TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura .Net Performance, alta disponibilidade e escalabilidade em aplicações .NET.

Desde sempre o .NET foi uma tecnologia de destaque. Depois da sua abertura para a comunidade e o lançamento do .NET Core, as tecnologias Microsoft ganharam ainda mais forças. Aqui iremos abrir diversas pautas e quebrar todos os tabus sobre os diversos tipos de arquiteturas, seja monolítica, em camadas, MVC, DDD, Microserviços, aplicados com containers, em Cloud, com CQRS, event sourcing, entre outros. Venha com a gente compartilhar e aprender mais sobre as técnicas que podem te tornar um profissional de referência no mercado e construir as melhores soluções, mais performáticas, escaláveis, disponíveis e manuteníveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Arquitetura de Microserviços assíncronos com DotNet Core e RabbitMQ
Felipe Caputo

Veremos como o uso de microserviços em conjuto com soluções de mensageria usando DotNet Core WebApi em conjunto com o RabbitMQ podem agregar mais resiliência, performance e facilidade na construção de arquiteturas orientadas a microserviços, com casos de uso reais na Softplan.

Serão apresentados rapidamente os conceitos do AMQP e CQRS para melhor entendimento da base da arquitetura, passando em seguida pelas bibliotecas usadas e alguns exemplos objetivos de como é simples e poderosa a união de ambas as tecnologias

11:10 às 12:00 Construindo um Context Map
Matheus Poleza / Fabrício Rissetto

Context Map é um conceito que surgiu como uma das ferramentas estratégicas do Domain Driven Design, mas que pode te ajudar mesmo sem você sequer conhecer o que é o DDD. Na teoria parece ser muito fácil mapear seus produtos, aplicações, e como eles interagem entre si. Na prática surgem diversas dificuldades, tais como: tempo para documentar, desalinhamentos de informação, conhecimentos espalhados por várias pessoas, entre outros. Nós vamos apresentar um case do processo de construir um Context Map em um ambiente confuso e de constantes mudanças, das falhas e acertos que tivemos ao organizar esse processo, e de como essa prática está nos ajudando a guiar decisões arquiteturais e de negócio.

Como tipos definidos podem nos ajudar a mandar uma sonda pra Marte
Caliel Lima da Costa

Você se lembra de quando uma sonda a caminho de marte explodiu porque parte do sistema estava em polegadas e parte no sistema métrico?

Eu tenho uma solução.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Event Driven Architecture
Camila Campos

Já percebeu que nossa realidade é assíncrona? Nós enviamos uma mensagem (seja ela falada ou escrita) e esperamos que quem está nos ouvindo ou lendo receba a mensagem, entenda e nos responda apropriadamente. Além disso, muito do que acontece no mundo é visto por nós como "coisas" (ou eventos) que acontecem. Por exemplo, ao pensarmos no processo de fechar um pedido em alguma loja online, o que geralmente acontece é: produtos são adicionados ou removidos até que o pedido seja fechado. Uma lista de produtos que foram fechados não reflete a realidade de como as coisas aconteceram até chegarmos ao ponto final do pedido fechado. O que isso tem a ver com código? É isso que essa talk vai mostrar!

14:10 às 15:00 Criando uma aplicação serverless com CQRS, Azure Functions, Blob Storage e CosmosDB
Rafael Turino
A arquitetura serverless é uma arquitetura voltada para pequenas aplicações com o foco de ser extremamente rápida, escalável e de baixo custo. Nesta palestra pretendo demonstrar boas práticas e como aproveitar os recursos da Microsoft Azure para construir uma aplicação ideal.
Usando Clean Architecture no .NET Core
Gabriel Schade Cardoso

Clean Architecture, Arquitetura Limpa, Arquitetura Hexagonal e até Ports and Adapters. Essa arquitetura pode ter diversos nomes, mas a responsabilidade de cada camada é bastante clara.

Vamos ver os principais conceitos da Clean Architecture desmistificando essa arquitetura e entendendo as responsabilidades de cada uma das camadas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Infraestrutura para desenvolvedores
Thiago Borba

Como desenvolvedores, somos apaixonados por software. Sabemos que podemos transformar o mundo através do código. Esse pensamento apaixonado pode ser um pitfall e nos cegar. Frequentemente desenvolvemos software ignorando o hardware. Falamos de microserviços, aplicativos em escala, computação distribuída e outras coisas, mas no final, esquecemos que para tudo isso funcionar precisamos de hardware. Essa palestra aborda o impacto de desenvolver software sem pensar na sua infra. Vamos abordar rede, memória, concorrência e nuvem. Vamos revisitar bases esquecidas no desenvolvimento moderno de software. Vamos entender porque infraestrutura nos transforma em um desenvolvedor melhor.

16:40 às 17:30 GraphQL: evoluindo uma arquitetura REST já existente
Guilherme Bueno

Com o crescimento do REST como um dos principais meios de comunicação entre cliente/servidor, fica notório de que este modelo é um dos mais utilizados atualmente. Contudo, o surgimento do GraphQL vem em um bom momento, não para acabar com o REST, mas para atuar em meios e especifidades onde o REST não é capaz. No caso do .NET Core, temos sempre que mapear objetos de saída para nossas consultas, com o GraphQL, tudo fica um pouco mais descomplicado, e o cliente passa a ter domínio sobre quais dados ele quer receber.

A Visão de um Arquiteto sobre o Software
Eduardo Spaki

Devemos documentar muito ou pouco? Como manter a documentação atualizada? Quais documentos/diagramas um arquiteto deve desenhar? Como fica a questão: documentação vs. metodologias ágeis? Vamos explorar um pouco sobre qual o papel do arquiteto de software diante de um projeto nos dias de hoje, e qual o valor que o mesmo entrega.

17:40 às 18:30 Arquitetura de software, estou tomando as decisões corretas?
Márcio Fábio Althmann / Cristiano Rodrigues
Escalabilidade, elasticidade, alto desempenho, tolerância a falhas, CQRS, etc.... Não é fácil e nem sempre é necessário resolver todas essas questões. Cada cenário exige uma arquitetura específica e foco no que é importante para resolver o problema. Vamos conversar e compartilhar experiências em vários projetos onde a arquitetura correta foi essencial para atender a demanda e permitir a evolução das aplicações.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, engenheiros e desenvolvedores de software com foco em .NET, que buscam melhorar e aprimorar seus conhecimentos e suas técnicas visando o aumento da qualidade do seu software.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cristiano Rodrigues
Cristiano Rodrigues
AMcom Sistemas de Informação
Thiago Borba
Thiago Borba
CWI Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet