TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Domine a plataforma que domina o mundo

Android é a plataforma mais utilizada do mundo com mais de 2 bilhão de usuários ativos, sendo uma das mais representativas do mercado atendendo, além do mobile, carros, wearables e até mesmo as nossas casas.

Nessa trilha cobriremos assuntos iniciantes, avançados, além de novidades sobre a plataforma e as linguagens, sempre com foco no desenvolvimento nativo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Uso de kotlin multiplataforma no iFood
Leandro Sobocinski

Kotlin é uma linguagem de programação que tem crescido bastante nos últimos anos. Atualmente já é a linguagem padrão para novos projetos Android, mas você já está preparado para os próximos passos? Kotlin multiplataforma é algo que vem evoluindo bastante e, apesar de ainda estar em beta, já é possível compartilhar código entre diferentes plataformas. Nessa apresentação irei explicar melhor sobre como funciona, as bibliotecas que já são compatíveis em plataformas diferentes e como que estamos usando tudo isso no iFood.

11:10 às 12:00 Android Data Binding, um voto de confiança em direção ao clean code
Guilherme Silva

Vista por muitos como desnecessária, complicada ou até mesmo irrelevante, a Android Data Binding Library esconde aplicações avançadas, mas ainda assim simples de usar, que nos ajudam a programar menos, com mais legibilidade e clareza.

Nesta palestra, não nos atentamos a set ups ou introduções, mas mostramos através de um caso prático que correta a aplicação de data binding, MVVM e Architecture Components pode nos levar a soluções enxutas, eficientes e facilmente reutilizáveis.

Keyworks: Data binding, MVVM, Architecture Components, Clean Code

Identificando problemas de performance com o Android Profiler
Pedro Atanásio

O Android Profiler é uma poderosa ferramenta introduzida no Android Studio 3.0 que dá ao desenvolvedor uma visão detalhada dos recursos utilizados pelo app. Saber utilizá-lo de maneira eficiente é fundamental para encontrar problemas de performance muitas vezes difíceis de identificar olhando apenas para o código. Nesta apresentação mostramos a importância de se preocupar com performance, além de técnicas de análise aplicadas a casos reais e dicas de como extrair o máximo dessa ferramenta.

12:10 às 13:00 Android + AWS Cognito e AWS AppSync
Stefan Horochovec

Utilizando a abordagem de arquiteturas Serverless, vamos descobrir como podemos criar um aplicativo Android utilizando serviços da AWS como Cognito para manutenção de usuários e o AWS AppSync para armazenamento de informações na nuvem sem precisamos codificar nenuma linha no backend.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Android & Docker
David Tiago Conceição

Nesta palestra apresento como utilizar containers docker para evoluir o processo de build e integração contínua de aplicativos Android. Partindo dos principais problemas encontrados em configurações tradicionais de build, apresento como alguns recursos da tecnologia de containers podem ajudar a elevar a simplicidade e estabilidade dos ambientes de build. Apresento também como os desenvolvedores podem ganhar agilidade no desenvolvimento e na investigação de problemas de build. Para concluir, apresento um exemplo de configuração que integra docker e GitLab CI.

Machine Learning no Android: Por onde começar?
Jeziel Lago

Machine learning é um tema que está aparecendo com muita frequência no nosso dia a dia. No mundo mobile não é diferente. Diversos apps que usamos todos os dias já usam algum modelo de machine learning para entregar serviços de maneira mais inteligente para seus usuários. Mas como começar os estudos? Quais os limites da aplicação de machine learning no mundo mobile? Quais ferramentas utilizar? Como construir meus próprios modelos de machine learning e como usá-los em meus apps? Veremos por onde começar e quais ferramentas utilizar para esse novo mundo de possibilidades de novas e interessantes features nos nossos apps.

15:10 às 16:00 Android Jetpack & Coroutines: To infinite and beyond
Ramon Rabello

Em 2018 a Google lançou o Android Jetpack, uma coleção de bibliotecas e guides para se criar apps de forma muito mais produtiva e moderna. No mesmo ano, Kotlin Coroutines se tornou estável. Um ano depois, ambas evoluiram bastante graças a adoção e feedbacks da comunidade. Nessa talk irei mostrar passo a passo como criar apps modernas com o poder máximo do Jetpack e Coroutines utilizando várias bibliotecas como AndroidX, Architecture Components, Navigation, FragmentScenario e muito mais!

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 RxJava from Scratch: o guia do aprendizado
Paula Caroline da Rosa

RxJava chegou e veio para ficar. Mas, é um tanto complexo entendê-lo... não é mesmo? A curva de aprendizado de RxJava não é tão curta, mas não precisa se desesperar, aqui irei ensinar de forma simples como ele funciona para que você possa entender de uma vez por todas seu funcionamento mesmo que não seja um expert no assunto.

17:40 às 18:30 Compartilhando e acelerando com módulos em aplicações Android
Felipe Arimatéia Terra Souza
Os aplicativos mobile a cada dia vem incorporando ou compartilhando grandes funcionalidades com outras aplicações, e para facilitar o nosso dia-a-dia podemos modularizar as aplicações em libraries, features e bundles. Nessa talk vou mostrar quais os tipos de modularização disponíveis para aplicações Android e qual foi a estratégia que utilizamos na MaxMilhas para compartilhar features entre aplicações.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e interessados na linguagem


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

David Tiago Conceição
David Tiago Conceição
Involves Tecnologia
Stefan Horochovec
Stefan Horochovec
Kepha - Digital Business Experts

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet