TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Data Science Machine learning, analytics e insights a partir de dados

De Big a Small Data, se há dados, há oportunidades de se descobrir algo interessante.

Esta trilha busca contar histórias a partir de dados, abrangendo aplicações práticas que fazem uso de machine learning, mineração de dados e/ou matemática/estatística.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Data Driven Organizations: como este conceito afeta a carreira de DataScience
Junior Alves

Que conceito é esse analisado pela Forbes, pelo Gartrner, pela Harvard Business Review e pela MIT Sloan School of Management e como ele afeta a carreira de todos que trabalham com Data & Analytics, principalmente em DataScience.

Aplicações, técnicas e ferramentas para descoberta de conhecimento em textos
Aline de Campos

A área de Descoberta de Conhecimento em Textos (Knowledge Discovery in Texts - KDT) pode ser uma forma prática de levantamento de informações, associação de conceitos e construção de referências para fundamentação de projetos. A ideia desta palestra é apresentar os principais conceitos desta área, suas aplicações, vantagens e desvantagens, as etapas de pré-processamento, mineração, pós-processamento e análise, bem como técnicas e ferramentas para auxiliar nestes processos. Para ilustrar o método utiliza-se como prova de conceito um cenário de aplicação na construção inicial de referencial teórico para um projeto de pesquisa.

11:10 às 12:00 Mineração de processos em ação - da teoria a resolução de problemas em processos de negócios.
Alex Meincheim

Mineração de processos é uma disciplina relativamente recente que se posiciona entre a mineração de dados e gerenciamento de processos de negócios. Ela permite a observação da execução do processo com base em dados de eventos reais, e propõe métodos e ferramentas para fornecer agilidade aos diagnósticos, de modo a descobrir e gerar modelos de processos reais sem conhecimento a priori, verificar a conformidade de um modelo de processo teórico por meio do modelo descoberto; e aplicar e estender o modelo de processo por meio de informações de desempenho, gargalos, recursos e custos. Desta forma essa palestra tem como objetivo demonstrar o que mineração de processos e como aplica-la na prática.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Aplicando uma Camada de Ciência no Marketing Digital
Diego Rogério Ribeiro

A Ciência de Dados vem conquistando espaço em várias áreas de negócios, como uma evolução natural ao Business Intelligence. Ela encontra no Marketing Digital um ambiente perfeito e repleto de dados a serem analisados, uma vez que a promessa do Marketing Digital é a mensuração de todas as ações realizadas pelo usuário antes, durante e após a realização de uma ação desejada pela estratégia da campanha.

14:10 às 15:00 Machine Learning e Séries Temporais: Uma aplicação prática
Gabriel Sivieri / Juliana Cesaro

Em meio a tecnologias tão inovadoras, geralmente, pouco se fala sobre as aplicações práticas e seus resultados. Nesta apresentação, será discutido como o machine learning pode ser utilizado para previsões de séries temporais em casos reais, e como isso tem trazido resultados positivos para empresas do varejo. Além disso serão discutidos os principais desafios e metodologias empregadas para solucioná-los.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Data Scientist: os desafios e competências da "profissão mais sexy do século XXI"
Letícia Ange Pozza

Muito se fala sobre a necessidade de se ter mais cientistas de dados no Brasil (e no mundo) hoje. Cada vez mais vemos cursos aplicados, oportunidades de emprego e empresas construindo suas próprias equipes para coletar, armazenar, transformar e orientar decisões através dos dados. No papel, é tudo muito bonito, mas será que as empresas estão prontas para esses profissionais? E será que eles estão disponíveis no mercado? Na Cappra Data Science ajudamos a desenvolver a cultura analítica das empresas. Vou contar sobre uma pesquisa que conduzimos com mais de 300 profissionais no mercado, falando sobre os reais desafios de quem quer ser um cientista de dados hoje.

16:40 às 17:30 Data Science & IoT - Better Together.
Julio Boehl

IoT nos permite um nível de coleta de informações sem precedentes sobre praticamente tudo. De carros conectados a batimentos cardíacos, temos um volume e nível de detalhe que permite novos tipos de soluções nunca antes vistos.

Mas o potencial completo de IoT só é realizado quando podemos analisar a montanha de dados que são gerados constantemente.

Nesta apresentação veremos casos de uso de como enriquecer dados de IoT e como esta análise pode trazer valor. Os casos de uso incluem carros conectados e consumo de energia elétrica.

17:40 às 18:30 MS Excel e Visualização de Dados: Tornando a análise de dados acessível à todos os tipos de cliente
Guilherme Chagas

BigQuery consultado, MongoDB dominado. Dados adquiridos, limpos e validados. Gráficos prontos, análise entregue. E agora? Como manter todo o trabalho vivo quando não se tem sistemas próprios para isso? Como dar mais autonomia e poder para um cliente que tem pouco mais que o pacote Office instalado? Muitas vezes (Pareto, lembra?), o bom e velho Excel pode resolver. Quem sabe fazendo a ponte entre aquele CSV e o gráfico que vai salvar o dia. A ideia aqui é discutir algumas maneiras e dicas de como fazer isso.

Zero to Analytics: Cloudera e Elo
Mauro Augusto Sartin / Luiz Carrossoni Neto
Detalhamento da Transformação de Dados realizada pela Elo com a parceria da Cloudera, que transformaram o BI tradicional em uma plataforma Analítica de Dados em Tempo Real.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de negócios, ciência de dados, tecnologia, marketing, curiosos


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.