TDC 2019
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Tools O DevOps é definido atualmente pela sigla CALMS.

Essa trilha tem o foco nas letras A (automação) e M (métricas). O objetivo é discutir o ferramental que suporta o DevOps em todas as fases de sua adoção.

Da automação dos processos de integração e deploy até a monitoria de métricas de software, infraestrutura e negócio.

Uma trilha aberta para cases técnicos, escrita de ferramentas, resolução de compliances, dentre outras.

Coordenação


Apoio Trilha

LPI

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Acabe com o caos no seu pipeline com 4 ferramentas de métricas e controle
Elder Moraes / Rodrigo Cândido da Silva

Com fluxos de entrega e manutenção de software cada vez mais complexos, é indiscutível que a falta de monitoramento do pipeline pode levar o seu projeto ao caos. Porém, como uma miríade de ferramentas, frameworks e tecnologias para controle, como escolher aquilo que realmente pode ajudar, mas sem criar mais um (ou vários) problemas? Nessa sessão, veremos como o uso integrado de Prometheus, Grafana, Jaeger e Service Graph podem levar sua capacidade de monitoramento a outro nível.

11:10 às 12:00 Monitore e garanta a qualidade da sua aplicação
Allan Klaus

Você consegue visualizar a saúde da sua aplicação? Consegue detectar erros, antes mesmo do usuário reclamar? Quando ele reclama você consegue entender o cenário com facilidade para aplicar a correção?

Ferramentas de Error Tracking & Exception Handling são uma mão na roda para isso e veremos na prática como implementar de forma rápida e simples.

Métricas de Monitoramento de Software
Élysson Mendes Rezende

Apresentar as métricas importantes para monitoramento efetivo das aplicações (Apdex, APM, traceback de transações utilizando o New Relic. Demonstrar como podemos monitorar uma aplicação Python utilizando o New Relic e demonstrar como o New Relic exibe essas informações no seu dashboard.

12:10 às 13:00 Implementando CI com GitLab
Adriano Canofre

Muito alem de um versionador de código, o GitLab CI pode te ajudar a criar pipelines para melhorar sua caideia de CI/CD. Falarei sobre a estrutura do gitlab-ci.yaml, sobre o funcionamento dos Runners e demonstrar a criação de uma pipeline para um projetos, incluído N verificações.

Codacy, CodeClimate, Sonarqube e outras formas de garantir a qualidade e o padrão do seu software
Thiago Barradas

Ferramentas de análise de qualidade de código. Porque usar? como usar? como plantar a cultura e o padrão? qual a melhor? Nesse talk falaremos desses pontos e também sobre os benefícios, como garantir a qualidade e principalmente o padrão, falaremos também das ferramentas mais famosas Codacy, CodeClimate e Sonarqube, comparando sua aplicação nas diversas tecnologias, seja cloud ou on premise.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Pipeline de CI/CD no Kubernetes usando Jenkins e Spinnaker
Rodrigo Botti

Você tem confiança de jogar um commit direto em produção no meio do dia? Nesse talk veremos como podemos ter essa flexibilidade e agilidade sem comprometer a qualidade.

Mostrarei, como montar um pipeline de integração/entrega contínua com checks de qualidade e como aplicar esse processo no desenvolvimento e deploy de microservices.

O pipeline consiste de checks de qualidade (lint, testes de integração, cobertura de código, quality gate) e por fim canary release automático com comparações de métricas de serviço (coletadas através de monitoramento).

15:10 às 16:00 Como construir uma stack ELK sem dor de cabeça
Eduardo Neves

Você consegue resolver todos os problemas da sua infra usando somente a Telemetria? Telemetria é algo indispensável nos dias de hoje, nessa palestra eu vou mostrar na prática como construir uma stack ela para começar já a fazer telemetria de todos os seus serviços! 100% de demonstração do começo ao fim da apresentação!

Usando Traefik para automatizar o proxy reverso de seus containers docker
Carlos Henrique

Demonstração de como a utilização da ferramenta Traefik facilita a configuração dinâmica de proxy reverso entre os containers de sua aplicação.

Repositorio NPM privado grátis com Verdaccio e AWS
Luiz Filipe Machado Barni

Quem nunca quis o seu pacotinho privado no NPM? Nossa alma é open source, mas nem sempre nosso job também, hehe. Nessa talk eu falo um pouco sobre como conseguir o seu registro de pacotes Node privado de forma fácil e utilizando tecnologias que "estão na mídia" e, o melhor de tudo, DE GRAÇA. Isto graças ao Verdaccio e a AWS.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 DBA Por Acaso: RDS, MySQL e Tuning para Iniciantes
Israel Ben Guilherme Fonseca

Sabemos que a "entidade mística" do banco de dados é importante, mas normalmente não dedicamos algum tempo com otimizações até que o sistema já esteja pegando fogo. Em algum momento, você vai se tornar um "DBA por acaso" e essa palestra vai te deixar um pouco melhor preparado. Vamos rapidamente passar por algumas curiosidades e boas práticas, entender um pouco da teoria do funcionamento de índices, técnicas básicas de monitoramento e por último um hands-on mostrando como usar o comando EXPLAIN para identificar o que melhorar nessas instruções problemáticas.

Como o iFood criou seu próprio RDS?
Glauco Torres

Irei mostrar as ferramentas que o iFood usa para montar seu próprio RDS. Nossas expectativas o que nos levou a tomar a decisão a criar toda um Stack para automatizar a criação e a administração dos nossos bancos de dados.

17:40 às 18:30 Hashicorp Vault: One-Time Password para SSH
Jonathan Dantas Alves

A descentralização de acessos pode ser necessária para situações onde pessoas com diferentes papeis na empresa precisam se conectar à servidores e, por falta de um gerenciamento de acessos competente, usam todos as mesmas credenciais. O Vault é uma ferramenta que evita que situações como essa sejam realidade, nesta apresentação vamos demonstrar alguns recursos e funcionalidades deste software em ambientes On-Premises ou através da Cloud.

Conjur- Gerenciando Secrets "Like a boss"
Erick Ferreira

A adoção de computação em nuvem está se tornando cada vez mais frequente e com isso o número de usuários, clientes, aplicações entre outros dobram exponencialmente. Frequentemente os administradores de ambientes Cloud esquecem de gerenciar as permissões acessos aplicações de forma granular, criando brechas de segurança de possibilitam a exploração de recursos e elevação de privilégios que podem comprometer sua infraestrutura.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carlos Henrique
Carlos Henrique
UDS Tecnologia
Eduardo Neves
Eduardo Neves
Papo de SysAdmin
Erick Ferreira
Erick Ferreira
Cyberark Inc.
Rodrigo Botti
Rodrigo Botti
Nexa Digital

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet