TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a colaboração, comunicação e integração entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável.

Venha conhecer nesta trilha casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua carreira e empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Scrum X DevOps - A eficácia encontra a eficiência
Edson Antonio De Lima / Anderson Santos

O Scrum trata da eficácia que é fazer o necessário no momento certo e sobre o framework buscamos a eficiência maximizando a qualidade e otimizando o sistema. Automatizar tudo que é possível e deixar tempo para as pessoas serem criativas é a chave do sucesso.

Como o gerenciamento de caos garante a resiliência dos seus serviços
Elder Moraes

Uma coisa é fato: uma hora, algo dá errado. Seus serviços estão preparados para este momento? Não se trata apenas de prever falhas de todo o tipo, mas como lidar com o imprevisto. Pergunte a si mesmo: meus serviços são de fato resilientes? Nesta sessão aprenderemos sobre como a engenharia de caos fornece as abordagens para deixar o seu sistema pronto para o que der e vier! Junte-se a nós para discutir sobre como o caos pode trazer ordem aos seus serviços.

11:10 às 12:00 "Extreme Go Horse", é técnico ou cultural?
Flávio Pimenta
Todo projeto novo nasce lindo onde serão aplicadas todas as tecnologias mais novas e com um processo de desenvolvimento ágil e com as cerimônias do scrum programadas… Até que chega o primeiro bug crítico em produção que precisa ser resolvido agora!! Quais as diferença em resolver os problemas no desespero e em pensar com calma na solução e seguir o processo definido no começo do projeto?
Post-mortems: aprendendo atráves de falhas
Riad Vargas

Todo sistema está sujeito à falhas, desde pequenos aumentos de latência até downtimes catastróficos, exposição de dados e prejuízos à imagem e a empresa como um todo. O que qualquer uma dessas falhas, independente da gravidade, têm em comum? Todas têm muito a ensinar e podem te ajudar a construir um sistema mais robusto e confiável, que é o sonho de todo engenheiro de software! Para isso existem processos como os de post-mortem, amplamente usados no Nubank e outras grandes empresas, que permitem verdadeiramente dissecar um incidente tentando extrair o máximo de informações, ajudando a guiar melhorias e backlogs.

12:10 às 13:00 Logs efetivos: um impacto direto na segurança, observabilidade e melhora contínua
Nancy Lyra / Izael Effemberg
Todos sabemos a importância que o tratamento adequado de logs tem, ainda mais em ambientes cada vez mais complexos e heterogêneos. Mas será que levamos tão a sério assim este elemento tão importante? Nessa talk traremos a importância dos Logs e seu papel fundamental na melhora contínua dos nossos serviços e produtos, apresentando como podemos ser efetivos na hora de: interpretar a experiência do usuário; observar e entender o comportamento das nossas aplicações; como obter insumos para tomada de decisões em nossos produtos, e quanto pode nos custa essa prática.
Não tenha medo das SEVs
Guilherme Loch Waltrick Goes

No Facebook todo evento que afeta a empresa em larga escala é acompanhado por um SEV. O intuito desse processo é entender o que causou esse evento e como podemos evitar para evitá-lo no futuro. Nesse palestra será apresentado o processo de SEV review e como isso se aplica para empresas de qualquer tamanho.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Transformação Digital: A TI como protagonista na transformação de negócios
Vanessa Santos

Transformações tecnológicas não são apenas instrumentais mas, e principalmente, mentais. De que adianta o conhecimento sem a aplicação prática? E ferramentas que são verdadeiros ?canivetes DevOps? à mão? O que seriam delas sem compartilharmos os erros e acertos práticos com os coleguinhas para crescimento do time ou squad? Nesta talk serão apresentadas referências baseadas em cases reais (experiências de trabalhos consultivos) no qual as visões técnicas e de gestão convergiram para o sucesso do negócio, alcançado por meio do sucesso da TI.

DEVOPS no Governo, como sobreviver com recursos escassos!
Welington Costa Monteiro
A implantação da cultura DEVOPS nas empresas é sem dúvida um grande desafio e não é nenhuma novidade. Mas quem atua em organizações públicas, que são rotuladas em burocráticas e lentas, existe um grau ainda maior de dificuldade - principalmente no cenário atual de poucos recursos para investimentos que por muitas vezes poderiam promover uma redução de custos e aumento de receita. Mas como resolver esse impasse? Nesse case em uma das maiores empresa estatais de tecnologia do país, será abordado não somente os fatores de sucesso da implantação, como também as iniciativas que não obtiveram êxito. Afinal, aprender também o que não se deve fazer não deixa de ser uma grande troca de experiencias.
15:10 às 16:00 Estratégias de Disaster Recovery na AWS com DevOps.
Lucas Soriano Alves Duarte
Os avanços tecnológicos atuais estão permitindo com que grandes players do mercado rodem alguma parte, ou todo seu workload em Cloud Computing, onde pouco se pensa em grandes catástrofes já que a Amazon, por exemplo, garante um SLA de disponibilidade de no mínimo 99,99% para os seus produtos, porém e se esses eventos vierem a ocorrer?Como fazer para que estes possam ser absorvidos e resolvidos de forma que ocorra pouco impacto para o negócio? Nesta apresentação, iremos abordar como utilizar o poder de Cloud Computing e DevOps através das ferramentas de automação para sustentar uma estratégia de Disaster Recovery caso uma falha catastrófica venha a ocorrer.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Não existe mágica, para termos sucesso na adoção do DevOps precisamos de bons líderes!
Gabriela Dias

Precisamos de líderes prontos para mudar e assumir riscos para ajudar a criar a cultura e o ambiente necessário para que o DevOps prospere em uma empresa. Criatividade, Visão, Autenticidade e Crescimento são algumas das habilidades que nós, como gestores, temos que buscar. Nessa palestra iremos explorar alguns conceitos através de experiências práticas sobre o papel de um gestor como facilitador na adoção do DevOps.

  • Como aprender com as Teorias de liderança
  • O papel do líder transformacional
  • Boas práticas da Liderança do DevOps
Devops e Compliance em fintechs de alto impacto
Jhonatas Faria

As fintechs como um todo deveriam pensar em compliance, mas lidar com processos é algo difícil de encaixar no dia-dia de uma fintech. Jhonatas Faria, Lider de Devops na Superlógica/PJBank, explica como entender as dificuldades e necessidades de manter os processos que são naturais em modelos de negócio altamente regulamentados e como o Devops não apenas ajuda mas também é fundamental para a maturidade, segurança e estratégia de crescimento de uma fintech.

17:40 às 18:30 Quando prover sua infra como serviço e como...
Guilherme Paixão

Quando existe um problema são usadas soluções que podem trazer outros problemas. Como enxergar isso e prover serviços que realmente faça com que toda a esteira de desenvolvimento ande mais rápido, colocando software mais rápido em produção?

DevOps no iFood - Como é nosso dia a dia
Eduardo Ximenes Soares

A equipe de TI do iFood enfrenta desafios de suportar um dos maiores marketplaces da América Latina por dia e ao mesmo tempo manter a velocidade de crescer e inovar como uma Startup. A proposta é mostrar como conciliamos um ambiente de colaboração DevOps com segurança, desempenho e disponibilidade, de forma que o time de TI continue acelerando e suportando as inovações do negócio.

Vamos discutir as estratégias adodata pelo time de infraestrutura para poder escalar e dar autonomia para os times de desenvolvimento entregar e suportar suas aplicações. Vamos abordar assuntos como terraform, Chef, chaos engineering, pipeline, acessos, estratégias adotadas, discussões, entre outros

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Gabriela Dias
Gabriela Dias
PagSeguro
Izael Effemberg
Izael Effemberg
ThoughtWorks
Welington Costa Monteiro
Welington Costa Monteiro
QATest Tecnologia

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet