle de tráfego aéreo, ou até mesmo logística é muito importante garantir a segurança da aplicação e do processo realizado pelo usuário, tanto com base nas normas e regras de negócio quanto no facilidade de uso e prevenção de erros do usuário.

Como trabalhar com essas "limitações" e lidar com requisitos, por vezes, tão restritivos? E Qual o papel do UX em times de desenvolvimento e engenharia?

Como manter o sistema seguro e ao mesmo tempo oferecer a melhor experiência ao usuário que muitas vezes não tem outra opção?

Ética na pesquisa de UX: quando os achados comprometem os usuários
Rafaela de Souza da Silva

Muito se discute sobre o compartilhamento de dados e as decisões que tomamos a partir deles. Os dados vem através de sensores, monitoramento, compartilhamento, mas também através de pesquisa de UX design. O UX designer tem um papel decisório sobre o destino destas informações e principalmente, decisões de design e de negócio que afetam não apenas seus usuários, mas todas as pessoas envolvidas com o produto/serviço. Alguns cases reais com dilemas éticos são trazidos para trazer esta discussão junto com os aprendizados coletados ao lidar com eles.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 As boas experiências das más experiências
Caio Calado

Todos os dias, ao fazer as nossas coisas do dia-a-dia, vivenciamos boas e más experiências. Desde quando acordamos até quando vamos dormir, estamos lidando com experiências com o mundo e serviços. Por exemplo, acordar no horário certo para ir para o trabalho certamente é uma ótima experiência, porém acordar no horário certo, mas no dia errado é uma boa experiência?

Nesta apresentação, vamos conversar sobre cases reais onde empresas se beneficiam e conseguem transformar as más experiências em boas experiências e algumas dicas de como podemos projetar para tal situações.

Design Operations (DesOps) - mapear o trabalho de design empoderando o mindset e os objetivos das DevOps.
Emiliano Chinchelli

Gargalos no processo de entregas incrementais. Nós todos estivemos lá. A frustração de esperar por artefatos de design, realocar recursos e pedir que equipes insatisfeitas trabalhem horas extras para recuperar o atraso. Sem mencionar as conversas desajeitadas com as partes interessadas, à medida que as expectativas conflitam e os prazos se aproximam. Onde o design é uma entidade isolada e a entrega da experiencia estagna, o impacto comercial e cultural em toda a organização pode ser prejudicial. Os atrasos colocam em risco a entrega do produto digital, causam atritos entre as equipes e, em última análise, dificultam que as empresas mantenham uma vantagem competitiva.

17:40 às 18:30 Projetando experiências de Impacto auto-sustentáveis
Tathiana Sanches Tavares Silva

O mundo vem enfrentando muitos problemas, e por isso a ONU estabeleceu as 17 ODS para até 2030, visando melhorar a vida das pessoas. Diante disso tudo surgiu-se um novo setor que une a proposta auto sustentável das empresas, e o fator filantrópico das organizações sem fins lucrativo, sendo chamados de negócios sociais Com isso surgiu a demanda por experiências de impacto auto-sustentáveis, que tragam lucro, impacto social e boa experiência para o usuário. Nessa palestra será apresentada formas de iniciar um projeto de impacto social.

O que esperar quando UX não é envolvido nas decisões de um app: case de (in)sucesso
Rafael Xavier

Case de insucesso de um app audiovisual onde as propostas de melhoria em UX não foram encaradas como estratégia de produto em troca de decisões top-down do cliente que resultaram em uma experiência ruim ao usuário e avaliações negativas. Apesar de time estar bem embasado em pesquisas com usuários e propondo novas tecnologias viáveis ao projeto, o cliente ignorou os fatos e decidiu por conta própria publicar um app onde 67% das reclamações poderiam ter sido evitadas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa disposta a observar o projeto ou produto por outro ângulo de visão.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Augusto Pellizzaro
Augusto Pellizzaro
Isobar IWS Brazil
Denis Augusto Piaia
Denis Augusto Piaia
Superlógica Tecnologias
Rafael Burity
Rafael Burity
Atech S.A | Embraer Group
Ricardo Couto
Ricardo Couto
Semantics
Ubiratan Silva
Ubiratan Silva
EW Comunicação e Cultura e La República

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial