TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Requisitos Ágeis Engenharia de requisitos para o mundo de projetos ágeis

A engenharia de requisitos tem mudado muito nos últimos anos e para alguns especialistas a engenharia de requisitos está morrendo.

Mas tenho a visão que ela está de modificando e se atualizando para atender os projetos dessa época.

E o que os profissionais das empresas estão fazendo e utilizando para elicitar os requisitos?

Quais são seus processos para transformar a necessidade do cliente em software?

Como são gerenciados esses requisitos?

Quais os novos métodos? Quais são as novas práticas.

<>É isso que esta trilha se destina, para compartilhar as melhores práticas e experiência de profissionais que atuam à frente da engenharia de requisitos e análise de negócios de suas empresas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Entregando valor através da prototipação funcional
Vinicius Carvalho de Souza

Cada vez mais buscamos maneiras e desenhamos estratégias para deixarmos nossos requisitos mais visuais para não necessitarmos documentações muito grande. A prototipação é uma ferramenta poderosa para fazermos isso. E os protótipos funcionais nos dão insumos para realizar essa representação com excelência. Irei demonstrar nessa palestra como a prototipação funcional para entregar o máximo de valor para seu cliente e passando eles como requisitos para seus desenvolvedores.

Histórias de Usuário: Como escrever a história perfeita?
Priscila Ribeiro Chagas

Na agilidade, é muito comum termos dúvidas do que é necessário para compôr uma boa história de usuário. O que eu devo usar? Como? Quando? Nesta palestra, vamos abordar algumas técnicas e perguntas-chave que devem ser feitas para contemplar uma boa história.

11:10 às 12:00 Event Storming para alinhamento e desenvolvimento de Business/Tecnologia
Matheus Caceres Silva

Alinhar business com tecnologia não é uma tarefa fácil. Entender o que os domain experts estão falando de algum problema ou desenvolvedores tentarem mostrar porque aquele software levará 2 meses para ser entregue, é um trabalho constante de comunicação e alinhamento. Até mesmo quando ambos os lados pensavam que estavam alinhados, a entrega do software pode não atender a solução dos problemas e o desperdício de esforço e dinheiro desmotiva os envolvidos. Por isso é essencial que ambos os lados virem um só e que falem a mesma língua.

Event Storming é um dinâmica divertida e funcional que alinha comunicação de ambas as partes, guiando no processo de entendimento do problema.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Capturando requisitos com Design Thinking
Marcelo Menezes Neves

Como você captura requisitos? Você ainda pergunta para o cliente o que ele deseja? O backlog tá crescendo demais com itens irrelevantes que acabam sendo descartados posteriormente? Eu te convido nessa palestra a entender como capturar requisitos ágeis com design thinking com um enfoque diferenciado. Nesta palestra vou te mostrar como utilizo o design thinking para resolver problemas de negócios do dia a dia.

Levantamento de requisitos de forma ágil e estruturando o roadmap em user story map
Rafael Lessa

Nesta palestra vou apresentar como estou trabalhando para capturar requisitos de forma ágil usando o design sprint no levantamento e depois estruturando o roadmap utilizando o User Story Mapping. O Design Sprint é utilizado em um curto espaço de tempo, ele é composto por algumas etapas para compreender os problemas a serem solucionados e enxergar novas possibilidades de melhorar o desenvolvimento do produto ou serviço.

14:10 às 15:00 Como fazer um pitch de sucesso.
Isabela Gayno / Aline Albuquerque Fonseca
Você teve uma grande idéia e precisa aprovar aquele budget. Mas agora chegou a hora de provar seu valor e captar investimentos para que sua ideia decole. A melhor maneira de fazer isso é com um pitch de grande impacto. Descubra como fazer uma apresentação que vai conquistar até aqueles investidores mais exigentes.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Utilizando BDD para análise de negócio e desenvolvimento de projetos
Allan Rett Ferreira

A palestra visa demonstrar como é feita a análise do analista de negócio utilizando o BDD - Behavior Driven Development.

Na apresentação serão demonstrados cenários de BDD desenvolvidos diretamente da necessidade do cliente, desde o levantamento de requisitos, validação dos requisitos, elaboração de documentação para o cliente e até acompanhamento do projeto durante a implementação.

Analistas, desenvolvedores e testadores interagem a todo momento durante o processo de desenvolvimento e a apresentação irá demonstrar como esses 3 perfis fazem essa interação com o BDD e como a comunicação entre todos os envolvidos é muito melhorada utilizando essa técnica.

User Story Maps & APF: O melhor de dois mundos
Daniel Assis Alfenas

Nós temos trabalhado com clientes com processos tradicionais, que exigem medições de escopo muito bem feitas sobre o que será feito. Por outro lado, eles tem sofrido com a pressão por mudanças do mercado e da sociedade, o que os leva a atender com cada vez mais agilidade. Mostraremos como, através do mapeamento de história de usuário e análise de pontos de função, ajudamos nossos clientes a extrair o melhor de ambos os mundos, e daremos dicas preciosas para que você possa fazer o mesmo na sua empresa.

16:40 às 17:30 Priorização: A regra do jogo
Andre Bueno

Como priorizar grandes projetos em seu portfólio envolvendo vários intervenientes ao mesmo tempo? E sem que vire um grande circo? Vamos ver um estudo de caso de uma empresa do mercado financeiro, onde ouvir mais 100.000 clientes e stakeholders virou um divertido jogo, e sem martírios.

17:40 às 18:30 Como a Infraestrutura pode responder aos Requisitos Ágeis do negócio?
Ana Maria Kniphoff

Com o advento da Transformação Digital e a preocupação das organizações com a antecipação das oportunidades de negócio impulsionadas pela Tecnologia, a adoção de metodologias ágeis se tornou inescapável. No entanto, há uma preocupação sólida com relação ao ciclo de desenvolvimento de software, mas ainda muitas dúvidas quanto à capacidade de atendimento da Infraestrutura - principalmente no modelo on premise - aos Requisitos Ágeis do negócio. Nesta apresentação abordo os principais desafios envolvidos, e as potenciais oportunidades de tornar a Infraestrutura mais aderente ao atendimento dos Requisitos Ágeis do negócio.

Histórias de usuários - Básico e além
Augusto Rückert

Entenda o que é uma história do usuário, seus usos e objetivos. Nessa apresentação vamos ver as características de uma boa história, como melhorar as histórias que você escreve hoje e como gerar conversa e colaboração.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Engenheiros de requisitos, analistas funcionais, analistas de negócios, engenheiros de requisitos e demais profissionais que atuam no levantamento da necessidade do cliente e transformando em software.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andre Bueno
Andre Bueno
Banco do Brasil
Rafael Lessa
Rafael Lessa
Softplan e Unisul

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial