TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TDC4Women Empoderando mulheres a seguir carreira na tecnologia

Hoje já não é mais possível ignorar a importância histórica do trabalho que grandes mulheres tiveram na computação, como Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo e Margareth Hamilton, que escreveu as rotinas do computador de bordo do programa Apollo e ajudou a levar a humanidade até a Lua.

A proposta da trilha TDC4Women é dar visibilidade a trabalhos incríveis que mulheres de tecnologia vem fazendo: designers, programadoras, testers, makers e muitas outras. Você poderá conferir palestras inspiradoras sobre dicas de carreira, como se tornar uma maker, primeiros passos em programação e conhecer iniciativas de mulheres na computação

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Dinâmica de abertura
Tatiane Aguirres Nogueira
The Developer's Conference Porto Alegre 2017
7 Dicas para acelerar sua carreira em TI
Yara M. H. Senger
Cada pessoa cuida da sua carreira de forma diferente, tem propósitos e objetivos diferentes. Mas com certeza tem algumas dicas que podem te ajudar a crescer profissionalmente. Separei 7 dicas para acelerar a sua carreira, e cada dica vem com uma recomendação de vídeo ou livro!
CODE GIRL - Estimulando a participação feminina no Mercado de TI
Suzyanne de Oliveira Queiroz

A participação feminina em TI está muito aquém de seu real potencial e das necessidades da área. Assim como os homens, a mulher está completamente a vontade no uso da tecnologia, mas não está participando efetivamente na concepção e desenvolvimento destes produtos. Isso certamente reflete na forma como estes produtos são concebidos e desenvolvidos. Acreditamos que equipes mistas, com participação equilibrada de profissionais de ambos os gêneros e olhares diferentes e complementares, sem dúvida estão melhor preparados para garantir maior competitividade destes produtos. O CODE GIRL surgiu como uma ação para dialogar sobre as razões pelas quais a participação feminina em TI é tão pequena.

11:10 às 12:00 Da engenharia à tecnologia: diferentes caminhos são possíveis
Barbara Rezende Alves
Decidir a profissão aos 18, 19 anos não é algo fácil. Imagina agora decidir no que trabalhar "pro resto da vida". A verdade é que temos opções e escolhas a cada passo que damos e isso torna qualquer objetivo possível, independente de como nascemos, de quem nos tornamos e do que nos dizem. Uma trajetória que pensou na medicina, começou na Engenharia, foi pro chão de fábrica e hoje está na tecnologia mostra que a minha história é só mais um exemplo de que diferentes caminhos são possíveis.
12:10 às 13:00 Mulheres no Movimento Maker - Sim, é possível
Gedeane Kenshima

Cada vez mais temos pessoas criando projetos estilo Faça você mesmo e participando de comunidades, porém a participação de mulheres ainda é muito pequena. Nesta apresentação serão mostradas situações vividas por mulheres, motivações para entrar nessa área e as 22 Mulheres da série Garotas Makers, publicada em 2016 no Portal Embarcados Inovation. Ao final, a palestrante falará sobre suas experiências e conquistas para a área.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Mudar de carreira não dói nada
Alessandra Peguim Rosa

Esta palestra é um relato sobre uma mudança de carreira e uma profissional com 10 anos de experiência trabalhando com Publicidade e como mudei de carreira para área de TI. Será uma apresentação sobre o processo de mudança, os desafios da nova profissão, o que trouxe na bagagem que me ajudou e os principais conflitos com o time de Desenvolvimento além de mostrar como eu trouxe multidisciplinaridade para vários times, enfrentei um time que nunca tinha trabalhado com designers e mostrei a importância de UX e Design para o Instituto de Pesquisas onde trabalho até hoje.

O dia a dia de uma mulher na maior empresa open source do Mundo
Andrea Carmona

A Red Hat é a líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de soluções open source. Dentre seus cases, está o fato dela ajudar mais de 90% das empresas da Fortune 500* para ajudar os desafios de tecnologias além da preparação para o futuro da tecnologia. Trabalhar em uma empresa dessa magnitude é um grande desafio para carreira, conheça mais sobre esse trabalho e dicas de como chegar lá!

15:10 às 16:00 Quais Metodologias podemos utilizar para Gerenciar Projetos?
Annelise Gripp

A palestra tem como objetivo trazer ao público modelos utilizados no mercado para gerenciar projetos, quais as diferenças entre esses modelos e como usá-los de acordo com a necessidade de negócio do produto. Vale a pena conhecer!

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Tech Recruiter: redefinindo recrutamento & seleção em tecnologia!
Ayslan Schmidt / Gabriela Casagranda

Muito se fala sobre "guerra de talentos" e a busca incansável de todas as empresas pelos melhores profissionais para suas equipes. Mas o que isso realmente significa? E como atingir esta expectativa? O papel de Tech Recruiter surge para responder estas perguntas! O recruiter técnico, profissional em ascensão em nosso mercado, consegue trazer uma abordagem inovadora e mais pró-ativa para encontrar, engajar e reter as pessoas certas para sua empresa. Vamos contar mais sobre como este profissional pode transformar organizações, trazer melhoria contínua aos processos seletivos, se relacionar com comunidades de tecnologia e desenvolver estratégias de atração cada vez mais efetivas.

Divando nos teste com práticas do Agile Testing
Ariane Ferreira Izac

Se você já se perguntou: "Como antecipar problemas de forma a minimizar riscos na Sprint?", "Como agilizar a capacitação dos testadores? ", 'Como reduzir a documentação e facilitar o entendimento do requisito para o time?", então "guerreira", essa palestra é para você. Trarei algumas dicas baseadas nos princípios do Agile Testing que estão relacionadas a feedbacks mais rápidos, o teste não ser uma fase e redução de documentação. Descubra como essas práticas podem ajudá-las a "divar" nos testes das Sprints, inclusive a nos posicionar melhor sem o clichê que somos "sexo frágil".

17:40 às 18:30 Vamos falar sobre mulheres na carreira técnica
Maria Ane Dias

Mesma palestra apresentada no TDC SP. Mostra as mulheres influentes na história da TI, aborda porque esta área acabou se tornarndo predominantemente masculina e busca incentivar as mulheres que desejam seguir na carreira técnica mostrando os desafios e como superá-los.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:gratuito

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.