TDC 2019
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design de Código Desenhando seu código para excelência.

Nesse ambiente de mudanças intensas em que vivemos há algo que tem se mantido intacto: não importa a linguagem, paradigma, ou o padrão a ser utilizado, na hora de escrever o código devemos escrevê-lo com qualidade. Fazemos isso não apenas porque achamos bonito (e, sim, achamos) ou porque somos apaixonados por isso (e, sim, somos), mas porque temos a convicção de que escrever código de qualidade é um diferencial estratégico para nossos projetos.

Saber pensar sobre o design do código faz a diferença entre ser restrito a uma linguagem ou framework e ser um desenvolvedor de software capaz de entregar valor em qualquer projeto ou empresa. Aprender uma sintaxe nova é fácil, o que tem valor mesmo para nossas carreiras é saber escolher o caminho certo para resolver cada tipo de problema.

Tópicos a serem cobertos, escolhidos por seu impacto em Design de Código:

    - Diferença entre paradigmas: Funcional, Orientação a Objetos, etc
    - Domain Driven Design
    - Test Driven Design
    - Event Sourcing
    - Reactive Programming
    - Linguagens estáticas vs dinâmicas
    - Design patterns
    - Técnicas de refactorings e redesigns

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Aprendendo conceitos de S.O.L.I.D. com as músicas do Tim Maia
Jéssica Félix

SRP,OCP,LSP,ISP, DIP....para uma pessoa programadora iniciante, pode ser complicado conseguir interpretar todas estas siglas (e mais importante - entender sua correta aplicação), já que algumas vezes, as explicações muito técnicas tornam tudo nebuloso. Que tal sair da palestra com pelo menos essas 5 siglas na mente, com a clareza e o brilho do cristal?

11:10 às 12:00 Legibilidade de código não é perfumaria
Ariane Izac / Alessandra Kajihara

Pensar em legibilidade vai além de ter simplesmente um código "bonitinho", é otimizar uma análise e entendimento e principalmente a evolução dele.

Trabalhando em um piloto de automação de testes de software percebemos na pele a importância de seguir boas práticas de escrita de código e como construções ruins oneravam nosso entendimento na análise\refactoring desses testes.

A ideia é trazer dicas de boas práticas que deixarão seu código mais claro e efetivo, baseado no aprendizado que tivemos com pontos que ?dificultavam nossa vida?.

Threat Modeling: como não deixar segurança apenas para o final?
Thaiane Braga / Ruan Victor Da Paixão Silva

Você já tentou conversar sobre segurança com sua equipe incluindo o pessoal de negócio? Geralmente não sabemos por onde começar.

É incontestavel a necessidade de manter sistemas seguros e os impactos altos por cada falha de segurança explorada, entretanto, identificar as vulnerabilidades e prioriza-las junto com o desenvolvimento do produto parece sempre muito difícil.

O Threat Modeling possibilita uma conversa dinâmica e interativa com foco em segurança adequado para o seu projeto. De uma forma simples, é possível identificar e priorizar quais são as vulnerabilidades mais severas no sistema e como mitigá-las.

12:10 às 13:00 Functional Domain Driven Design
Guilherme Pohlmann Da Rosa / Fabrício Rissetto

Um dos pensamentos que domina a mente de muitas pessoas quando se fala de programação funcional é acreditar que o paradigma é excludente às práticas de orientação à objetos que já conhecemos. Quando, na verdade, a união dos dois pode nos trazer ainda mais vantagens. Nessa apresentação queremos desmistificar esse pensamento e mostrar que sim, é possível utilizar as duas práticas em conjunto para construir aplicações de alta qualidade. Descubra como trouxemos para dentro do DDD, design conhecido por ser extremamente orientado à objetos, elementos funcionais como Monads, Imutabilidade e Higher Order Functions, construindo um dominio 100% puro.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Construindo aplicações confiantes
Carolina Karklis

O hype da orientação a objetos passou e com ele precisamos rever algumas práticas. Até mesmo o codebase mais limpo pode ter mensagens de erro precárias, checagens de tipo de dado em excesso, e uso dispensável de variáveis nulas. Nessa talk vou refatorar um sistema frágil e mostrar estratégias dentro do paradigma de orientação a objetos para escrever código de forma mais simples e confiante. No processo, vamos ver padrões de arquitetura de software que podemos usar, como melhorar mensagens para cenários de input inesperado e remover todas as variáveis nulas possíveis do nosso código.

15:10 às 16:00 Fazendo as pazes com projetos legados
Matheus Hernandes

Todo mundo já tocou em um projeto legado. Se isso não aconteceu com você, sinto muito, um dia vai acontecer e é melhor que esteja preparado. Styleguides, TDD, CI, CD, políticas de código e mais - tudo isso é possível. Seu projeto tem salvação, não desista ainda! Bora ver como tirar esse trem da lama juntos!

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Aggregates, desafio tático na utilização de Domain Driven Design
Thiago Almeida de Souza Weber / EDUARDO FILIPE

O design técnico de um agregado dentro de uma modelagem tática com Domain Driven Design é um dos maiores desafios na transformação do negócio em código. Normalmente tendemos a cair em certas armadilhas comuns que podem impactar diretamente em performance e escalabilidade. Iremos explorar algumas técnicas de modelagem e seus prós e contras focando em reais e necessidades e consistência no domínio de negócio.

17:40 às 18:30 Controlando o tempo com Event Sourcing e Typescript
Lucas Santos

Você já pensou em controlar cada aspecto de sua aplicação? Poder voltar no tempo e desfazer o que foi feito sem nenhum problema? Corrigir erros e bugs em um piscar de olhos? Então provavelmente o Event Sourcing é o que você está procurando, e ele fica ainda melhor quando usamos Typescript!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenhando seu código para excelência.


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alessandra Kajihara
Alessandra Kajihara
Matera Systems
Ariane Izac
Ariane Izac
MATERA Systems
Matheus Hernandes
Matheus Hernandes
BackEndBrasil
Thaiane Braga
Thaiane Braga
ThoughtWorks