TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 Gestão é tão importante que é uma loucura deixá-la apenas com um pessoa!

A velocidade e o dinamismo com que o mundo dos negócios muda, faz com que as organizações melhorem continuamente a forma de viver a gestão em seu dia-a-dia. Existem diferentes ideias acerca do que fazer com o assunto gestão. Muitos acham que a gestão é desnecessária e deve morrer dentro das organizações. Já outros acham que o papel do gestor que está com os dias contados. Na verdade, devido a complexidade dos cenários corporativos, é difícil determinar qual é a melhor alternativa.

Partindo da premissa que a gestão é importante e que existem uma séria de novos e complexos desafios aos gestores, essa trilha visa compilar diferentes ideias e experiências para explicar o que é e, como funciona a abordagem de Management 3.0.

Essa abordagem foi criada pelo holandês Jurgen Appelo por meio do livro homônimo. Management 3.0 vem se tornando uma importante ferramenta para compreensão e melhoria da gestão em diferentes empresas pelo mundo inteiro.

O ponto chave do sucesso de Management 3.0 são as técnicas e ideias que podem ser usadas para ajudar um gestor a energizar as pessoas, empoderar os times, alinhar as restrições organizações, desenvolver competências, crescer a estrutura empresarial e principalmente, melhorar continuamente o design da própria organização.

Haverão palestras bem dinâmicas, com bastante interação com o público e cheias de exemplos e reflexões para ajudar gestores/líderes a terem ferramentas para melhorar o dia-a-dia de suas organizações. Coordenação.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como desenvolver o protagonismo e autogestão de carreira
João Paulo Coutinho
No contexto atual, empresas e profissionais vivem um dilema quando o tema é planejamento de carreira. Historicamente as pessoas eram contratadas para desenvolver uma história nas organizações, saindo dos cargos mais elementares e chegando aos cargos de gestão. Hoje, com um ambiente mais complexo e dinâmico é um desafio desenvolver planos de carreira para cada indivíduo. Até nas empresas que lideram o ranking das melhores empresas para se trabalhar, o item plano de carreira está entre os itens com menor índice de satisfação. Nesta palestra, abordarei os conceitos de autogestão e protagonismo, apresentando de maneira didática como os conceitos de um planejamento de carreira pode gerar valor.
11:10 às 12:00 Retrospectivas como catalisadores da melhoria contínua
Guilherme Lacerda
A retrospectiva é uma prática extremamente rica, que ajuda no entendimento e na melhoria contínua dos times. Mas, intrinsecamente, esta prática é muito mais que isso. Venha discutir e conhecer as diferentes formas de trabalhá-la. Esta palestra já foi apresentada em eventos corporativos e no Agiles (Conferência Latino-Americana de Métodos Ágeis)
12:10 às 13:00 Quem é você? Desenhando seu mapa de trabalho com o business model you.
Daniel Wildt
Na hora de conhecer uma equipe e pensar em formas de evolução o Canvas Business Model You (BMY) pode ser útil para mapear quem ajudamos e como ajudamos. É uma forma de conhecer a equipe.
Lean Team Canvas para uma equipe de sucesso!
Luana Hohmann
Seja para iniciar, ajustar ou engajar um time, o Lean Team Canvas, baseado no Business Model Canvas, é uma ótima ferramenta que contribui no aumento de produtividade e alinhamento de metas e expectativas, ideal para formação de equipes de alta performance!
Torne-se dispensável de suas funções.
Ariel Pchara
Objetivo é apresentar ao público, um conceito de libertação de seus projetos. Como métrica de sucesso, demostrado pelo desprendimento de sua atividade gerencial ou técnica.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Não quero virar gerente! Implementando a tal da Carreira Y (MANAGEMENT)
André Carlucci
Se você quer oferecer ao seu melhor desenvolvedor um cargo de gerente: repense. Será que você está fazendo isso só porque é assim que isso é feito há muitos anos? Será que você não vai perder um excelente desenvolvedor para ganhar um péssimo gerente? A carreira técnica e a carreira de gestão são dois caminhos igualmente importantes, mas bem distintos. Venha conhecer quais os principais cargos de cada um e como traçar um caminho técnico para dar perspectiva e motivar ainda mais seus grandes talentos.
15:10 às 16:00 Os Primeiros Desafios de Um Agile Coach (e além)
Bruno Morelli Vargas
Sendo um Agile Coach de primeira viagem, meu objetivo com esta apresentação é compartilhar os primeiros desafios que tive na minha jornada, muito focado na motivação de coachees e clientes. Ainda, em "Além" quero compartilhar as minhas últimas experiências e fazer um pequeno comparativo com meu início, me levando a algumas lições aprendidas.
Como criar melhores times de desenvolvimento
Romeu Souza Mattos
Montar uma equipe de desenvolvimento não é uma tarefa fácil. Muitas empresas colocam a culpa no mercado e reclamam da dificuldade de encontrar bons profissionais, mas será que elas estão preparadas pra receber os profissionais que procuram? Encontrar a pessoa certa, construir e manter um time engajado é uma dificuldade tanto de empresas grandes, quanto das jovens startups. Nessa palestra faço algumas observações a respeito de cultura interna para criação de um bom time de desenvolvimento. Gestão, construção de carreira, externalização do time e motivação são alguns pontos que podem te ajudar a montar o seu Dream Team.
Entendendo a cultura organizacional para uma evolução
Leonardo Amarilho / Eduardo Diederichsen
Como a cultura organizacional influencia e afeta diretamente as pessoas de uma empresa, que nela trabalham. Nessa palestra vou mostrar a origem de alguns princípios da administração, que são aplicados ainda hoje e como está acontecendo essa mudança e evolução para o Management 3.0. Precisamos nos preocupar em criar e sustentar organizações que sejam capazes de lidar com a complexidade dos tempos atuais. Ao mesmo tempo, devemos equilibrar esse trabalho com uma forte liderança, para não esquecermos e deixarmos as pessoas de lado.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Ágil equilibrando o dia a dia de uma equipe
Ricardo Retamal
Durante muito tempo tive gerentes/gestores que controlavam o que eu fazia nas 8 horas de trabalho diárias e não conseguia extrair valor disso. Tampouco me encaixava. Quando passei a trabalhar com equipes ágeis, consegui colocar em prática coletivamente conceitos que acredito - todos presentes no manifesto ágil (http://www.manifestoagil.com.br). Colaboração, comunicação, transparência e atitude entre as pessoas de uma equipe são elementos fundamentais para uma relação de equilíbrio, em que pessoas e negócios se desenvolvem. Nesta palestra, compartilharei exemplos da minha experiência o longo desta jornada.
17:40 às 18:30 Transformando a organização através da Métrica da Felicidade
Vladson Fontes da Silva Freire
Recentes pesquisas revelaram que profissionais felizes produzem 12% a mais do que os profissionais infelizes. Tentando gerar este aumento de produtividade, iniciei a coleta da métrica da felicidade, mencionada no livre Scrum - a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo de Jeff Sutherland. O que eu não sabia era que a Métrica da Felicidade acabaria dando voz aos integrantes do time e geraria uma revolução dentro da organização. Nesta palestra eu vou compartilhar os resultados obtidos através da coleta deste indicador tanto na organização quanto na vida das pessoas da área de TI.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gestores, Coordenadores, Líderes, Coaches, Agilistas, Scrum Masters, Agentes de Mudança


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO