TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arduino e Makers Um trilha dedicada aos amantes de Arduino e suas criações!!

Esta é a trilha para o pessoal que gosta de desenvolver projetos no estilo Faça-você-mesmo, integrando Arduino, eletrônica, programação, sistemas embarcados, robótica e afins.

Venha aprender mais com projetos reais estilo Open Source, aproveitar o dia para networking e troca de conhecimento entre makers, estudantes, desenvolvedores e profissionais.

Se você já desenvolve ou deseja fazer projetos em cada, garagem, bancada, no trabalho ou escola, esta trilha é para você! Participe conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Pequeno guia de eletrônica essencial para makers
Helder da Rocha

Você sabe como funciona um divisor de tensão? Para que serve e como usar resistor de pull-up? E quando usar um transistor bipolar ou MOSFET? Você sabe gerar um sinal analógico verdadeiro a partir de PWM? Como controlar mais de 100 LEDs com um Arduino? A plataforma Arduino facilitou muito a criação de circuitos eletrônicos e transferiu grande parte da complexidade para o código, mas entender como funcionam e como calcular circuitos com resistores, capacitores, transistores ainda é importante, principalmente nos projetos mais interessantes. Esta palestra contém dicas e conhecimentos essenciais para quem já usa Arduino, mas não tem muita familiaridade com eletrônica básica.

Indagações sobre o caminho para uma impressora 3D de baixo custo
Saulo Caetano

Como é o processo de impressão 3D? Quais os principais modelos de impressoras 3D? Prós e contras de cada uma. Dá para construirmos uma impressora 3D com menos de R$ 1.000,00? Uma impressora 3D barata influencia na qualidade de impressão? Tentaremos responder a estas perguntas e muito mais, apresentando dicas para a construção de uma impressora 3D de baixo custo.

11:10 às 12:00 Desenvolvendo robôs para grandes competições
Bruno Nunes Silva

Serão apresentados os processos e as peças mais importantes levadas em consideração para o desenvolvimento de robôs de sucesso para grandes competições de robótica, dentre os mais diversos níveis. Na prática serão apresentados os passos e as etapas tomadas por duas equipes campeãs mundiais de robótica, na qual eu integro e lidero. Como é possível projetar e construir um grande robô inovador, para executar diversas tarefas e receber o feedback de inúmeros sensores, em apenas seis semanas?

Meu AP Inteligente, uma abordagem maker para automação residencial
Matias Schertel

A disrupção causada pelo advento da internet das coisas cada vez mais presente no dia a dia, objetos que antes eram 'burros' agora estão conectado e trabalhando junto para facilitar nossas vidas. Uma das vertentes mais visível para o usuário comum (eu, você, tios, avós e animais de estimação) é da automação residencial, onde casas inteligentes tornam-se assistentes pessoais automatizando os mais diversos tipos de tarefas. Nessa palestra veremos como utilizar algumas das soluções oferecidas pela comunidade maker para facilmente incrementar seu lar doce lar, para desde saber se você tem que levar aquele casaquinho ao sair pro trabalho de manhã, até chegar em casa com café fresco e quentinho.

Chimarrão com Arduino: garantindo a temperatura certa da água!
Renato Dutra Pereira Filho

A temperatura da água do chimarrão é fundamental ! Nem fria demais, nem quente demais. Como garantir? Usando Arduino é claro! Nesta apresentação serão abordadas as várias soluções que surgiram, quando um exemplo do cotidiano foi usado como um problema-desafio para ser solucionado com Arduino, pelos estudantes da disciplina de Controle de Processos Químicos da FURG - cidade do Rio Grande - RS. Além da montagens, circuitos, hardware e software, serão apresentados os resultados quantitativos quanto ao desempenho do sistema de controle automático de temperatura da água. Ninguém mais vai reclamar da temperatura da água do amargo mais querido e mais agregador!!

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Despertando o lado Maker
Fillipe da Silva Welausen / Priscila Welausen

Acreditamos que atualmente existe falta de sintonia entre professores e alunos . A sala de aula não pode ser tediosa, mas um lugar de desenvolvimento da criatividade e experimentação. Nesta palestra mostramos como plataformas Open Source como Arduino, Raspberry Pi, Impressão3D e outros materiais alternativos podem transformar a sala de aula em um ambiente mais receptivo à nova geração de alunos. Após a palestra, o público poderá interagir e brincar com alguns de nossos projetos.

14:10 às 15:00 Há vida além do Arduino: o conceito em outras plataformas
Gedeane Kenshima

O Arduino é uma das plataformas mais utilizadas para aplicações hobbistas. Muitas empresas tradicionais começaram a utilizar o conceito da plataforma para seus produtos. Nesta apresentação, será mostrado o conceito Arduino e sua popularização entre profissionais da área de eletrônica, outras plataformas com outros microcontroladores além dos que são utilizados no Arduino, para aplicações mais profissionais e suas principais vantagens sobre uma placa Arduino Uno. Plataformas como Freescale Freedom, Beaglebone, LinktOne, Particle Photon, entre outras são mostradas e comparadas com um Arduino.

Demonstração de Projetos com Arduino
Giovanni Comunello Junior

Demonstração de Projetos com Arduino

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como Publicar Dados de Sensores na Nuvem com o Módulo Wifi ESP8266
Jonathan Pablo de Oliveira

Os módulos com chip ESP8266 já se popularizaram por serem uma ótima alternativa para projetos de IoT (Internet das Coisas), pelo custo, tamanho, facilidade no uso e versatilidade, pois eles podem atuar, dentro de um mesmo ecossistema de projeto, com diferentes placas como Arduino, Raspberry Pi, BeagleBone, etc. Após a apresentação, o participante estará apto a escolher o modelo da placa que melhor se adapta ao seu projeto, a instalar o ambiente de desenvolvimento e, finalmente, a publicar dados de sensores na plataforma de nuvem thingspeak.com.

Arduino + Processing: utilização da linguagem Processing como interface para jogos e outras aplicações com Arduino.
Waldo Costa

A combinação do Arduino com Processing permite que projetos sejam criados rapidamente utilizando o Arduino como controlador de atuadores e sensores, enquanto que a interface gráfica é programada em Processing. Pela semelhança entre as linguagens, é muito fácil para um usuário de Arduino entender e criar programas ou interfaces em Processing, aumentando as possibilidades desde a criação de jogos interativos até a organização e visualização de dados capturados pelos sensores do controlador. Nesta palestra serão apresentados alguns exemplos desenvolvidos pelo palestrante, além de discutir as possibilidades e limitações desta combinação.

16:40 às 17:30 C3R - Makers no Transito!!! Convertendo um carro para elétrico com Arduino e Raspberry Pi.
Julio Boehl

O projeto C3R visa converter um veículo a gasolina para elétrico e estudar o seu comportamento nas ruas de Porto Alegre.

Coletar informações é crítico para este estudo!!

Arduinos, Raspberry Pi's e a ajuda da comunidade Maker estão permitindo que o projeto avance. A vários meses o veículo anda pelas ruas da cidade com a ajuda de vários Arduinos e 2 Raspberry Pi's, coletando dados e permitindo sua melhoria. Além da diversão!!!!!

E sem poluir.

17:40 às 18:30 PHP dentro da Internet das Coisas
ARTUR ZANINI

Como PHP dentro da IoT- Internet das Coisas. Vou apresentar soluções e implantações com o PHP, Arduino e Raspberry.

Pensamento computacional no contexto de projetos.
Karen Selbach Borges
Quando se fala em pensamento computacional a primeira coisa que nos vem em mente é programação de computadores. Entretanto, uma definição mais atual para o termo remete á idéia de competências para a resolução de problemas.Sob essa perspectiva, e considerando que os projetos maker, na sua maioria, se debruçam sob a criação de soluções através da aplicação de técnicas de engenharia, computação e design, então passa a fazer sentido falarmos sobre pensamento computacional aplicado em projetos maker. Pretende-se, então, apresentar como se dá a aplicação do pensamento computacional e  projetos de fabricação digital, com uma atenção especial para aplicações na área da educação.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma Arduino, do básico ao avançado e todos os fazedores que usam essa plataforma nos seus projetos!!


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.