TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Coaching Transforme pessoas, times, empresas e culturas.

O Coaching é um dos termos que mais ganharam relevância nos últimos anos em todas as áreas de negócio. Num ambiente onde se trabalha com Metodologias Ágeis, as técnicas de Coaching ajudam pessoas, times e organizações a alcançarem seus objetivos com mais interação.

Nessa trilha você vai assistir palestras que abordam as várias formas de motivar, integrar, resolver conflitos, facilitar, passar conhecimento e transformar pessoas e ambientes através das competências utilizadas por um Agile Coach.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Alavancando resultados com um modelo estruturado e exploratório de mudanças
Marcelo Menezes Neves

Para alavancar resultados de times e da inteira organização eu utilizo um modelo estruturado e exploratório para resolver problemas e promover mudanças.

Nessa palestra vou te mostrar que modelo é esse e como utilizá-lo na prática. Esse framework foi desenvolvido na PNL e adaptado por mim para ser utilizado no contexto de negócios.

Comunicacão efetiva em times ágeis
Karina Kohl

Agilidade é sobre comunicação e interação entre indivíduos. Nessa apresentação, vamos conversar um pouco sobre como a comunicação é definida, os fatores humanos, culturais e percepções de mundo que oferecem obstáculos para atingir um denominador comum entre emissor e receptor de informações. Para um Agile Coach, é essencial trabalhar com seus times para torná-los mais conscientes das suas responsabilidades no processo de comunicação e capazes de reconhecer e neutralizar filtros mentais que utilizamos: generalização, omissão e deleção.

11:10 às 12:00 Facilitação Visual - O pensamento visual aplicado aos negócios
Leonardo Monteiro de Miranda

Em um ambiente dinâmico e rápido como os dos negócios, o tempo é o bem mais valioso que existe. Como comunicar claramente idéias complexas e planos para um projeto? Como gerar interesse e cativar o público? A resposta esta no Visual Thinking, um tendência crescente nos maiores centro de inovação do planeta.

Nessa palestra os participantes aprenderão os elementos básicos que compõem cada representação visual. Assim como há uma gramática por trás da palavra escrita, existe uma gramática similar por trás da exibição visual de informações, que uma vez compreendida permite criar representações visuais claras e concisas do pensamento.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Abordagens para adoção/transformação ágil através de Coaching e Mentoring
Guilherme Lacerda / Émerson Hernandez

Nesta palestra, iremos apresentar um conjunto de padrões de Agile Coaching e Mentoring, que identificamos ao longo destes trabalhos. Estes padrões nos ajudaram neste caminho de transformação, bem como reconhecer e atuar mais próximo das pessoas, visando sempre criar produtos melhores e que agreguem valor para os clientes.

14:10 às 15:00 Como a Governança de TI pode acelerar a transformação ágil
PAULA BORGES MARTINS / Clóvis Silva de Melo Junior

Com o novo modelo e mindset de agilidade, existem algumas áreas que devem caminhar junto e apoiar este novo formato de trabalho e a Governança tem papel fundamental para essa transformação, apoiando de forma que os times estabeleçam transparência, confiança e principalmente colaboração. Detentora do alinhamento entre negócios e TI, a Governança tem informações e controles que podem acelerar este movimento.

Lego Serious Play na formação de times ágeis
Luana Hohmann

Descubra e aprenda como o lego pode te ajudar a desbloquear a criatividade e imaginação de forma a conseguir melhores insights durante um processo de criação de um produto/serviço. O lúdico permite abordar conceitos e estimular a empatia enquanto promovemos o entendimento sobre papéis e responsabilidades dentro de um time ágil. Tudo isso para um único objetivo: melhorar a comunicação e trazer sinergia ao grupo!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Transformação Ágil: Convencendo Pessoas, Times e a Organização
Rafael Targino

Para quem já passou por um processo de Transformação Ágil sabe o quanto é difícil mudar a cultura de uma organização. Porém, ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas convencer a "alta gestão" dos benefícios de uma adoção ágil, precisamos convencer também os times e cada uma das pessoas, que aquela é uma forma mais racional de trabalho. E para uma verdadeira mudança do mindset, isto deve ser feito de modo paulatino e ininterrupto.

Para atacar isto, vamos falar nesta palestra sobre persuasão nos diferentes níveis da organização, e como estabelecer uma estratégia de convencimento, seguindo a retórica de Aristóteles e os elementos de persuasão do Logos, do Pathos e do Ethos.

16:40 às 17:30 Ajude seus coachees a crescer com o modelo GROW!
Cristiano Silveira Basso

Existem diversas formar de guiar as pessoas a atingirem um objetivo. Uma delas é o GROW. GROW é um modelo simples que te ajuda a guiar e traçar planos de ação em sessões de coaching, seja individual ou em grupo. Nessa sessão você vai ver na prática, passo-a-passo, a aplicação do modelo com um voluntário, em um estilo sessão comentada! Se você está buscando uma maneira objetiva de ajudar outras pessoas a atingirem seus objetivos, essa palestra é pra você!

Coaching the agile coach
Samuel Moro Bergamo Cavalcante

Posso me considerar um Agile Coach? Afinal o que um Agile Coach precisa saber? Esta sessão pretende apresentar 4 formas diferentes e complementares de visualizar o trabalho de um Agile Coach para avaliar em quais competências ele pode evoluir.

17:40 às 18:30 Como fazer o Coach do seu Agile Coach
Elias Nogueira

Você trabalha com outros Agile Coachs? Vocês estão alinhados em termos de competências? Se complementam? O simples mapeamento de aspectos e competências em conjunto pode fazer com que vocês tenham um objetivo em como fazer o coach um do outro. Venha conhecer sobre um modelo que está sendo utilizado em um time com quatro Agile Coaches.

Indicadores: A observação altera o resultado
Juliano Ribeiro / Marcelo Walter

Dentro do trabalho de consultoria e coaching ágil quase invariavelmente usamos métricas e alguns indicadores para avaliar o nosso progresso. Afinal ?só se melhora o que se pode medir?? Contudo, indicadores são uma ferramenta perigosa, pois quando observamos, alteramos o comportamento do ambiente observado. Muito além do experimento de Hawthorne, times observados em nossos trabalhos tendem a conformar seu comportamento à maneira como são medidos. Vamos discutir sobre isso nesta sessão.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Agile Coaches, Scrum Masters, Líderes, Agentes de Mudança e profissionais interessados em promover mudança.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.