TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Coaching Saber, aprender e compartilhar como somos Agile Coaches

Atualmente se tem uma demanda grande deste papel nas organizações. Mas há dúvidas em como se tornar um Agile Coach, e oportunidade para quem é experiente mostrar como está atuando em uma organização.

Nesta trilha, você poderá saber sobre o papel de Agile Coach, poderá aprender e compartilhar o que realizando na organização que atua.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Abordagens para adoção/transformação ágil através de Coaching e Mentoring
Émerson Hernandez / Guilherme Lacerda

Nesta palestra, iremos apresentar um conjunto de padrões de Agile Coaching e Mentoring, que identificamos ao longo de trabalhos de adoção e transformação ágil em empresas públicas e privadas. Estes padrões nos foram úteis nos diferentes caminhos que as empresas precisavam trilhar, nos ajudando a reconhecer e atuar mais próximo das pessoas, visando sempre criar produtos melhores e que agreguem valor para os clientes.

11:10 às 12:00 Nossos maiores vacilos como Agile Coaches
Rafael Queiroz / Mariana Graf dos Santos

Nesta palestra, eu e Mariana Graf faremos uma retrospectiva de nossas carreiras, apresentando os maiores vacilos que cometemos para a comunidade.

Fui contratado como Agile Coach e agora? O que vem depois?
Vladson Freire

No momento em que escrevia a submissão desta palestra existiam 30 vagas abertas no Linkedin para Agile Coach. Mas como você sabe se está preparado para assumir este papel? E após conseguir, o que acontece no dia seguinte? Quais são os desafios do dia a dia?

Esta palestra tem o objetivo de compartilhar as minhas experiências atuando com Agile Coach em uma grande instituição financeira centenária.

12:10 às 13:00 DINAMICA - Speed Network
The Developers Conference Florianópolis 2018
Uma jornada de Gerente de Projeto para Agile Coach
Mauricio Correa

Olá pessoal. Você está vivendo ou já viveu a transformação ágil na sua empresa? No meio dessa revolução ficou procurando o seu novo papel? Hoje essas mudanças estão ocorrendo em muitas empresas pelo mundo e as pessoas estão precisando mudar suas carreiras. Quero contar a minha experiencia pessoal nesta jornada, numa empresa que mudou para o ágil há 2 anos, onde ocorreu uma mudança no quadro de profissionais. Além disso, quero apresentar os aprendizados e o que deu certo, os primeiros resultados e como é hoje! Se você está inserido neste contexto, vamos trocar experiências!

Transformação ágil direto das trincheiras!
Dieine Silva / Vandre Ramos

Nesta palestra compartilharemos com vocês os aprendizados, desafios e erros que já enfrentamos nestes 4 meses de trabalho de implantação de cultura ágil na HostGator Brasil (Florianópolis). A mudança teve seu início com as equipes de desenvolvimento e de produto, e a medida que os ganhos se tornavam visíveis, uma mudança contagiou a organização de forma que as áreas de Suporte, TI, Marketing e demais áreas da HostGator Brasil passaram a vivenciar a transformação de forma intensa. Iremos apresentar sobre o presente, o crescimento e o futuro desta transformação e como estamos promovendo está cultura de melhoria continua e entrega de valor constante.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 O que esperamos de um time ágil?
Ademir José

Quando um time é formado quais as expectativas entorno de um time? Por que um time multidisciplinar? Como podemos avaliar o progresso e evolução desse time? Que métricas/indicadores são importantes? Essas são algumas questões feitas para Agile coaches e que podem ajudar a entender o desenvolvimento de times ágeis.

Descubra a maturidade dos seus times na prática com a Roda Ágil
Ana Paula G Soares / Aldo Daquino

Após realizar inúmeros experimentos com intuito de medir equipes, elaborei a Roda Ágil, uma auto avaliação que permite identificar o grau de maturidade do ágil em 4 quadrantes: cultural, negócio, técnico e organizacional. Por meio destes quadrantes, podemos observar a maturidade e ao mesmo tempo a miopia dos times, que acreditam que são ágeis, ou que entregam qualidade, mas a realidade é bem diferente.

15:10 às 16:00 O poder do Agile Coach Summit na formação de um novo time
William Campesatto

Éramos duas empresas com Agile Coaches com cultura, papéis e responsabilidades totalmente diferentes. Rolou a FUSÃO! Venha conhecer como foi o evento o Agile Coach Summit que apoiou na construção do Chapter de Agilidade e como nós Agilistas estamos atuando. Ainda temos muitos desafios, mas agora em Time somos mais fortes e vamos mais longes.

De zero pontos a um sprint 100%. O que mudou na minha equipe?
Matheus Oleiro

Meu time entregou 0 (zero!) pontos em um Sprint! 2 Sprints depois entregamos 100% do sprint. A partir daí, passamos a atingir sempre a métrica de pontos da empresa (80%).

O que mudou? Trocamos o time todo? Contratamos mais pessoas? O SM (Eu) foi demitido?

Esta era uma equipe com excelência técnica e referências dentro da empresa.

Mas porque? Porque um time com desenvolvedores experientes e codificação limpa tinham problemas de entregas? Quais foram as ferramentas ágeis que utilizamos para entregar 100% dos pontos comprometidos?

Nesta apresentação eu trago como a minha equipe teve um amadurecimento dentro do Scrum e passou a utilizar as ferramentas ágeis após o fracasso em um Sprint.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Trabalho remoto: você está preparado?
Romeu Souza Mattos

O Futuro do trabalho não é somente sobre Inteligências Artificiais que podem ocupar empregos com tarefas repetitivas, mas também sobre como nos relacionamos com o trabalho. Buscar uma relação melhor com seu emprego, uma rotina mais flexível e uma melhor qualidade de vida são assuntos que já ocupam seu espaço no presente e tomarão conta do futuro. Acredito que o trabalho remoto está fortemente ligado a isso e é por esse motivo que quero compartilhar o que aprendi liderando equipes remotas na Pagar.me. Vou contar o que ganhamos, o que perdemos e, talvez, te inspirar a tornar a sua empresa melhor: um local que respeite onde cada indivíduo se sente mais produtivo e feliz.

Facilitando retrospectivas e melhorando a comunicação da equipe baseada na Metodologia LEGO ® SERIOUS PLAY®
Desirée de Megre Amaral da Silva

Facilitei uma retrospectiva baseada na Metodologia LSP, onde o time percebeu primeiramente a existência de diversos fatores que interferiam em sua comunicação e nos relacionamentos da equipe. A dinâmica aplicada facilitou o time a propor ações concretas de mudanças melhorando sua performance e motivação. A LSP por ser uma metodologia que mistura construtivismo, construcionismo e neurociência. Propõe uma forma lúdica para tratar assuntos sérios e complexos, criando conhecimento por meio da construção de coisas no mundo, estimula o pensamento concreto versus formal abstrato e utiliza as mãos como linha de vanguarda da mente.

17:40 às 18:30 Preparando uma Fintech para o crescimento, o relato de um case em andamento.
Wesley Zapellini

Nesta sessão compartilharei os resultados e lições aprendidas de um processo de mudança ágil em uma Fintech de médio porte.

O time de tecnologia precisa superar alguns gargalos e disfunções que estão dificultando o crescimento sustentável da organização, bem como o atingimento das metas do ano.

O processo ainda está em andamento, iniciou no final de janeiro de 2018 e está previsto para ser concluído em julho. Me acompanhe nesta jornada para conhecer os desafios que já superamos e os que ainda estão por vir.

Coaching the agile coach
Luiz Rodrigues / Samuel Moro Bergamo Cavalcante

Posso me considerar um Agile Coach? Afinal o que um Agile Coach precisa saber? Esta sessão pretende apresentar 5 formas diferentes e complementares de visualizar o trabalho de um Agile Coach para avaliar em quais competências ele pode evoluir.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que querem atuar como Agile Coach (iniciantes) e pessoas que já estão atuando (experientes)


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.