TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Aprimore seus conhecimentos sobre desenvolvimento nas plataformas móveis da Apple.

Venha aprender com a comunidade de desenvolvedores da plataforma iOS (watchOS, tvOS e macOS também :D). Abordando as novidades da linguagem Swift, tendências no desenvolvimento nativo e muito mais.

Em mais uma edição, a trilha repetirá o sucesso dos anos anteriores com ainda mais palestras de peso! O foco desta vez é elevar o nível dos desenvolvedores já iniciados na plataforma, discutindo as melhores práticas e tecnologias para fazer de você um desenvolvedor iOS de elite!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Animações sob controle (do usuário!)
Aline Kolczycki Borges

Vá além das animações comuns! Com o novo conceito de Property Animator, o full power das animações está totalmente a seu controle. Agora é fácil fazer animações totalmente interativas, que acontecem conforme o usuário mexe no seu aplicativo, dando um efeito muito mais woow para a interface. E quando o designer inventar uma animação muito legal para seu aplicativo, você poderá falar: "sim, isso é possível de programar!".

Navegue usando Coordinator
Luis Fernando Cruz Santos

Apresentar a arquitetura de navegação Coordinator, mostrando vantagens, desvantagens com exemplos práticos. Vou apresentar um app com carrinho de compras que se o usuário já tiver um endereço cadastrado ele faz um fluxo diferente.

11:10 às 12:00 Vapor - Server-Side Swift
Giovane Berny Possebon / Rafael Leandro

Vapor é hoje o server-side framework mais usado para swift, e vem crescendo muito nos últimos meses, muito disso devido ao grande engajamento da comunidade, que enxerga na ferramenta grande potencial para desenvolverem suas aplicações web ou suas API's.

iOS & Machine Learning: Core ML e Turi Create
Emannuel Carvalho

Machine Learning é um daqueles assuntos que estão em todo lugar atualmente e é quase uma unanimidade que essa área abre inúmeras possibilidades para tornar os nossos apps ainda mais úteis. Nessa talk, você vai aprender (1) quais são os passos necessários para integrar um modelo já existente ao seu app; (2) por onde começar caso você queira começar a entrar nesse mundo; (3) como utilizar as últimas ferramentas disponibilizadas pela Apple para aprimorar os seus apps com Machine Learning, especialmente o Core ML e o Turi Create.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Fastlane sob medida
Flávio Caetano

Nesta talk, aprenderemos como tirar o máximo do Fastlane, explorando a biblioteca e criando as suas actions customizadas.

The Art of Failing in Swift
Carlos Real

Qual a melhor maneira de tratar erros no meu código? Como eu posso ter certeza que isso não vai gerar problemas em produção? São perguntas frequentes que todo dev se faz cotidianamente. The Art of Failing in Swift tem como objetivo desmistificar como funciona o tratamento de erros em Swift, abordando boas práticas e descobrir porque você não deveria estar usando "print("erro!")" como error handling.

Heavy Metal - usando GPU de uma forma diferente
Julio Flores

O Metal é a plataforma da Apple para a utilização do processador gráfico. Porém, um processador gráfico é ótimo para execução muito rápida de cálculos. Por que não utilizá-lo para usos gerais, cálculo científico, criptografia ou block chain?

Assuntos abordados: Uma visão geral do Metal; o que é necessário para execução de cálculos com GPU usando Metal; um exemplo de uso do Metal para criptografia - uma ferramenta que executa brute force em um hash MD5 para descobrir uma senha.

14:10 às 15:00 5 Softskills para desenvolvedores iOS
Ezequiel França dos Santos

Arquiteturas? testes? Interfaces, assets e guidelines. Coding, deploy e release. E o que mais? Nessa short-talk falaremos de 5 tópicos importantes que todo desevolvedor mobile poderia (ou deveria?) adquirir:

  • Comunicação
  • Criatividade
  • Habilidades analíticas
  • Solução de problemas
  • Linguagens de programação

Em cada tópico exemplos do dia-a-dia, causos, #polemicas, numa abordagem simples e direta.

O sistema genérico de perguntas do Nubank
Luiz Fernando Dubas

Mostraremos como foi desenvolvido o framework de perguntas genérico utilizado em diversas partes dos aplicativos mobile do Nubank.

Explicaremos como os fluxos de perguntas foram desenvolvidos no backend e como o app interpreta, constrói e navega entre as telas pertinentes ao fluxo.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Criando um jogo usando detecção facial
Jonathan Henrique de Souza / Ruann Magalhães Homem

Esta palestra irá abordar o uso de tecnologias de detecção facial atualemente disponíveis para a plataforma iOS, assim como os benefícios de trazer novas maneiras de interação aos seus aplicativos. Com a demonstração de um jogo interativo criado por nós, iremos demonstrar o potencial, desafios técnicos e boa práticas desta tecnologia.

Pequenas mudanças, grandes retornos
Daniel Carlos Souza Carvalho

Vamos conversar um pouco sobre pequenas mudanças no seu código que você pode começar a fazer hoje mesmo e que vão deixar seu código mais legível, mais manutenível e mais correto. São pequenos erros que encontro muitas vezes em Pull Requests que reviso. Se você é um desenvolvedor Junior, poderá usar as dicas para enviar um código melhor pra uma seleção de emprego ou para um Pull Request. Se você é um desenvolvedor mais experiente, pode revisar essas boas práticas e adicionar outras à discussão.

16:40 às 17:30 Programação Funcional na prática
Guilherme Martinez Sampaio

Nos últimos anos vivemos uma renascença da programação funcional. Varias empresas e linguagens adotam conceitos de programação funcional para melhorar a qualidade do código.

Nesta palestra abordarei como utilizamos programação funcional para escrever código mais previsível, mais testavel e mais declarativo.

Iremos passar como fazer um app com fluxo de dados uni-direcional com redux e como usar programação funcional reativa para tratar side effects e modelar interações de forma previsível e declarativa.

Por fim, falarei também sobre os conceitos básicos de programação funcional de forma didática para se aplicar no dia a dia

17:40 às 18:30 Organização e escalabilidade do app Nubank
Victor Gabriel Maraccini

Mostraremos a arquitetura utilizada no Nubank para o desenvolvimento do aplicativo iOS nos seguintes aspectos:

  • Criação de telas: como dividir e organizar o código para criar componentes reutilizáveis e de fácil manutenção
  • Uso de Reactive Extensions para construir os fluxos de informação do aplicativo
  • Integração entre a lógica de negócios e a lógica de apresentação
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS. Principalmente juniores e plenos


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.