TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .Net .NET - uma plataforma para todos!

O .NET Framework permite que você crie aplicações para diferentes targets, como: Web, Desktop (Linux, Mac, Windows), Mobile (Android e Iphone) e até para IoT.

Venha conhecer mais sobre esse framework multiplataforma open-source!

Você poderá se atualizar e ficar ainda mais preparado para os desafios do dia-a-dia!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Implementando testes de integração após 10 anos
Caliel Lima da Costa

Sabe aquele sistema rodando a muitos anos que toda vez que se altera algumas coisa outro lado quebra? Eu senti essa dor, após meses de trabalho você não acreditar no resultado.

11:10 às 12:00 Construindo uma aplicação utilizando Xamarin e Bot Framework
Nouara Xavier
O mercado de aplicativos tem previsão de movimentar bilhões de dólares nós próximos anos. A Microsoft possui duas ferramentas de qualidade para acompanhar esse crescimento no mercado mobile. Venha aprender na prática como utilizar Xamarin e Bot Framework. Fazendo aplicativos nativos com chatbot. Tudo isto utilizando apenas .NET.
ASP.NET Core + Middlewares: incrementando e acrescentando comportamentos em aplicações
Renato Groffe
Middlewares constituem um dos pilares sob os quais foi construído o ASP.NET Core, oferecendo inúmeras possibilidades na construção e configuração de aplicações baseadas nesta plataforma. Acompanhe esta apresentação para entender os diferentes meios de utilização deste mecanismo, bem como sobre a implementação e como empregar middlewares customizados em seus projetos.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 BDD - A forma Lean implantar qualidade total no desenvolvimento de software
Leandro Pereira da Silva / Jorge Leite

É mais do que sabido pelo mercado de desenvolvimento de software que quanto mais cedo um bug é encontrado, mais barato é o custo de sua correção. Algumas pesquisas dizem que esse custo pode ser até 24 vezes menor.

O Behavior Driven Development (BDD) é uma técnica que induz tanto a área de negócio como o time técnico a colaborarem com a qualidade de software desde o início do levantamento de requisitos de cada User Story (pensamento Lean - qualidade total). Esse envolvimento ocorre através da construção de cenários de forma colaborativa.

A palestra apresentará o conceito do BDD e a além disso uma rápida demonstração de como implementar BDD no Azure Devops utilizando Specflow.

Concorrência e Performance
Thiago Borba

O .NET é realmente sensacional e conta com ferramentas formidáveis como TPL, LINQ, lambdas, sintaxe sugar entre outros. Nos projetos que tenho atuado, o mal uso desses recursos acabam gerando problemas enormes de performance. Sem falar do uso excessivo de hardware. É comum em projetos que apresentaram problemas de performance, o uso de Task.Run para tentar resolver alguma lentidão ou até mesmo o uso do Task.Run para adicionar chamadas "assíncronas" na aplicação. Nessa talk, vamos explorar a concorrência. Vamos analisar o uso da TPL e ThreadPool. Vamos aprofundar e entender o que realmente ocorre quando usamos async/await.

14:10 às 15:00 Entregando testes de valor
Leonardo Prange / Marco Nicolodi
Como estão seus testes ? Esta fácil de ler ? Fácil de dar manutenção ? E acima de de tudo... está agregando valor ? Não !? então vamos mostrar uma possível solução. Vamos apresentar algumas técnicas para melhorar uma suíte de testes com exemplos em .Net, focando no funcionamento de unidades pequenas e buscando uma melhor asserção das regras e comportamentos dos serviços mais robustos fazendo uso de BDD, Fluent Assertions, Object Mother entre outros.
Programação funcional usando F#
Gabriel Schade Cardoso
The Developer´s Conference Florianópolis 2019
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 C# 8 é uma revolução
Antonio Maniero
C# vem ganhando novas características em cada versão que trazem melhorias em performance, robustez, flexibilidade além de facilidade e estilo de codificação. C# 8 traz algumas melhorias que mudam completamente a forma como criamos código, ao ponto teremos modo de compatibilidade para compilar códigos antigos. Entenda o que vem de novo por aí e o que isto representa para sua base de código. Conheça os tipos por referência anuláveis, as interfaces com implementação padrão, ranges, e outras pequenas características que mudará o jeito de você codificar e que reduzirão o boilerplate e melhorarão a robustez e ainda facilitar a interoperabilidade com outras linguagens com recursos semelhantes.
16:40 às 17:30 ML .NET - Machine Learning com .NET CORE
Thaissa Bueno Sanches
.NET CORE um importante Framework do ecossistema .NET, , com a grande vantagem de ser multiplataforma e rápido, não esperávamos mas aconteceu, agora podemos também trabalhar com machine learning nele e com c#, graças a ML .NET uma nova biblioteca oficial para .NET CORE
Blazorise, como melhorar a UI em app Blazor?
Renato Haddad

Uma aplicação WEB pode seguir diversos padrões de interface de usuário UI, a fim de tornar inteligível o visual, seja em qualquer navegador. As aplicações em Blazor (novo framework de apps SPA single page application) dispõem de uma biblioteca chamada Blazorise, instalada via NUGET, a fim de facilitar o desenvolvedor na criação de elementos de formulários, similar à Material Design da Google.

17:40 às 18:30 Organizando seu código com Marie Kondo: Trazendo alegria para o seu legado
Alexandre Santos Costa

Será que o código atual precisa realmente ser descartado? Será que a solução é começarmos tudo do zero? Nesta palestra irei mostrar não só técnicas de refatoração que trarão alegria a seu código mas como o Visual Studio pode nos ajudar a atingirmos este objetivo.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software e entusiastas da plataforma .NET


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Antonio Maniero
Antonio Maniero
Jumbo Tecnologia e Gestão
Jorge Leite
Jorge Leite
SecurityScorecard
Nouara Xavier
Nouara Xavier
unico IDTech
Renato Groffe
Renato Groffe
Microsoft
Renato Haddad
Renato Haddad
Microsoft
Thiago Borba
Thiago Borba
CWI, além do software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet