TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Desenvolvendo soluções e entregando valor com métodos e ferramentas centrados no usuário

Apresentar e compartilhar conhecimento sobre Design Thinking e outros métodos centrados no usuário

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Morte as reuniões de Brainstorming longa vida ao Lightning Decision Jam
ALEXANDRO UPITS
Reuniões de Brainstorming gastam um tempo valioso, geram discussões que não levam a nada e só fazem a equipe perder tempo, pois as ideias levantadas acabam sendo sempre as dos líderes (naturais ou de cargo) e nunca dão o mesmo espaço para todos. Vamos jogar ela fora e abraçar o Lightning Decision Jam que vai fazer sua equipe sair com ações para serem implementadas sem briga e em pouco tempo independente do tamanho do problemas e o mais importante com ordem de prioridade!
.
11:10 às 12:00 Design thinking e storytelling: criando empatia (e rentabilidade) para além da jornada do herói.
Nessa Rodrigues

Persona, mapa de calor, jornada do herói, trackear utm... quem nunca? Tudo isso é bem legal e pode fazer muito pelo posicionamento e relacionamento da empresa com os públicos, mas podemos (e devemos) ir além disso para entender de verdade os diferentes tipos e contextos em que os clientes se encontram. Nesse bate papo vamos ver alguns cases e compartilhar ferramentas que alguns d.thinkers usam para ir além da famigerada jornada do herói.

Design Thinking e Lean Startup - Inovação e empreendedorismo através do design thinking
Cecília Rosa

Design Thinking e Lean Startup - Inovação e empreendedorismo através do design thinking

Através de imersão, análise, ideação e prototipação o design thinking se propõe a observar e solucionar problemas complexos e transformar a maneira de resolver as coisas e somado a conceitos do Lean Startup podemos ter uma forma mais eficaz de transformar modelos de negócios e auxiliar na concepção das ideias, uma abordagem de inovação centrada no ser humano, integrando as pessoas, tecnologia e negócios.

12:10 às 13:00 Design Sprint Ideation: Assertividade na previsão do fluxo de caixa
Gisele Gonçalves

Nesse mini talk apresentarei um case de utilização de Design Sprint para identificar e estruturar melhorias na previsibilidade de fluxo de caixa em um cliente. Durante 3 dias realizamos a dinâmica com colaboradores de diversas áreas da organização com o intuito de construir planos de ações que possibilitaram: validar a confiabilidade das informações, diminuir a discrepância entre o planejamento previsto X realizado e aumentar a conscientização sobre a importância da previsibilidade do cash flow nos processos de tomada de decisão.

Design Sprint: Entregando valor antes de Codar
ALEXANDRO UPITS
A utilização do Design Sprint está muito no hype, mas para que ela realmente serve? Nesta apresentação vamos mostrar as vantagens de utilizar e quando passar longe. Quais foram os acertos e erros que tivemos ao tentar utilizar uma metodologia que pede concentração total de uma equipe durante 5 dias e como vender esta idéia em uma empresa que não quer perder tempo nem dinheiro.
O fim do conto de fadas: o Design Sprint dos sonhos não existe.
Kamila Oliveira
Depois do boom do lançamento do livro Google Design Sprint, muitas empresas passaram a referenciar e fazer uso da metodologia como os ensinamentos dispostos na bíblia sagrada. Obviamente, inúmeros resultados positivos foram obtidos com a aplicação desses ensinamentos. O que não falam é que nem tudo são flores. Aplicar todo o método exatamente nos moldes descritos no manual é um grande desafio e muitas vezes falhamos por não querer enxergar que o contexto vivido pelos autores do livro é completamente diferente da realidade das empresas brasileiras. Essa palestra tem como objetivo compartilhar quedas, tombos e arranhões obtidos como aprendizado durante o processo de descoberta do DS ideal.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Evangelizando stakeholders
Mateus Alberto Lima

Algumas áreas, como Produtos ou Desenvolvimento, vez ou outra (ou sempre) se encontram no cabo de guerra em meio a diferentes stakeholders e seus interesses...?temos que fazer ASSIM?! Contudo, entre outras grandes vantagens, o Design Thinking tem o poder de facilitar esse relacionamento interpessoal, diminuindo o desperdício gerado por decisões equivocadas. Através de um approach de negócios, veja as vantagens de se trabalhar expectativas sem ficar de rodeios ou ?pisando em ovos?. E ainda melhor, deixando satisfeitos mesmo aqueles que abriram mão de seu projeto.

Inovando na cadeia da construção civil
Mariana Vidal

O tema da palestra é baseada no trabalho que venho realizando a um ano na primeira Venture Building do mundo focada na indústria da construção civil. Em um primeiro momento analisamos as metodologias mais vigentes no mercado, e acabamos criando um framework híbrido de design thinking, design sprint, lean UX e agile, com ciclos que somavam uma entrega real de valor e pudesse ser metrificado e qualificado. O papel de UX na construção das startups foi muito além da usabilidade e empatia, andou de mãos dadas com o negócio e votos de decisões, uma atuação muito pautada em UX Strategy e alinhado a metodologias.

Centrada no Usuário, como uma grande empresa está mudando sua cultura e forma de trabalhar
Matias Schertel de Oliveira
Novas empresas e startups em geral já nascem com a experiência do seu usuário no centro das atenções? Mas e as grande empresas, com milhares de usuários e uma história de vários anos? Como elas podem fazer para mudar não somente sua forma de trabalhar, mas também sua cultura? Como Design Thinking Coach e UX advocate na SAP gostaria de mostrar algumas ações que estão sendo tomadas para mudar o rumo da empresa e sua forma de pensar.
15:10 às 16:00 Design Thinking - A arte de pensar
Juliana Martins
É intrigante como os adultos estão tão presentes em tantos meetups e congressos para falar de criatividade e inovação enquanto os jovens são assustadoramente domesticados em um sistema massante de ensino regular.[Nós adultos] Falamos tanto sobre arriscar e errar, mas somos pouco tolerantes as criações e erros dos alunos em fase escolar. Falamos sobre cocriar, mas não incentivamos o trabalho em grupo. Não é só difícil esperar resultados diferentes, é bastante incoerente...
Engenharia concorrente como ferramenta de excelência no design de soluções
Samuel Crescêncio

Nesta palestra vou abordar como a junção de design thinking com engenharia concorrente possibilitou a uma empresa resolver em 4 dias um problemas que há 5 anos não era resolvido.

De quebra, conseguiu desenvolver em 4 meses a melhor solução do mercado, que a possibilitou dobrar seu faturamento e ser vendida em menos de 2 anos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Neurodesign 4 N00bies
Daniel de Sant'anna Martins

Nos últimos tempos, a neurociência cognitiva tem feito grandes avanços no estudo da mente humana e o comportamento de consumo. Têm se estudado mais sobre o cérebro humano nos últimos 5 anos de que toda a existência do cérebro em seus 200 mil anos de idade. Assim como o neuromarketing, o neurodesign surge na conjugação interdisciplinar de áreas de conhecimento como a estética (de objetos físicos ou virtuais), áreas específicas do cérebro que lidam com cognição, motivação e engajamento. Mas será que pode ser mais do que isso? Vamos descobrir juntos!

Observar, definir para idear. A Realidade Aumentada no processo de decisão de compra.
Cinthia Costa

A Realidade Aumentada (RA ou AR - Augmented Reality) é uma tecnologia emergente poderosa que permite uma experiência mais rica e imersiva. Em pesquisas realizadas em 2018 pelo time de UX Design do SIDIA, o varejo foi identificado como uma das áreas onde o AR está sendo muito aplicado e em constante crescimento. Então, a questão a ser desvendada foi: como o AR pode contribuir no processo de compra online de um móvel para casa? A apresentação mostrará o estudo sobre a tecnologia em discussão, com o foco em aplicações para smartphones, e sobre a abordagem de design centrado no usuário, que colaborou na identificação dos pontos de contato relevantes para a tecnologia AR atuar.

17:40 às 18:30 Design Thinking no Setor Público Brasileiro
Rodrigo Narcizo

O design thinking tem sido uma abordagem cada vez mais utilizada no setor privado, mas será que o mesmo acontece no setor público? Vamos descobrir nesta palestra, que aborda três eixos principais: inovação por meio do design thinking no contexto do setor público (que lida com problemas complexos); mindset do design thinking vs mindset do setor público; e diversos casos reais do uso do design no setor público.

Pense criativo: exercícios para estimular a criatividade e o autoconhecimento
Janine Costa / Diego Morsoletto Cardoso
Criatividade não é mágica. No Design Thinking, colocamos no canto o que já sabemos ou achamos que sabemos e procuramos uma nova perspectiva. Buscamos sempre olhar para o problema e encontrar uma solução criativa. E criatividade pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada. Quando damos um passo atrás na inovação, o que encontramos é o pensamento criativo. Nesta palestra, vamos apresentar exercícios que irão ajudar a estimular a criatividade e o autoconhecimento.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

UX, Designers, Devs, POs, basicamente qualquer pessoas que desenvolva soluções


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

ALEXANDRO UPITS
ALEXANDRO UPITS
Contabilizei
Cinthia Costa
Cinthia Costa
Sidia Samsung
Daniel de Sant'anna Martins
Daniel de Sant'anna Martins
CESAR / D+1 Design & Jogos
Gisele Gonçalves
Gisele Gonçalves
Objective Solutions
Mateus Alberto Lima
Mateus Alberto Lima
HostGator América Latina
Rodrigo Narcizo
Rodrigo Narcizo
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet