TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Containers Tudo pode ser colocado em containers, menos a sua criatividade

Containers! É uma revolução em andamento que está modificando de como desenvolver, entregar e manter sistemas.

Aqui vamos trocar experiências sobre diversos tipos de containers (além do Docker, é claro) e você vai estar atualizado com o buzzword mais quente do mundo da tecnologia.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Seus containers estão seguros?
Marcos Sungalia
A arquitetura por traz dos containers é a responsável pelo sucesso dessa tecnologia mas também é o ponto fraco na segurança de aplicações e dados acessados por aplicações containerizadas. Como ter um container seguro e quais são as alternativas mais eficientes para verificar containers fornecidos por terceiros faz parte das atividades para manter a integridade de suas aplicações.
Openshift com PV dinâmico EBS na AWS
Valdir Reis
Relatar experiência da Alelo ao usar RH OCP IAAS nos ambientes AWS usando alocação e desalocação dinâmica de volumes persistente "PV" para os pods usando EBS, garantindo performance, gerenciamento simplificado com economia de recursos e financeiro.
11:10 às 12:00 Rancher: Orquestre seus contêineres de forma simples e prática
Thiago Barradas
Existem diversos tipos de orquestradores, de baixo e alto nível, como Kubernetes, Swarm, Marathon, OpenShift, Rancher, etc. O grande objetivo dessa palestra é mostrar o como é rápido e prática começar com o Rancher e mostrar as principais funcionalidades que ele possui, que podem garantir uma ótima infraestrutura para suas aplicações docker, contando com diversas integrações, load balancer, scheduler, health check, entre outros.
AWS Fargate & Traefik: From Scratch to Production
Marcelo Pinheiro
AWS Fargate é um serviço da Amazon que permite rodar containers sem a necessidade de gerenciar servidores, comum em soluções de orquestração como Docker Swarm e Kubernetes. Para projetos de relativa simplicidade, o Fargate é uma alternativa extremamente interessante; todavia é necessária alguma experência com os recursos da AWS (VPCs, Subnets, ALBs etc) para que você tenha um cluster operacional de padrão produção. Nesta palestra abordarei todos os recursos necessários para que você possa construir seu cluster Fargate do zero utilizando Terraform e Traefik para rodar serviços HTTP sem a necessidade de múltiplos Application Load Balancers.
12:10 às 13:00 Por que esse container não roda?
Hevellyn Gomes

Que microserviços em containers são a atual a arquitetura de desenvolvimento de aplicação, isso todos sabemos. Mas e quando o container morre sem dicas nenhuma, ou o deploy passa a ser lento sem mais nem menos? Nessa talk vamos trocar ideias a respeito dos TOP 7 problemas e seus troubleshootings.

Chaos Engineering com Kubernetes
João Brito

Como técnicas de Chaos Engineering podem ser aplicadas ao cluster kubernetes e aplicações e assim alcançar maior resiliência e estabilidade para seus clientes.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Não existe container de prata
Bruno Augusto Pedroso

A motivação desta apresentação é explorar a tomada de decisão para a criação de um Dockerfile conciso e baseado no conhecimento dos sistemas operacionais e do tipo de aplicação que estará neste container. Depois de mostrar a estrutura do container, levamos o assunto teórico em que este não é o modelo a ser usado para todas as aplicações e por toda a evolução do seu ecossistema de microserviços. Os exemplos são baseados em projetos java, mas que o conhecimento na estrutura e organização de um container é aplicado para qualquer linguagem que se queira containerizar.

Multistage build, um caso de uso em produção
Rafael Gomes

O que acontece quando você precisa rodar determinados comandos com pacotes de dev em uma imagem de produção, tudo isso em uma esteira de pipeline automatizado? E como proporcionar ambientes específicos para cada fase do seu processo de entrega (dev, QA, staging e prod)?

Nessa apresentação mostrarei um caso real de dockerização de aplicação ruby com todas essas particularidades, assim como a necessidade de agilidade no processo de build da imagem (otimização do cache ao máximo).

O exemplo é em ruby, mas você pode usar para qualquer linguagem, pois a proposta é bem genérica e independente de tecnologia.

15:10 às 16:00 Como microserviços, mensageria distribuída e conteinerização podem contribuem para o setor elétrico brasileiro.
Frederick Moschkowich / Roberto Klein

Em um cenário onde temos sistemas críticos coletando e produzindo milhares e até milhões de informações simultaneamente, precisamos de aplicações que sejam capazes de receber esses dados e tratá-los de forma eficaz, sendo assim, a utilização de sistemas monolí­ticos podem ocasionar congestionamento na rede e acabam não conseguindo garantir a consistência e garantia de entrega dessas informações. E como resolver este problema? Arquitetura de Microserviços e serviço de mensageria distribuída e, claro, containers!

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Usando container com auto-escala para execução de automação web
Elias Nogueira

Podemos passar a responsabilidade sobre diversos aspectos de infraestrutura para containers, incluindo containers com browsers web que podem servir para executar testes automatizados. Mesmo com a fácil criação de container específicos para isso temos um problema: como gerenciar estes containers para que a infra-estrutura destes seja elástica? Nesta palestra você vai aprender a como usar um conjunto de containers que auto-escalam dado uma quantidade de testes automatizados enviados e ele e, de quebra, terá um exemplo prático e com resultados reais obtidos na utilização desta abordagem.

Containerd - O futuro dos Containers?
Paulo Alberto Simoes
Nessa sessão vamos apresentar o Containerd, um container runtime com enfase em simplicidade e portabilidade, porém mantendo a robustes. Um projeto Open Source inclubado na Cloud Native Computing Foundation que pode ser a base para o futuro da "containerização".
17:40 às 18:30 Docker e Kubernetes para a criação de Functions usando o OpenFaaS
Victor Shinya
Desenvolver e construir Functions estão se tornando cada vez mais comuns. Os arquitetos estão escolhendo a arquitetura Serverless em vez de soluções Monolíticas ou, até mesmo, Microsserviços. No entanto, como podemos implantar uma função usando uma linguagem incomum ou um software (como o ImageMagick)? O OpenFaaS é uma nova maneira de implementar um FaaS (Function-as-a-Service) usando o Docker e o Kubernetes. Aprenda a usar essa nova tecnologia aberta para alavancar as soluções da sua empresa. No final, você terá acesso a algumas demonstrações para entender melhor a tecnologia.
FaaS (Function as a Service) em containers
Rafael Barbosa
Com a popularização do Function as a Service dentre todas as clouds publicas de grande porte como AWS lambda e Google Cloud Functions, como quem não quer lock-in poderia agir? Tecnologias como OpenFaaS e Kubeless surgiram a partir dessa demanda e vem crescendo muito com vários casos de arquiteturas em produção. Quer entender, tirar suas duvidas sobre o assunto e ainda ver uma demo rodando e ter acesso ao código para reproduzir no seu projeto? Esse é o momento. Vamos começar a usar essa tecnologia que já vem ajudando muitos desenvolvedores e sysadmins.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Bruno Augusto Pedroso
Bruno Augusto Pedroso
Platform Builders
Frederick Moschkowich
Frederick Moschkowich
Parque Tecnológico de Itaipu - PTI
João Brito
João Brito
Getup Cloud
Marcos Sungalia
Marcos Sungalia
Oracle Brasil
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Paycertify
Roberto Klein
Roberto Klein
Parque tecnológico de Itaipu

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet