TDC 2019
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Containers Tudo pode ser colocado em containers, menos a sua criatividade

Containers! É uma revolução em andamento que está modificando de como desenvolver, entregar e manter sistemas.

Aqui vamos trocar experiências sobre diversos tipos de containers (além do Docker, é claro) e você vai estar atualizado com o buzzword mais quente do mundo da tecnologia.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A definir
11:10 às 12:00 Por que esse container não roda?
Hevellyn Gomes

Que microserviços em containers são a atual a arquitetura de desenvolvimento de aplicação, isso todos sabemos. Mas e quando o container morre sem dicas nenhuma, ou o deploy passa a ser lento sem mais nem menos? Nessa talk vamos trocar ideias a respeito dos TOP 7 problemas e seus troubleshootings.

Chaos Engineering com Kubernetes
João Brito

Como técnicas de Chaos Engineering podem ser aplicadas ao cluster kubernetes e aplicações e assim alcançar maior resiliência e estabilidade para seus clientes.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Rancher: Orquestre seus contêineres de forma simples e prática
Thiago Barradas

Existem diversos tipos de orquestradores, de baixo e alto nível, como Kubernetes, Swarm, Marathon, OpenShift, Rancher, etc. O grande objetivo dessa palestra é mostrar o como é rápido e prática começar com o Rancher e mostrar as principais funcionalidades que ele possui, que podem garantir uma ótima infraestrutura para suas aplicações docker, contando com diversas integrações, load balancer, scheduler, health check, entre outros.

14:10 às 15:00 Como microserviços, mensageria distribuída e conteinerização podem contribuem para o setor elétrico brasileiro.
Frederick Moschkowich / Roberto Klein

Em um cenário onde temos sistemas críticos coletando e produzindo milhares e até milhões de informações simultaneamente, precisamos de aplicações que sejam capazes de receber esses dados e tratá-los de forma eficaz, sendo assim, a utilização de sistemas monolí­ticos podem ocasionar congestionamento na rede e acabam não conseguindo garantir a consistência e garantia de entrega dessas informações. E como resolver este problema? Arquitetura de Microserviços e serviço de mensageria distribuída e, claro, containers!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 A definir
16:40 às 17:30 Usando container com auto-escala para execução de automação web
Elias Nogueira

Podemos passar a responsabilidade sobre diversos aspectos de infraestrutura para containers, incluindo containers com browsers web que podem servir para executar testes automatizados. Mesmo com a fácil criação de container específicos para isso temos um problema: como gerenciar estes containers para que a infra-estrutura destes seja elástica? Nesta palestra você vai aprender a como usar um conjunto de containers que auto-escalam dado uma quantidade de testes automatizados enviados e ele e, de quebra, terá um exemplo prático e com resultados reais obtidos na utilização desta abordagem.

Containerd - O futuro dos Containers?
Paulo Alberto Simoes

Nessa sessão vamos apresentar o Containerd, um container runtime com enfase em simplicidade e portabilidade, porém mantendo a robustes. Um projeto Open Source inclubado na Cloud Native Computing Foundation que pode ser a base para o futuro da "containerização".

17:40 às 18:30 Docker e Kubernetes para a criação de Functions usando o OpenFaaS
Victor Shinya

Desenvolver e construir Functions estão se tornando cada vez mais comuns. Os arquitetos estão escolhendo a arquitetura Serverless em vez de soluções Monolíticas ou, até mesmo, Microsserviços. No entanto, como podemos implantar uma função usando uma linguagem incomum ou um software (como o ImageMagick)? O OpenFaaS é uma nova maneira de implementar um FaaS (Function-as-a-Service) usando o Docker e o Kubernetes. Aprenda a usar essa nova tecnologia aberta para alavancar as soluções da sua empresa. No final, você terá acesso a algumas demonstrações para entender melhor a tecnologia.

FaaS (Function as a Service) em containers
Rafael Barbosa

Com a popularização do Function as a Service dentre todas as clouds publicas de grande porte como AWS lambda e Google Cloud Functions, como quem não quer lock-in poderia agir? Tecnologias como OpenFaaS e Kubeless surgiram a partir dessa demanda e vem crescendo muito com vários casos de arquiteturas em produção. Quer entender, tirar suas duvidas sobre o assunto e ainda ver uma demo rodando e ter acesso ao código para reproduzir no seu projeto? Esse é o momento. Vamos começar a usar essa tecnologia que já vem ajudando muitos desenvolvedores e sysadmins.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Frederick Moschkowich
Frederick Moschkowich
Parque Tecnológico de Itaipu - PTI
João Brito
João Brito
Getup Cloud
Roberto  Klein
Roberto Klein
Parque tecnológico de Itaipu