TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Infraestrutura Ágil Quebrando paradigmas e evoluindo a sua infraestrutura!!!

Existe uma revolução em curso!!!

A TI fica cada vez mais ágil, e cada vez mais "software defined", e o papel do sysadmin neste mundo está mudando, é preciso adaptar-se.

Venha conosco aprender a ser um agile sysadmin numa trilha que conecta os tradicionais domínios dos sysadmins a Devops, DevSecOps e metodologias ágeis.

Evolua sua infraestrutura como um todo garantindo suporte eficiente às operações de TI e desenvolvimento de software, tendo como resultado a garantia da qualidade do negócio.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desafios e Glórias na implementação de Infra as Code
Eduardo Rozario

Nessa apresentação compartilho os desafios encontrados durante a implementação de Infra as Code em uma estrutura tradicional de TI.

Gerenciando Bare Metal Com Metal as a Service (MaaS)
Bruno Carvalho de Souza

O que é MaaS, porque utilizar, como usar, recursos disponíveis, Ciclo de vida do MaaS New, Commissioning, Ready, Allocated, Deploying, Releasing

11:10 às 12:00 Gerência de ciclo de vida da infraestrutura com Foreman e Puppet
Vinicius Xavier / Edgar Silva

Desenvolvendo um workflow para garantir o estado desejado da infraestrutura com possibilidade de acompanhar a vida de todo o parque de máquina, sejam eles virtuais ou físicos, com reports gráficos e detalhes profundos do que está sendo gerenciado desde seu boot até sua disponibilidade.

12:10 às 13:00 Atender uma estrutura organizacional tradicional do jeito ágil
Bruno Almeida

O objetivo da palestra é falar sobre como atender em formato de times ágeis as estruturas organizacionais que não tem esse modelo implementado. Como o time de infraestrutura se organiza pra entregar plataforma e participar dos produtos.

Infraestrutura na palma da sua mão (ou na tela do seu device) - Usando influxdb+grafana em larga escala
Francisco Freire

Com infraestruturas de larga escala, uma das maiores dificuldades é como monitorar e acompanhar a performance tanto de maneira global, quanto granular. Mostrarei na apresentação como resolvemos esse problemas: - Como coletar métricas de forma eficiente? - Como armazenar as métricas? - Dashboards: Como montar o melhor? Quais dados eu preciso? E tudo isso de uma forma automatizada, usando Openstack + Ansible.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Canary Release com Docker, Kubernetes, Traefik e Gitlab
Tulio Monte Azul

A minha apresentação mostra o lado difícil de uma migração de infra para containers em cluster na AWS. Vou mostrar os principais problemas que enfrentamos e todo o processo até chegar nas soluções. O objetivo principal da migração foi aumentar a velocidade de entrega do time. As soluções principais foram CI, CD, Canary Release, Containers e Infrastructure as Code. Na palestra irei mostrar as estratégias que usamos para colocar essa mudança pros clientes minimizando o downtime e também os desafios que sugiram, principalmente nos momentos de deploy e de auto-scaling.

You build it, you run it - Mantendo sua infraestrutura como parte da aplicação!
Igor da Cunha Souza / Rafael Gomes

Muito se fala sobre desenvolvimento ágil, integração contínua e deploy contínuo para aplicações. Mas do que tudo isso adianta se a sua infraestrutura não tiver a capacidade de se transformar na mesma velocidade que a sua aplicação? E se sua equipe pudesse ser responsável por gerir sua própria infraestrutura, diretamente do repositório da sua aplicação, sem depender de tickets ou emails. Vamos ver como algumas ferramentas de DevOps podem empoderar os times de devs através da automação.

15:10 às 16:00 Acelere a criação de recursos Azure com ARM templates
Jaqueline Ramos

Aprenda a criar e customizar templates ARM (Azure Resource Manager), dando velocidade ao seu processo de entrega de novos recursos para sua infraestrutura.

Do bug à feature, como a Trello faz o deploy para milhões de usuários
Gustavo Sillero

Desenvolver e entregar um produto para milhões de usuários não é uma tarefa simples, mas pode ser mais simples do que você imagina. Vou explicar como os bugs e features passam pela pipeline da Trello e como fazemos para lidar facilmente com bugs em produção.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Infraestrutura Ágil com Segurança é possível?
Paulo Rogério Dias de Oliveira

Esta apresentação tem como objetivo discutir como encaixar a segurança da informação em uma infraestrutura ágil, onde o sucesso ou fracasso de uma estratégia de TI depende, muitas vezes da capacidade de responder rapidamente as mudanças do negócio. Será abordar alguns cenários demonstrando que é possível gerenciar um ambiente dinâmico com a segurança que o negócio necessita.

Infra ágil para gerenciar mais de 100 mil máquinas
Evailton Junior

Instalação, manutenção remota e auditoria de logs, agora tudo é web !

Como utilizamos o python e os conceitos de infra ágil para criar uma ferramenta de manutenção e gestão para um enorme parque de equipamentos bancários diversificados.

17:40 às 18:30 Painel
The Developer's Conference Porto Alegre 2017
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 8 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.