TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SÁBADO Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Coordenação

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Pessoas > Tecnologia
Mário Sérgio Queiroz

Nessa palestra será apresentado todo o ecossistema da comunidade Python no Brasil e no mundo.

Entenda como uma rede orgânica de pessoas produz renda, inovação e soluções para a sociedade.

Python Type Hinting - Onde, Como e Por Que
Guilherme Loch Waltrick Goes

Python é uma das linguagens dinâmicas mais utilizadas mundialmente. Seu aspecto dinâmico é um dos seus recursos que chama mais atenção. Qual então é a vantagem de se utilizar type hinting? Não seria isso uma regressão a uma linguagem fortemente tipada? Nesta palestra irei comentar quais as vantagens de se utilizar type hinting com py2 e py3, onde e como fazer uso deste recurso.

11:10 às 12:00 Goroutines e channels na prática
Guilherme Garnier

Uma das features mais populares em Go é o modelo de concorrência baseado em goroutines e channels. Porém, muitos tutoriais só apresentam este tema superficialmente, com exemplos básicos. Nesta apresentação, vou mostrar casos de uso práticos para goroutines e channels, as diferenças entre goroutines e threads, como funciona o scheduler do Go, como funciona o ciclo de vida das goroutines e alguns dos erros mais comuns ao utilizar estes recursos.

12:10 às 13:00 Agile em uma das maiores empresas de varejo do Brasil
Thiago Boschese

Como foi ser responsável pelo primeiro projeto da Centauro executado totalmente de forma ágil utilizando Scrum e Kanban. Quais foram os desafios e barreiras culturais, como foram superados e quais foram os resultados.

Do caos a alta-performance utilizando métricas como base
Sony Maia

Como saber a evolução ou regressão de um time sem medir algum tipo de indicador. Realmente é muito difícil, e outro ponto importante é saber o que está sendo medido e o porque. Nessa palestra falo um pouco de uma squad que não tinha métricas ou pelo menos não usava corretamente e como após utilizar alguns dados conseguimos mudar o comportamento do time e elevamos o nível mirando a alta performance.

13:10 às 14:00 Crie aplicações WEB com Blazor usando C#, Razor e HTML
Renato Haddad
Nesta palestra Renato mostrará o novo experimento da Microsoft para criar aplicações WEB facilmente, usando apenas C#, Razor e HTML. O Blazor roda em todos os browsers com um código .NET no runtime, implementado com WebAssembly. Isso mesmo, já pensou em rodar códigos C# diretamente no browser?
14:10 às 15:00 Por quê você vai falhar usando Java no Docker
Rafael Benevides

Executar Java no docker é fácil, certo? Simplesmente crie um Dockerfile, execute um "docker build" e pronto. Pensar desta maneira é o caminho mais fácil para uma FALHA quando for executar seus container em produção.

A JVM sabe com se ajustar para atingir a melhor performance no ambiente em que está executando. Até então o ambiente havia sido máquinas físicas ou virtuais. Mas agora temos containers e isto muda tudo: Você precisa saber que containers gerenciam seus próprios recursos, e você precisa aplicar este conhecimento ao executar a JVM dentro de um container.

Venha para esta sessão e aprenda como evitar a perda de horas para diagnosticar uma falha que pode ser sanada com dicas simples.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Escalando suas consultas com Elasticsearch
Christiano Milfont

Case utilizando o Elasticsearch além do seu Mindset de busca como um verdadeiro NoSql servindo uma camada de backend aliado com GraphQL para otimizar aplicações de vendas de experiência em viagens na CVC. Sistemas legados que precisam evoluir sem Budget ou tempo adequado podem se beneficiar de otimizações da DSL que o ES já propõe em cima de sua arquitetura.

16:40 às 17:30 Melhore a Qualidade do seu Código com Object Calisthenics
Marcel Gonçalves dos Santos

Um código com qualidade é essencial para um projeto de sucesso e existem diversas práticas que ajudam a alcançar esse objetivo. Object Calisthenics é uma série de boas práticas que ajudarão a tornar o seu legível, manutenível, testável e compreensível. Com uma dose pequena de exercícios diários, você notará a diferença no seu código.

17:40 às 18:30 Liderança Feminina: Oportunidades e Desafios
luisagielow

Liderança Feminina: Oportunidades e Desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho

Como todos sabemos ser mulher no mercado de trabalho é sinal de luta diária. Nesta fala abordaremos temas como mundo igualitário, machismos invisíveis, interrupção masculina, estratégias de sucesso e vários outros que darão as mulheres uma visão maior sobre o que elas são capazes de ser e fazer no dia a dia de uma empresa. A proposta desta fala é uma roda de conversa sobre ser mulher no mercado de trabalho, abordando vários assuntos que todas as mulheres devem ter entendimento e saber lidar no seu dia a dia.

Como se tornar cientista de dados - A profissão mais cobiçada do século XXI
Amelia Pessoa

A área de data science é muito extensa e nova e por isso muitas dúvidas ainda existem sobre o que é ciência de dados, o que um profissional dessa área faz e por onde pode-se começar. Essa palestra inicia falando sobre esses conceitos, explica o ciclo de vida dos dados e os diversos papéis que atuam nele. Trás um mapa básico com possíveis caminhos para quem está iniciando na área e apresenta alguns canais disponíveis para aprofundar o aprendizado.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.