TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices Venha conhecer as últimas tendências e práticas utilizadas para suportar esta importante arquitetura 

Microservices tornaram-se o tema mais quente e mais comentado na área de arquitetura de software nos últimos anos, e muito pode ser dito sobre os seus benefícios.

Mas, existem inúmeros desafios relacionados a sua implementação, distribuição, testes e diversas outras áreas de utilização. Venha  conhecer as últimas tendências e práticas utilizadas para suportar esta importante arquitetura.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Istio Service Mesh
Mete Atamel

Containers provide a consistent and reproducible environment to run our services. Orchestration systems like Kubernetes help us to manage and scale our container cluster with a consistent API. This is a good start for a loosely coupled microservices architecture but it is not enough. How do you control the flow of traffic and enforce policies between services? How do you visualize service dependencies and quickly identify issues? How can you provide verifiable service identities, handle and test for failures? You can implement your own custom solutions or you can rely on Istio, an open platform to connect, manage and secure microservices. In this talk, we will take a look at some of the key

11:10 às 12:00 Serverless Functions e Padrões de Integração EIPs na Nuvem
Bruno Borges

O conceito de Serverless Functions liberou os desenvolvedores de problemas relacionados à infraestrutura, e também às camadas da plataforma superior, bem como algumas etapas no ciclo de vida do desenvolvimento de software. Mas, uma vez que você tenha funções implantadas, como elas interagem umas com as outros? Como a mensagem navega entre eas? Talvez seja a hora de voltar a olhar para os EIPs - Padrões de Integração Empresarial e seu uso nesta nova maneira de rodar aplicações na Nuvem. Esta palestra abordará principalmente o uso de uma das principais bibliotecas Java para EIP - o Apache Camel - e quais os principais padrões aplicáveis ao modelo Serverless Functions, como parte das demos.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como a OLX processa mais de 1,5 milhão de anúncios de imóveis por dia em menos de 30 minutos usando FaaS
Demetrius Nunes

A OLX (www.olx.com.br) e o seu novo vertical de imóveis, o Storia Imóveis (www.storiaimoveis.com.br), atualmente processa e indexa diariamente mais de 1,5 milhão de anúncios vindos de mais de 15 mil anunciantes em todo Brasil. Tudo isso ocorre em menos de 30 minutos e nenhum servidor dedicado é utilizado durante o processo. Esse pipeline é 100% implementado com arquitetura FaaS (Function-as-a-Service) coordenando diversos microserviços através de notificações e eventos. Saiba os benefícios de utilizar esse tipo de tecnologia para construir microserviços infinitamente escaláveis a um custo muito baixo. E conheça também que cuidados tomar para evitar armadilhas dessa nova arquitetura.

Service registry e discovery com Traefik
Tiago Henrique Bono

Criação de uma API Gateway utilizando a ferramenta Traefik, um proxy reverso inteligente. Integrado, nesta apresentação, com o Docker Swarm, o Traefik torna transparente os conceitos de auto registro e descoberta de serviços, além de prover regras dinâmicas de roteamento.

14:10 às 15:00 Quando Microservices Encontram Event Sourcing
Vinicius Vieira Gomes

Embora Microserviços tenham tornado-se um padrão arquitetural popular, a abordagem tradicional baseada em REST/HTTP traz consigo desafios transversais como performance, resiliência e a modelagem de interações complexas. Paralelamente, Event Sourcing propõe uma visão alternativa sobre gerenciamento de estado e comunicação entre aplicações, baseada em eventos assincronamente distribuídos. Nessa palestra, descrevemos como a combinação entre Microserviços e Event Sourcing nos trouxe grandes resultados no contexto do setor bancário americano. Discutimos as vantagens arquiteturais e os desafios dessa abordagem assim como uma live-demo da implementação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Consistência de dados entre microservices utilizando serverless e FaaS
Elder

Eba! Temos microservices! Agora tudo está resolvido: podemos escalar, distribuir e orquestrar nossos serviços sem qualquer preocupação!

Será? Já parou para pensar nos dados de cada serviço? E nos dados compartilhados entre eles? E pior: já pensou nas transações entre serviços?

Transações ACID não servem mais. Transações distribuídas menos ainda. Como fazer então?

Para isso existe o padrão de Sagas! Com ele é possível resolver esse problema de uma forma inteligente, consistente e alinhado ao paradigma de microservices.

Afinal, de que adianta dezenas, centenas... milhares de microservices, se os dados não forem confiáveis?

Trabalhando com feature-toggle em microserviços
Brunno dos Santos Leite

Apesar de ter muitos benefícios, não é um mar de rosas utilizar feature toggle em ambientes com microserviços. Existem diversas complexidades adicionais enfrentadas por quem possui no meio do caminho filas assíncronas, aplicações com vários fluxos para execução de ações e aplicações legadas. Uma simples virada de chave no toggle pode trazer várias inconsistências se o mesmo estado não for o mesmo em todos os pontos que o feature toggle é aplicado. Nessa talk vou falar sobre como lidar com esses problemas, e demonstrar como temos resolvido as complexidades que envolvem o toggle na engenharia de produtos da Locaweb.

16:40 às 17:30 Erros e Acertos na Arquitetura de Microservices do Chat Real Time do Elo7
Alexandre Gama

Criar qualquer tipo de Arquitetura é desafiador. Criar uma Arquitetura para suportar milhares de mensagens em um Chat Real Time é mais desafiador ainda! Criar essa Arquitetura do zero usando protocolos diferentes do usual é desafiador e aterrorizante! Veremos nesta palestra como abandonamos o famoso HTTP, como usamos Message Driven e Microservices, como usamos um protocolo de IoT para envio de mensagens, por que escolhemos as linguagens C, Java e Erlang e muito mais!

17:40 às 18:30 Kafka Streams - Quando Streams encontram Tabelas.
Matheus Oliveira Dias Alagia / Cristiano Altmann

Comunicação assíncrona é uma maneira esperta de diminuir o acoplamento temporal na comunicação entre serviços. A troca de eventos através de um message broker é uma maneira cada vez mais popular de construir APIs assíncronas. Contudo ao utilizar stream de eventos para resolver problemas reais, você também precisará de um banco de dados (tabelas). E se fosse possível transformar streams de eventos em tabelas e vice-versa de maneira muito simples? É com essa proposta que o Kafka Streams promete ir além do que outros frameworks têm feito. Venha conferir!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes, Developers, Analistas, Arquitetos, Product Managers, CIOs, CTOs, CEOs, Scrum Masters, Product Owners


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.