TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Banco de Dados Conheça os principais recursos de Banco de Dados Relacional agnóstico de fabricante

Um dia inteiro de conhecimento profundo em Banco de Dados Relacional, totalmente agnóstico de fabricante, possibilitando uma visão 360 graus e cross platform, com as palestras cobrindo os principais produtos existentes.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 RavenDB: um banco de dados NoSQL de segunda geração
Elemar Rodrigues Severo Junior
Nessa palestra apresento os fundamentos do RavenDB - um moderno e ágil banco de dados NoSQL de documentos. Passando rapidamente pelos aspectos elementares, avançaremos para discussões de temas avançados considerando modelagem de dados, benefícios e prejuízos e principais considerações para adoção. Prepare-se para uma seção com um bocado de exemplos práticos e respostas efetivas!
11:10 às 12:00 10 Dicas Para Otimizar o Código T-SQL
Rodrigo Crespi
Escrever códigos transact SQL pode ser uma tarefa complicada e algumas vezes caímos em pequenas armadilhas que deterioram a performance ou complicam o debug de problemas. Esta sessão apresentará 10 dicas de como melhorar o código T-SQL para que ele se comporte com melhor performance.
12:10 às 13:00 Window Functions Uma Feature Importante Pouco Utilizada
Tiago Crespi
Nesta seção vamos falar sobre Windows functions, feature que existe no SQL Server desde a versão 2008. Estas funções nos permitem agrupar os dados em porções e com isso realizar qualquer tipo de transformação neste grupo de dados. Além destes recursos estas funções nos permitem analisar não somente os dados sumarizados mas também seu detalhamento, o que torna este recurso muito útil para análise dos dados.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Otimizando seu Data Warehouse com SQL Server Columnstore Indexe
Rodrigo Fritsch / Bruno Feldman da Costa
Nessa sessão mostraremos o conceito e funcionamento do índices colunar usando como base o SQL Server 2014, o que motivou a nossa adoção desta tecnologia, os ganhos de desempenho obtidos e particularidades da sua manutenção.
15:10 às 16:00 Firebase e Realm, o NoSQL ganha força no Android
Ricardo Ogliari
O uso de banco de dados relacional nas aplicações Android é possível através da API nativa da plataforma, que visa minimizar o esforço no uso do SQLite. Porém, o cenário vem mudando ultimamente. O Firebase, um conjunto de serviços que ganhou bastante força depois do último Google IO e o Realm, um framework para persistência de dados disponível para diversas plataformas, são tecnologias presentes com frequência em novas aplicações Android e, ambas são NOSql. Sendo assim, essa palestra visa apresentar o uso do Firebase Database e do Realm para aplicações Android.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 TempDB, aprecie com moderação
Ricardo Leka
Provavelmente uma das mais frustrantes, menos entendidas e negligenciada bases de dados do SQL Server... vamos falar sobre o TempDB. Como podemos usá-la a nosso favor, melhorando o desempenho do SQL Server e das aplicações que usam o SQL.
17:40 às 18:30 Conheça o Debezium: uma plataforma distribuída para captura de dados (BANCO DE DADOS)
Edson Yanaga
Debezium é uma ferramenta open-source que captura todo o stream de eventos do seu banco de dados e o distribui para ser replicado em várias bases diferentes. Todos os itens do stream sempre são aplicados na mesma ordem, o que garante a consistência das suas bases separadas. Que tal ter um pedaço do seu banco de dados replicado remotamente? Ou ter uma réplica para consultas pesadas e outra para processar transações? Ou outra para análise? Venha saber como é fácil e simples fazer tudo isso com o Debezium.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Administradores de Banco de Dados, Desenvolvedores de Banco de Dados, Desenvolvedores de Software, Analistas de Sistemas, Consultores Independentes, Coordenadores de TI


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO