TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

A trilha DevOps tem como objetivo reunir os interessados no assunto DevOps.

Acreditamos que com o aumento do interesse no desenvolvimento de software e cultura Ágil no Brasil, falar sobre DevOps é uma necessidade, sendo assim, a trilha DevOpsDays vem preencher essa atual lacuna, reforçando assim a necessidade de fomentar essa importante cultura entre times e empresas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Docker, Jenkins e Gradle para tomar o controle de sua entrega
Humberto Streb
A adoção do Continuous Delivery é uma das ações para responder mais rapidamente às mudanças em um software e um dos pontos fundamentais dessa abordagem é a automação. Nessa apresentação veremos os passos utilizados para a construção de um processo de entrega contínua. Confira em detalhes a migração de uma aplicação legada, com um build feito pela IDE e sem gestão de dependências até um ambiente automatizado integrado com o controle de versão e dependências. Problemas que a automação resolve; Benefícios e armadilhas da integração contínua; Onde o Docker foi importante; Jenkins; Truques na configuração do Gradle; Controle de qualidade com SonarQube; Mudança cultural; Overview do projeto.
11:10 às 12:00 Gestão de ciclo de vida de banco de dados: Já passou da hora!
Igor Abade V. Leite
Apesar de todos os avanços que DevOps tem trazido para o mundo do desenvolvimento de sistemas, bancos de dados (em especial os RDBMS) têm ficado para trás. Ainda que haja ferramentas disponíveis para controle de versão e automação, poucas são as empresas que as usam. Venha conhecer algumas dessas ferramentas e estratégias que pode ajudar na gestão do ciclo de vida de seu banco de dados.
12:10 às 13:00 Monitoramento real-time com ELK
Waldemar Neto
Em tempos em que Dev e Infra trabalham juntos, ter uma maneira de coletar métricas, logs de serviço e infraestrutura, em um lugar só e em real-time é muito importante para viabilizar a tomada de decisões reativas. O ELK (Elasticsearch, Logstash e Kibana) trouxe uma nova forma de coletar e visualizar logs possibilitando o cruzamento de dados de inúmeros serviços. Nesta talk vamos entender cada um dos componentes dessa stack, como funcionam, como fazer o setup e como implantar nos seus projetos com o objetivo de tirar o maior proveito dos seus logs.
Métricas, métricas para todos os lados!
Hernandes Benevides de Sousa
Métricas são a parte mais importante do monitoramento de uma aplicação web - e a forma mais simples de garantir que sua proposta inicial de entrega de valor será cumprida. Aprenda como considerá-las desde o início do desenvolvimento e como equipes de operações e desenvolvimento podem colaborar juntas para melhor monitorar uma aplicação de maneira próativa.
Seu time quer "ser devops"?
Daniel Wildt
Será que o seu time é devops? Que perguntas podem ser feitas para guiar uma análise e pensar em ações de melhoria contínua para equipes de desenvolvimento que querem unir desenvolvimento + testes + operação.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Dissecando e entendendo pipelines de entrega de software
Guilherme Flores da Cunha da Motta
Nesta palestra vamos entender melhor os conceitos de uma pipeline de entrega de software. Os benefícios de se ter um servidor de integração contínua se difere de acordo com o nosso contexto e conhecimento prévio. Algumas etapas e estratégias ainda são pouco difundidas e o objetivo desta palestra é compartilhar uma visão geral e as etapas para aumentar o leque de ferramentas e conhecimentos dos participantes.
15:10 às 16:00 A importância do Teste Contínuo
Elias Nogueira
Teste Contínuo (Continuous Testing) é um dos fundamentos do Continuous Delivery mas muitos focam apenas em testes unitários e funcionais. Outros implementam de uma forma que não conseguem enxergar valor ou mesmo feedback rápido. Veremos em quantas partes do processo do Continuos Delivery podemos (e devemos) aplicar a automação de teste e como.
Blue-Green Deployment com Docker
Pedro Henrique Cavalheiro
Blue-Green Deployment é uma técnica robusta e segura, que consiste em manter dois ambientes de produção identicos rodando em paralelo (blue e green), alternando o tráfego entre eles, conforme a necessidade. Esta abordagem permite uma redução no downtime durante o deploy, com a segurança de rollback no caso de falhas, mas exige mais máquinas e um complexo sistema de orquestração. Nesta palestra, é demonstrado como realizar deploys sem downtime através do Docker, que torna o processo incrivelmente fácil e simplificado.
Monitoramento da infraestrutura para aplicac?o?es nas nuvens
Thais Moura de Freitas
Um dos problemas de aplicações nas nuvens é que o custo normalmente aumenta com o passar do tempo devido a maior utilização não planejada dos recursos de infraestrutura. Isso pode acontecer por necessidade do projeto, por má utilização dos recursos, ou por falta de conhecimento do comportamento da aplicação. Esta palestra tem como objetivo compartilhar um processo realizado em um projeto real para avaliar a utilização dos recursos com o objetivo de utilizá-los de forma mais otimizada de acordo com o comportamento da aplicação.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Infraestrutura como Código na AWS (DEVOPS)
Julio M Faerman
Um dos principais benefícios da nuvem, em conjunto com as ferramentas de DevOps, é obter as eficiências dos processos de software em operações de infraestrutura. Ao tratar a infraestrutura como código, obtemos melhorias em rastreabilidade, reprodutibilidade, segurança e muitos outros aspectos que são inviáveis em bare-metal ou mesmo em ambientes virtualizados. Nesta apresentação, mostraremos o conjunto de serviços que a Amazon Web Services ofereçe para o provisionamento, implantação e administração automática de ambientes computacionais e aplicações. Venha aprender como automatizar desde a atualização de versões até as operações mais complexas em seu ambiente.
17:40 às 18:30 DevOps Anti-Patterns
Fernando Ike de Oliveira
DevOps tornou-se uma buzzword tão amplo e difundido que cabe qualquer coisa, desde cursos LAMP (nada contra) a pós graduação. Vagas de DevOps Ninja, mas o dia-a-dia da empresa é o Go Horse. Então, esta palestra vai mostrar alguns Causos (exemplos) sobre o que não é DevOps ou Infraestrutura Ágil.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO