TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevTest Porque qualidade é responsabilidade de todos!

A Trilha se destina a pessoas ligadas ao desenvolvimento de software que querem mostrar conceitos e aplicações de teste não feitas somente por testadores. Caracteriza-se por uma trilha mais técnica que a Trilha de Teste onde programadores, UX, analistas de infraestrutura, etc... poderão mostrar como contribuem para a qualidade de suas aplicações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando Um Ambiente de Testes End2End com Docker, Rails, VueJS, NightmareJS e muito mais
Felipe Roveran Ribeiro / Italo Moraes

É cada vez mais comum que uma aplicação interaja com micro serviços para execução de suas tarefas, tornando a construção de testes end2end mais complexa. Além disso o ambiente de testes deve ser isolado e independente a fatores externos.

Nessa talk, mostraremos como é possível construir um ambiente de testes end2end, funcionando com uma réplica do setup de produção com Docker, Rails, Redis, Sidekiq, etc e simulando as interações de um usuário com NightmareJS.

11:10 às 12:00 Minimizando problemas do dia-a-dia com Virtualização de Serviços
Ernesto Barbosa

No processo de desenvolvimento de software, frequentemente nos deparamos com impedimentos que ocorrem devido à integrações com serviços de terceiros. Já precisou executar um teste de interface, mas o ambiente estava fora? Quantas vezes a automação de teste quebra simplesmente porque, depois de um trabalho desnecessário, percebeu-se que uma das integrações não está no ar. Problemas como este fazem com que os resultados da automação não sejam mais confiáveis? Nesta palestra mostraremos como a utilização de virtualização de serviços pode agilizar o processo de desenvolvimento e garantir que o produto que está sendo testado não sofra tanto desses males.

12:10 às 13:00 Como não escrever seus testes
Camila Campos

Sabemos que escrever testes automatizados é extremamente importante, pois, entre outras coisas, eles garantem a qualidade do nosso código e o funcionamento da nossa aplicação. Apesar disso, muitas vezes acabamos com uma suíte de testes que, além de ser difícil de entender e manter, não é confiável. Nessa talk, vamos ver como reconhecer e evitar alguns dos problemas mais comuns que nos fazem odiar nossos testes, além de dar algumas dicas de como melhorar nossos testes.

3 Técnicas para provisionamento de ambiente de testes que vão turbinar seu projeto
Elder

Testar pra quê? Teste bom mesmo é feito em produção, não é? E esse negócio de ambiente de teste é perda de tempo e dinheiro.

Tomara que você discorde disso tudo! Afinal, se você acha perda de tempo realizar testes, provavelmente ainda não se deu conta do quão caro é não testar.

Nessa palestra falaremos sobre técnicas para provisionamento de ambientes de testes que darão agilidade e melhorarão o resultado dos seus projetos.

Afinal, se testar é para os fracos, você vai querer ser forte?

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Porque usar o headless chrome para seus testes funcionais
Pedro Henrique Nazário da Silva

Em junho de 2017, junto com a versão 59 do Google Chrome também foi lançado a versão headless do browser. Nessa palestra irei falar sobre as vantagens do uso desse driver para execução de testes funcionais dentro da sua pirâmide de testes.

Consumindo e criando testes para sua API like a boss com Postman
Michel Lima

Nesta palestra mostraremos como aumentar sua produtividade na validação de API's, criando um ambiente de consumo e testes com Postman. Iremos também mostrar um exemplo com uma API real.

15:10 às 16:00 Magic Mockito
Tiago de Freitas Lima

O Mockito se tornou o padrão de facto na plataforma Java para criação de objetos mocks, utilizados em testes unitários. Nessa apresentação, mostraremos recursos avançados e as melhores práticas do framework, mostrando como o Mockito pode ser um aliado poderoso na segurança dos seus testes.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Visual Regression com BackstopJS
ANDRE PEREIRA MENDES

Visual Regression se executada por humanos, se torna uma tarefa bastante confusa e passível de erros. Automatizar esse tipo de validação não precisa ser uma tarefa penosa também.

Nesta apresentação vamos aprender a utilizar o BackstopJS, uma solução bastante simples, prática e eficaz para a adição de mais esse ponto de qualidade no pipeline da aplicação.

Como descobri 3 mil linhas desnecessárias nos meus testes em uma semana
Jônatas Davi Paganini

Estou trabalhando em uma ferramenta para simplificar e melhorar a qualidade dos testes. Trata-se de um linter de apoio que consegue alterar seus testes em tempo real, rodar os testes e ver se continua funcionando.

Desenvolvi uma série de experimentos com essa ferramenta e tive muitos bons resultados em uma base de código grande. Os experimentos são pequenos programas que alteram parte do setup ou algo relacionado ao contexto do teste e verifica se o teste continua passando.

Com essa ferramenta consegui remover muitos fragmentos de códigos que estavam apenas inflando os testes automatizados e no final o código ficou mais simples e mais limpo. Na talk vou compartilhar detalhes desta jornada

17:40 às 18:30 Testes com Spring Boot de forma fácil!
Everton Tavares

Em se tratando de testes, alguns pontos que parecem complexos como popular uma tabela para testes, ou subir uma API para testar o endpoint é simples se conhecido os atalhos que as ferramentas oferecem;

O objetivo desta palestra é mostrar como testar partes da aplicação Spring de forma fácil e rápida, utilizando os mecanismos que o framework oferece!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa ligada ao desenvolvimento de software


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.