TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium SEXTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Alavancando resultados com um modelo estruturado e exploratório de mudanças
Marcelo Menezes Neves

Para alavancar resultados de times e da inteira organização eu utilizo um modelo estruturado e exploratório para resolver problemas e promover mudanças.

Nessa palestra vou te mostrar que modelo é esse e como utilizá-lo na prática. Esse framework foi desenvolvido na PNL e adaptado por mim para ser utilizado no contexto de negócios.

Comunicacão efetiva em times ágeis
Karina Kohl

Agilidade é sobre comunicação e interação entre indivíduos. Nessa apresentação, vamos conversar um pouco sobre como a comunicação é definida, os fatores humanos, culturais e percepções de mundo que oferecem obstáculos para atingir um denominador comum entre emissor e receptor de informações. Para um Agile Coach, é essencial trabalhar com seus times para torná-los mais conscientes das suas responsabilidades no processo de comunicação e capazes de reconhecer e neutralizar filtros mentais que utilizamos: generalização, omissão e deleção.

11:10 às 12:00 Grit & Design Thinking
Michele Tatiana Schell

"Grit" é a palavra da vez na educação. Conforme Angela Duckworth, ela pode ser definida como "perseverança e paixão por objetivos em longo prazo", vontade e coragem de percorrer um longo caminho para que se obtenha um resultado. É uma habilidade não-cognitiva que, ainda de acordo com a pesquisadora, é maior indicadora de sucesso e felicidade do que QI ou talento. Faltam, pois, algumas estruturas ou instruções de como alcançar tal "estado de ser", afinal, a escola e a empresa engessam o indivíduo de tal forma que o desmotivam. Traçamos aqui alguns paralelos do mindset de grit com a aprendizagem/aplicação de DT e uma possível metodologia desenvolvedora de um "grittier DT" para a educação.

Design norteado pela empatia
Arthur Della Giustina

Como a empatia esta diretamente relacionada com o design? Qual a melhor forma de entender e sentir as necessidades e dores dos nossos clientes? E como isso pode favorecer na qualidade dos nossos trabalhos.

Migrar para uma visão mais humana, mais conectada e de certa forma mais simples nos coloca diretamente com um dos propósito por trás do design thinking: Pessoas.

Design yourself: Personal marketing and how to create great experiences
Giullia Gomes

On tinder, people are worried about using the right pictures, the right bio, to get the right swipe. And to create this experience, people transform into designers. Looking for great interface (visual), great UX (bio) and wanting, always, custumer succes. Tinder became the most rentable app in the world, transforming people into designers of their own. Our lifes and carreers works like tinder. And if you don't create the best and right thinking, the right experience and all of the other "rights", you may be "left". This is how to design your own life, using 3 tinder steps.

12:10 às 13:00 Quais Metodologias podemos utilizar para Gerenciar Projetos?
Annelise Gripp

A palestra tem como objetivo trazer ao público modelos utilizados no mercado para gerenciar projetos, quais as diferenças entre esses modelos e como usá-los de acordo com a necessidade de negócio do produto. Vale a pena conhecer!

13:10 às 14:00 Microserviços orientados a eventos: A evolução!
Rodrigo Abreu / Danielle Netto

Qual a melhor abordagem para arquitetar soluções que usam microserviços? Como a maioria das coisas em desenvolvimento de software (e na vida), isto depende dos requerimentos! Hoje existe uma noção que microserviços significam REST, mas isto não é necessariamente verdade. Combinar microserviços e orientação a eventos é uma abordagem que muitas vezes cria soluções mais robustas e simples.

Nós vamos cobrir nesta sessão quais são os aspectos relevantes para arquitetura de microserviços e como funciona a poderosa combinação de microserviços e orientação a eventos. Vamos ver as formas de comunicação entre microserviços, como cada uma afeta a solução e também como a nuvem muda este cenário.

14:10 às 15:00 Garantindo a qualidade da sua API Rest com Behave
Alex Sandro Garzão / Yuri Zamboni PInheiro

Garantir a qualidade de uma API pode não ser algo trivial. Testes comportamentais podem auxiliar nisso, mas nem sempre são facilmente implementáveis. Agora imagine poder utilizar uma linguagem de alto nível, próxima a natural, em Português, para poder realizar estes testes? Isso tudo utilizando ferramentas open source? Nesta palestra vamos abordar como utilizamos o Behave para testar uma API Rest, trazendo os pontos positivos, dificuldades encontradas e as soluções adotadas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Abemus Kotlin. Mas e daí? Usando a nova linguagem oficial para Android em um app com milhões de downloads
Pablo Baldez

O Google I/O de 2017 apresentou algo surpreendente para muitos: Kotlin como linguagem oficial para desenvolvimento Android. Vou compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido com mais de um ano utilizando Kotlin para o desenvolvimento de um app com milhões de downloads e como integramos código legado com código escrito em outra linguagem. Farei também uma breve introdução ao Kotlin, suas vantagens e desvantagens quando comparado ao Java e qual o suporte que a comunidade e o Google têm dado para os desenvolvedores.

Produtividade Ninja no Android Studio
Ramon Ribeiro Rabello

Nessa talk irei mostrar várias features da mais nova versão do Android Studio 3.0 e como usufruir de boas práticas, técnicas e ferramentas na IDE para aumentar ainda mais sua produtividade em seu ambiente de trabalho para se tornar um ninja em Android! Você nunca ouviu falar de scope-based selection? Live Templates? Multi-cursor edition? Então esta palestra é para você! :)

16:40 às 17:30 Demystifying Cloud Foundry: What, How and Why
Lucas Rosa Cruz Reginato
Cloud Foundry is the industry standard open source cloud application platform used by engineers to develop and deploy cloud applications. Cloud Foundry helps you to automate, scale out and manage cloud applications throughout their lifecycle. The applications can be written in any language and are easily deployed in containers on multiple cloud infrastructures. Today we have a few Cloud Foundry platforms and it is easy to install, configure and start using them. This session will present what is Cloud Foundry and what can be achieved with it, how to configure a cloud foundry instance in our laptop using Pivotal CloudFoundry and HPE Stackato solutions, and why more and more companies and engineers are using Cloud Foundry.
17:40 às 18:30 Quando é lançar antes?
Daniel Wildt

Reid Hoffman (Linkedin) diz que se não tivermos vergonha do lançamento de um produto, demoramos demais para lançar. Agora, o que é esperado em um primeiro lançamento? O que um produto deve fazer para ser um MVP (Minimum Viable Product) e que cuidados NÃO devemos ter neste processo?

Review, demo e apresentações, o que de fato importa para o seu produto?
Guilherme Flores da Cunha da Motta

Independente da metodologia de desenvolvimento de software, existe valor em apresentar o trabalho em andamento e o que foi entregue.

?..a apresentação do incremento destina-se a motivar e obter comentários e promover a colaboração.?

Baseado nisso, veremos os principais pontos a serem considerados nestas reuniões.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 240,00 /R$ 120,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.