TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Uma novo mundo de agilidade se abre através das Transformações Digitais

A Agilidade já é mainstream. Grandes empresas, instituições centenárias já se rendem aos ganhos propiciados pela Agilidade em suas áreas de TI. Agora enfrentamos um novo desafio: como incluir toda a empresa em um ideal de valor agregado, ciclos curtos de feedback e facilitação da comunicação?

Como lidar com o novo desafio que surge nesta década: a Transformação Digital. Nessa trilha vamos trazer profissionais com vasto background em Agilidade e experiência das trincheiras sobre Transformação Digital

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Contra fatos não há argumentos - Tomando decisões de projetos sem achismo
André Suman Pereira

Lead Time, throughput e CFD! Vamos direto ao ponto, mostrando como você pode melhorar suas decisões de projetos, com base no que acontece de fato! Sem achismos, estimativas ou adivinhação.

Los 3 amigos: Como descentralizar a informação unindo os papéis?
Luciana Montenegro / Wagner Palacio Pessoa

A técnica "los 3 amigos" consiste em unir pessoas de papéis diferentes para a solução do mesmo problema, evitando assim o gargalo de informações. Um dos grandes desafios dos métodos ágeis é o entendimento do time sobre uma feature/story. Quando o conhecimento é compartilhado muitos problemas são minimizados e benefícios são garantidos. Nessa palestra vamos apresentar algumas vantagens e exemplos da aplicação da técnica "los 3 amigos" no ambiente de desenvolvimento ágil.

11:10 às 12:00 A essência em comum nas diferentes práticas ágeis e lean que você pode aplicar agora
Thiago Torricelly

Há 23 anos quando o Scrum foi criado nós não sabíamos muito sobre as "leis" de gestão de desenvolvimento que geravam mais resultados em nossa forma de trabalho. Custo do atraso, por quê gerenciar o WIP é tão importante, o valor de ter gestão visual não era amplamente conhecido. Kanban como alternativa ao time-box não existia. Depois de buscar e praticar em diferentes abordagens ágeis e lean, percebi que existe uma essência em comum que é chave entre os diferentes frameworks, metodologias, métodos, etc. Esta apresentação mostra as práticas chave mais úteis em vez de passar por uma grande curva de aprendizado adotando um framework!

ScrumOps - Scrum e Devops trabalhando juntos na verdadeira transformação das empresas.
Fabio Fioratti Azevedo / Tancredo Inomata

Como evitar que a Transformação Digital seja um produto vendido como "plugin play"? Quebrar cilos, sair do status quo, são desafisos que nós profissionais que atuamos com Agile precisamos enfrentar. Como o Scrum o framework ágil mais utilizado no mundo e a cultura Devops podem trabalhar juntas, com uma visão holistíca, abrangendo a empresa de ponta a ponta. Quer saber mais sobre Scrum e Devops trabalhando juntos, venha com a gente!

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Voadora na Pleura Central da Peridural ? Como não dar Feedback
Márcia Gomes / Ari Amaral

Define-se como voadora na pleura central da peridural, o golpe dado com a perna na região localizada na caixa torácica e que de tão bem localizado é capaz de derrubar ou machucar bastante o receptor. E é sobre isto que vamos falar! Não sobre o golpe em si, mas sobre feedbacks que deixam o receptor sem ação ou que o derrubam de um jeito que o mesmo fica impossibilitado de levantar e seguir em frente? será que essa é realmente a melhor estratégia? Será que muitas vezes agimos assim e nem percebemos? Que impactos este golpe pode trazer para a saúde do receptor? Discutiremos estes e outros aspectos sobre feedback nesta palestra, pois é preciso valorizar indivíduos e interações. Preparem-se!

Times de alta performance: como acelerar o desenvolvimento e engajar seu time na busca por bons resultados
Suzyanne de Oliveira Queiroz

Vamos mostrar os resultados efetivos de técnicas e dinâmicas aplicadas em times ágeis que aceleraram a transição entre as fases do modelo de Bruce Tuckman que um time possivelmente passa antes de atingir a alta performance. Ele propôs 4 estágios básicos para reconhecer os padrões comportamentais de um equipe: Forming, Storming, Norming e Performing. Atualmente, o desafio de algumas empresas está em construir times efetivos e fazê-los performar de forma ágil.Saiba como os estágios de podem ser úteis como base para identificar e entender as causas das mudanças nos comportamentos de uma equipe, e conheça dinâmicas que podem ajudar equipes a maximizar seus processos e sua produtividade.

14:10 às 15:00 Os 3 desafios em se tornar um time ágil que realiza práticas ágeis
Caren Moraes Nichele

Muitas empresas estão aderindo ao modelo ágil, mas muitas vezes durante o processo de transformação ágil as práticas ágeis de desenvolvimento são esquecidas. Ser um time de produto de software ágil abrange 3 pilares: 1) aproximação com a área de negócio, 2) utilização de uma metodologia ágil, e 3) seguir a cultura DevOps (que significa: adotar práticas ágeis de desenvolvimento/teste de software para conseguir realizar as entregas de maneira ágil, contínua e com qualidade). Nesta apresentação serão abordados os 3 principais desafios em fazer um time de desenvolvimento de software aderir as práticas ágeis de CI/CD e sugestões de como endereçar estes desafios.

Onboarding Técnico: Integrando pessoas em times de desenvolvimento Ágil de forma efetiva.
Gabriel Barreto / Camilla Falconi Crispim

É normal que pessoas mudem de projetos e a carga do onboarding fique por conta e sobrecarregue pessoas específicas do time. Para quem está entrando também pode ser complicado quando se tem dezenas de documentos e processos para ler, e pouco tempo para fazer isso, além da ansiedade de ser efetiva nesse primeiro momento. Algumas práticas de desenvolvimento ágeis, como a Programação em pares e TDD ajudam nessa integração, mas podem não ser suficientes. Falaremos sobre as dificuldades de integrar pessoas desenvolvedoras em times de desenvolvimento, e como um time pode fomentar oportunidades de aprendizado além do processo atual, que tornem o onboarding técnico de pessoas novas mais efetivo.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Big Bang e Agile: é possível que essa união funcione?
Andre Nascimento

Pare e reflita, como agilista você consideraria transformar toda uma organização ou área de uma só vez? Você consideraria realizar um piloto com mais de 100 pessoas como ponto de partida? E mover 1000 pessoas em mais de 5 andares de um edifício em um mês?

É, parece caótico, não? Mas as vezes é a melhor forma de fazer !!!

Como agilistas somos adeptos do mindset de inspeção e adaptação. E nossa forma de pensar, nosso DNA, começar pequeno, iterar e crescer de forma orgânica. E é como temos visto a boa parte das empresas fazendo. Mas e se pequeno significar 70+ equipes com disciplina e práticas básicas que bastam a cultura e ajudam a desenvolver? E se isso pudesse funcionar?

16:40 às 17:30 Keep Talking and Nobody Explodes: Trabalhando a Comunicação com o PO e o Time
Rafael Targino / Rafaela da Fonseca Sampaio

Você está segurando uma bomba em suas mãos e só tem 5 minutos para desarmá-la. Você não faz parte de nenhum esquadrão antibomba, porém tem a seu dispor, um time de especialistas que possuem os manuais de desarmamento de todas as bombas do mundo. A única coisa que vocês precisam fazer é se comunicar bem, para que todos os módulos sejam desarmados e ninguém saia ferido!

Nesta dinâmica, iremos rodar uma partida do jogo Keep Talking and Nobody Explodes com a plateia e depois iremos discutir sobre alguns aspectos de comunicação (bons e ruins), que são tão importantes na conversação entre o PO e o Time, para um bom entendimento do negócio que estamos desenvolvendo.

O que acontece quando limitamos o WIP (Work In Progress)?
Maria Claudia Provinciatto

Com base em um case real, apresentarei problemas que ocorrem quando não limitamos a quantidade de trabalho em andamento em um Kanban e quais são os benefícios de colocarmos este limite. Também vamos entender quais princípios ágeis e lean estão relacionados a essa ação.

17:40 às 18:30 Gestão Ágil 4.0 - Como Transformar e Sustentar a Cultura Ágil nas Organizações
Andy Barbosa

A Transformação Ágil é uma abrangente e significativa mudança organizacional guiada, motivada pela adoção e exercício de inúmeras práticas e comportamentos, que renovam hábitos e processos, quebram paradigmas, reconfiguram os modelos de gestão, liderança e relacionamento, impactando nas pessoas, processos, estruturas, cultura, clientes e estratégias do negócio.

Nesta sessão, quero apresentar como é possível transformar e sustentar a cultura ágil nas organizações, por meio da Gestão Ágil 4.0, a qual atua em 5 dimensões: estratégia corporativa; processos e métodos; cultura e comportamentos; liderança; pessoas e relações.

Usando o Retrô Poker
Luiz Rodrigues / Samuel Cavalcante

Como você escolhe as retrospectivas para o seu time? Neste bate papo pretendo apresentar o Retrô Poker para auxiliar você a entender o contexto atual do seu time e escolher a retrospectiva que mais se aproxime deste cenário.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gestores, líderes, Coachs, desenvolvedores e membros de times de desenvolvimento de soluções


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andy Barbosa
Andy Barbosa
Desbravador Software
Ari Amaral
Ari Amaral
Universidade Ágil
Gabriel Barreto
Gabriel Barreto
Thoughtworks
Rafael Targino
Rafael Targino
GovernançaBrasil S/A

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial