TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Teste nunca é demais!

A Trilha irá apresentar, através de palestras, relatos de experiências, estudos de caso e aplicações de qualidade e teste em diferentes níveis, fase de processo, metodologia ou tamanho de empresa.

Atenção:

Teremos palestras técnicas e não técnicas. Consideramos palestras técnicas aquelas que envolvem desenvolvimento/programação de teste com alguma linguagem de programação

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Micro serviços alterando seu mindset de tester
Frederico Moreira
Vamos explorar alguns pontos relacionados a testes em uma arquitetura de micro serviços. Discutiremos o que é necessário alterar no nosso mindset de tester, quais são os novos desafios, mas também quais skills são mais relevantes. A importância de ter testes automatizados e uma cultura DevOps evoluída serão peças chaves desta apresentação.
11:10 às 12:00 5 ideias para melhorar os seus testes
Lindomar Reitz
Nas metodologias ágeis, um dos pontos mais importantes para manter um ciclo de entrega contínua em curto tempo com qualidade é a prática frequente de realizar testes, sejam eles automatizados, manuais ou exploratórios. Mesmo assim, não são raros os momentos em que os times encontram dificuldades para fazer os testes, que vão desde gerar ideias, ter uma boa testabilidade e até em como administrar uma grande suíte de testes. Essa talk tem como objetivo em apresentar 5 ideias do livro ?Fifty quick ideas to improve your tests? que podem ajudar o seu time a resolver alguns desses problemas.
Não 'D'test seus tests
Marcelo Pittigliani Adamatti
Esta apresentação visa mostrar como montar uma suite de testes que garanta qualidade com uma granularidade mais baixa e que não quebrem a cada refactoring. A aplicação usada é um orquestrador/API que iterage com dezena de interfaces, protocolos, módulos, componente e pode ser testada/executada na máquina no desenvolvedor ("oi, vc disse docker?")
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Garantindo a qualidade de sua infraestrutura
Melina Deraldo dos Santos / Fernanda Lanção Morais Martins
Teste unitário não é só para software. É e deve ser utilizada para infraestrutura também. Nessa palestra aprenda como aplicar alguns dos conceitos da pirâmide de testes dentro da sua infraestrutura. Vamos mostrar como aplicar tecnologias para criar testes unitários e funcionais para chef.
OpenSTF : Como montar e gerenciar uma "farm" para seus dispositivos Android
Ramses Jose Sacol de Almeida
Testar em vários dispositivos pode ser um problema se tem muitos colaboradores em diversos locais. Nessa palestrar irei falar sobre o OpenSTF, um MDM (mobile device manager) que auxilia em deixar todos os dispositivos androids em um local para acesso remoto aos mesmos e os desafios de montar um rack para manter seus dispositivos em um só local
14:10 às 15:00 Robotium+ Cucumber+ Gradle, misture com Spoon e execute testes em vários dispositivos mobile
João Clineu
Sabemos que a automação já é algo que está sendo bem procurada, em muitos lugares já está bem evoluída. Mas em um contexto mobile, o desafio ainda permanece, devido a quantidade de dispositivos existentes no mercado, principalmente quando se trata de desenvolvimento Android. Juntando algumas ferramentas como Robotium, Gradle, Cucumber e Spoon, automatizar testes Android está deixando de ser um desafio. Essa experiência foi feita em projetos aqui em Manaus em um instituto de Pesquisa e Desenvolvimento.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Testes Exploratórios não são sinônimo de bagunça!
Igor Abade V. Leite
Para muita gente teste exploratório é sinônimo de algo sem processo nem organização - apenas um pretexto para sair navegando pela aplicação e tentar achar algum erro. Nada mais longe da verdade! Venha ver nesta palestra como um simples plugin no Chrome pode ajudar a organizar seu processo de testes exploratórios, ajudando na coleta e registro de evidências.
16:40 às 17:30 Fishbowl
Fishbowl com o tema a ser definido inicialmente pelos coordenadores
17:40 às 18:30 Agregando valor aos testes com o Proxy Debugging
Samuel Lucas
Quando estamos trabalhando com qualidade, quanto mais detalhes e informações tivermos a respeito do software que estamos testando, melhor. Logs, retornos de serviços e informações adicionais são de suma importância tanto para o teste, quanto para o testador, que passa a entender melhor a arquitetura e funcionamento do sistema. Nesta palestra vamos conhecer o proxy debugging, e como podemos utilizá-lo como parte de nossa estratégia de testes.
CasperJS: Um novo amigo pra automatizar teste funcionais, ajudando a melhorar nossas entregas
Rodrigo Freitas
Sabemos que cada entrega é um ponto crucial na vida de um projeto, podendo fazer dele um sucesso ou um fracasso, isso também reflete em nossa carreira como devs, a cada dia temos que entregar mais e melhor, ou seja não basta apenas entregar temos que ter qualidade e o teste funcional nos ajuda a ter a garantia automática do resultado que o cliente efetivamente visualizará. Utilizando conceitos de MVPs e métodos ágeis isso fica ainda mais evidente pois a necessidade de entregas curtas e rápidas é ainda maior. Na TecSinapse o CasperJS tem nos ajudado a garantir uma boa qualidade validando exatamente da mesma forma que nossos clientes utilizarão.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

A Trilha de Teste se destina aos profissionais ligados a qualidade e teste de software nas empresas, estudantes e entusiastas da área.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO