TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Education Estratégias de ensino em cursos de tecnologia para adequar as demandas de mercado e evolução tecnológica!

Nessa trilha serão apresentadas iniciativas de inovação no processo de ensino e formação de alunos dos cursos de tecnologias.

Também vamos mostrar como empresas podem ajudar nesse processo de aprendizagem!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Tem um Pikachu na Sala de Aula - Pokémon Go e as Novas Tecnologias na Educação (EDUCATION)
Heryk Slawski
Estamos cansados de saber que o aluno de hoje mudou, porém as aulas tradicionais dominam e o uso da tecnologia continua estagnado (?guarda esse celular, menino?). Nesta palestra irei mostrar como estamos revertendo esse quadro em algumas escolas e universidades junto com o Google for Education e diversas metodologias educacionais como: Design Thinking, Digital Storytelling, experiências significativas com mão na massa e muita diversão. Palestra destinada a educadores e qualquer pessoa que queira aprender novas técnicas para usar a tecnologia para engajar seus alunos, otimizar tempo e não se sentir um dinossauro.
11:10 às 12:00 Jogos na Educação, onde estamos errando?
Julio Matos
Através de uma experiência utilizando game design em sala de aula, pretendo apresentar os motivos pelos quais temos fracassado na tentativa de "encapsular" métodos de jogos para educação. Os jogos educacionais fracassam em serem interessantes e engajadores, sendo que, o uso de jogos em sala de aula não é aplicado dentro do contexto do conteúdo a ser explorado. Procurarei apresentar métodos para transformar esta experiência com jogos mais significativa para os alunos.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Gamificação, realidade aumentada, youtube o que isso tem a ver com educação?
Fernanda Travi
O que é Gamificação e como utiliza-lá para promover uma mudança de comportamento. Realidade aumentada só serve para jogar Pokémon? Como se aplica nas salas de aula? A ideia é mostrar como a tecnologia desperta o interesse e a atenção dos alunos e como algumas escolas estão utilizando ferramentas tecnológicas nos seus processos educativos e os resultados que vem obtendo.
14:10 às 15:00 A programação como recurso potencializador do ensino.
Ramon Dos Santos Lummertz
Essa palestra visa demostrar o processo de desenvolvimento e inquietações sobre a inclusão de TIC, por meio de programação em sala de aula. O projeto que começou como projeto voluntário tornou-se dissertação a nível de mestrado e agora projeto de extensão da ULBRA Torres. A palestra visa mostra como a inclusão de programação pode potencializar a matemática, ciência e o ensino de línguas.
Design Thinking na Educação: Como aplicar no contexto da Educação Infantil
Lívia Vasconcelos de Arruda Amorim
Baseada na oficina ?Design Thinking para Educadores? da IDEO, pretendo esboçar de forma prática a aplicação do Design Thinking no contexto da Educação Infantil, bem como resultados obtidos durante o processo.
Coach + Mentor + Instrutor + Orientador + Facilitador + Gestor = Que venha o novo professor!!
Guilherme Lacerda
Nesta mini-palestra, pretendo discutir qual o papel (ou papeis) que um professor do século XXI precisa assumir. Tenho observado, nos últimos anos, uma mudança de postura e perfil dos nossos alunos. Nas aulas, convivemos com diferentes realidades e necessidades, ainda com a exposição a tecnologia. A ideia é provocar uma reflexão sobre a atuação do professor neste momento que vivemos na educação. Será que estamos preparados?
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Robótica Livre nas escolas públicas do RS: a trajetória do Grupo ROBOED.
Suziane Toffoli
A criação e a trajetória do grupo de robótica ROBOED, que envolve mais de 50 escolas da região metropolitana de Porto Alegre e realiza a formação técnica e pedagógica dos professores.
16:40 às 17:30 O ensino de programação, robótica e automação, uma abordagem voltada ao desenvolvimento educacional e social
Vinícius Silveira Magnus / Herick Cardoso Mengue
Esta palestra visa a apresentação de uma proposta através da aplicação projeto de extensão Universitária, com o foco em de Programação, Robótica e Automação, onde o mesmo visa a capacitação de alunos e comunidade em geral para o uso de tecnologias vinculadas as essas áreas. Buscando sempre soluções tecnológicas para a resolução problemas da sociedade em geral que possa ser empregado a tecnologia proveniente da robótica e da automação.
17:40 às 18:30 Aprendizagem baseada em projetos: Uma experiência em sala de aula no processo de desenvolvimento de projetos de software
Guilherme Machado / Aline de Campos
Apresentar a adequação da Aprendizagem baseada em projetos (PBL) para a criação e compartilhamento do conhecimento (saberes, habilidades e competências) de um grupo de alunos do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre. A utilização da PBL serve como facilitadora para que estes alunos possam, conforme a ementa da cadeira denominada Projeto de Desenvolvimento, Simular uma experiência de participação em um projeto de desenvolvimento de software. Sendo assim, todos os objetivos e ações que compõem essa disciplina foram pensados ao encontro dos processos que se fazem presentes no mercado de desenvolvimento de software atualmente.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Alunos de tecnologia, professores, coordenadores de cursos e representantes de empresas de tecnologias.


Investimento

presencial:R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO