TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .NET Microsoft cada vez mais perto da comunidade

.NET é um Framework que proporciona um modelo de programação consistente e uma maneira compreensiva de se desenvolver aplicações visualmente fantásticas sem abrir mão da usabilidade, segurança e produtividade do desenvolvedor. Nesta trilha vamos falar sobre suas linguagens, recursos e ferramentas disponíveis trazendo todas as principais novidades do mundo .NET para que você volte para casa um profissional atualizado e pronto para fazer sua empresa crescer ainda mais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Lições aprendidas no código fonte do Roslyn
Elemar Rodrigues Severo Junior

Roslyn é o compilador do C# e do Visual Basic, open source, desenvolvido pela Microsoft. Trata-se de uma implementação moderna e de alta-performance com um bocado de ótimos padrões e práticas que podemos aprender e implementar em nossos códigos.

Nessa palestra, compartilho algumas lições práticas que aprendi com o código-fonte do Roslyn e o impacto que estes aprendizados trouxeram para meu código.

11:10 às 12:00 CQRS e DDD na prática com MediatR
Aline Noronha Favretto / Lenerson Velho Nunes

Uma arquitetura DDD juntamente com CQRS utilizando a biblioteca MediatR facilitando o desenvolvimento e melhorando sua manutenibilidade. Será apresentado um exemplo prático de desenvolvimento a fim de ilustrar suas vantagens e desvantagens.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Asp.Net Core 2.0 - Entenda por quê vale a pena
Gabriel Molter

Asp.net core parece novidade, mas já está se fala nele desde 2014, e muita coisa mudou para melhor de lá para cá. Nessa palestra irei abortas as principais features do Asp.Net Core 2.0, quais as melhorias em relação a versões anteriores e como fazer melhor uso dele. Você irá entender como a Microsoft está revolucionando a própria plataforma e por quê você devia entrar nesse barco.

Utilizando ASP.NET Core 2.0 e Docker
Newton Rocha

O Mundo .NET está mudando e precisamos nos atualizar, e o ASP.NET Core não só é uma ferramenta nova, como facilita o desenvolvimento alem de ser muito mais performático que as versões anteriores. Além disso hoje com os containers em voga, é importante utilizar uma ferramenta que seja capaz de ser utilizada com Docker, para aproveitarmos as novas infraestruturas e serviços que estão no Mercado. Nessa palestra eu mostrarei como utilizar essas 2 tecnologias em conjunto, e

14:10 às 15:00 Azure Service Bus: Aplicações escaláveis através de mensageria
Gabriel Schmitt Kohlrausch

Apresentar como o uso de mensageria pode ajudar uma aplicação a escalar. Para isso vamos um pouco além do Service Bus do Azure e vamos utilizar um framework (MassTransit) para auxiliar a comunicação com o Service Bus, bem como demonstrar como isso tudo se encaixa com DDD (Domain Driven Design).

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 F#: the state of the art .NET language
Marcelo Camargo

Conheceremos F#, uma das muitas linguagens que rodam sobre o CLR. Veremos quais suas utilidades e como ela pode ser útil em desenvolvimento rápido, seguro e consistente, além da interoperabilidade com outras linguagens desse maravilhoso ambiente.

Criando chatbots inteligentes com .NET, Bot Framework e o Cognitive Services
André Secco

Utilizando o Bot Framework e algumas APIs do Cognitive Services, iremos construir chatbots totalmente independentes e inteligentes capazes de compreender a linguagem natural, utilizada por nós no dia a dia. Venha entender como criar, conectar e disponibilizar seu bot em diversas plataformas, como Facebook Messenger, Skype e Telegram.

16:40 às 17:30 Arquiteturas Serverless no Azure
Thiago Fernandes Custódio

Serverless é a evolução do PaaS, nesta palestra pretendo demonstrar os benefícios deste estilo de arquitetura.

Agenda:

-Evolução da computação em nuvem; -Introdução ao conceito de Serverless; -Azure Functions; -Azure Logic Apps; -Azure Event Grid; -Serverless Design Patterns

Async/await under the hood
Douglas Picolotto

Async e wait vieram para facilitar a vida dos desenvolvedores .NET, pois quando falamos de programação assíncrona, tudo ficou mais claro e produtivo. Mas o que realmente acontece no async e await ao executarmo um método assíncrono? Ou ainda ao acessarmos algum recurso externo, como um banco de dados ou qualquer outro serviço? Nesta palestra, vamos explorar os conceitos por trás desta funcionalidade, entendendo o que realmente acontece ao aplicá-la em nossas aplicações.

17:40 às 18:30 Azure Cosmos DB para desenvolvedores .NET
Renato José Groffe

MongoDB, DocumentDB, Azure Tables... Tecnologias bastante conhecidas dentro do mundo .NET, o que estas alternativas NoSQL têm em comum quando se fala em Microsoft Azure? Todas elas são agora suportadas por um novo serviço na nuvem, uma solução multi-model que se destaca por sua alta disponibilidade, escalabilidade e baixa latência: o Azure Cosmos DB.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas da plataforma .net


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.