TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Gestão de Produtos Para quem é apaixonado por criar produtos que encantam clientes e usuários...

É através da gestão de produto que são identificados os produtos que deverão ser construídos para endereçar as necessidades e dores de clientes e usuários.

Muitas são as responsabilidades de um gerente de produtos: entender as necessidades de negócio e dos sponsors e stakeholders, criação da visão do produto, quem são os clientes/usuários, a experiência, as limitações técnicas, priorização de backlog, definição de roadmap de entrega de produto, gerência situacional, uso de métricas e data analytics no suporte à decisão e direcionamento, para tracionar, crescer e escalar. Tudo isso, com a colaboração de um time multidisciplinar de desenvolvimento, UX, negócio, atendimento, suporte.

O papel de um gerente de produtos é o de orquestrar todos os envolvidos em cada momento do ciclo de vida do produto e extrair o melhor de todos para entregar produtos sensacionais. Isso tudo em meio a muito aprendizado e descobertas. Ferramentas, dinâmicas, técnicas, erros e acertos.

Há um mundo de possibilidades na gestão de produtos. Então vem compartilhar tuas experiências com a gente?


Agradecimento Especial

Agradecemos à coordenadora Karina Kohl pela colaboração na trilha.

Karina Kohl Karina Kohl

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Gestão de produtos: como aumentar as chances de sucesso do seu software
Joca Torres

Nesta palestra será explorada, com base em anos de experiência prática na área, a disciplina de gestão de produto ? que busca conciliar os objetivos estratégicos do dono do software com os problemas e necessidades dos usuários. Além de introduzir rapidamente a gestão de produtos, serão tratados os seguintes tópicos:

  • Qual é o "core team" de desenvolvimento de produtos de software?
  • O que é, de fato, um MVP de um produto? Por que é preciso ser rápido para desenvolver a primeira versão?
  • Qual a diferença entre produto e plataforma?
  • Diversificação ou foco, qual a melhor estratégia?
  • Como gerenciar um portfólio de produtos?
  • Como aumentar a produtividade do time de desenvolviment
Roadmap: Como manter a estratégia da empresa e alinhamento entre as áreas em cenários de extrema incerteza
Marcell Almeida

"Um Roadmap tradicional não é suficientemente flexível para os métodos Lean e Agile. E quando eles possuem essa flexibilidade muitas vezes são fracos estrategicamente e acabam focando muito mais em features e datas do que em uma visão estratégica geral.

Vou dar exemplos de algumas das melhores práticas que vivenciei nesses anos como Gerente de Produto. Vou fazer isso ao demonstrar vários exemplos práticos de como é possível montar um roadmap com uma estrutura flexível que é focado em resultados estratégicos (outcome driven) e não em features e datas (output driven)."

11:10 às 12:00 Definindo métricas de produto
Ana Marafiga

O entendimento sobre quem é cliente e quais suas necessidades é fator que separa as empresas que são bem sucedidas das que não são. Neste contexto, os dados desempenham um papel fundamental.

Esta apresentação abordará algumas definições sobre dados (big data X thick data), definições das métricas mais utilizadas para produtos digitais e quais dados precisam ser observados, tanto pelo estágio do negócio como também pelo ciclo de vida do produto.

Serão apresentadas algumas abordagens (Funil, AARRR, HEART e OMTM) e ferramentas de coleta de dados. Por último, será compartilhado um caso real onde foram combinados alguns dos conceitos citados.

Gestão de produtos data-driven. Como definir e medir o sucesso de uma nova feature?
Rafael Besen

A quantificação do sucesso é um desafio que gerentes de produtos devem encarar a fim de entender se seu produto está atingindo seus objetivos e realmente agregando algo ao produto/serviço disponibilizado. Muitas vezes é bastante complexo entender se uma nova feature ou produto lançado realmente trouxe o resultado esperado. Apresentamos algumas técnicas de como criar métricas quantitativas e acompanhar o sucesso de seu produto.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Pare de tentar adivinhar e comece a aprender utilizando técnicas de growth em seu produto.
Gustavo Mendes

Quantas vezes você já lançou melhorias de produtos ou novas features mas nunca descobriu o real motivo do sucesso ou fracasso dela?

Em startups e produtos de alto crescimento, errar rápido e construir uma base de aprendizados é o diferencial que ditará o sucesso do produto. Não existe margem para achismo e é por isso que AirBNB, Facebook, Netflix investem alto em experimentação/growth em produto.

Evidências > Opinião. Nessa palestra aprenderemos os cenários que se aplicam experimentação; O que, como aplicar técnicas de Growth e suas melhores práticas; Por fim, compartilharemos erros que foram cometidos e como você pode evita-los.

Backlog não é bagunça
Augusto Rückert

O seu backlog funciona corretamente? Ele está enxuto e somente com o que deve ser trabalhado, ou contém uma infinidade de coisas que nunca serão trabalhadas? Há uma clareza da granularidade dos itens, sua especificação, a incerteza sobre cada elemento? Nessa apresentação aprenderemos como melhorar a gerenciamento do backlog de desenvolvimento de um produto através da definição de um fluxo de descoberta: Entenderemos a diferença entre Seleção e Priorização, como tornar o sistema de seleção claro e quando se comprometer com a entrega de um item.

14:10 às 15:00 Product Marketing: o melhor aliado de um Product Manager
Katarina Barcellos

Product Marketing é uma área que tem sido cada vez mais relevante dentro de empresas que usam o modelo de gestão baseado em produtos digitais. Mas por ser uma área nova, poucas pessoas conhecem o escopo de trabalho e o impacto que um bom Product Marketer pode ter para o sucesso das organizações.

Neste cenário, vamos falar sobre o propósito, escopo, desafios e você vai descobrir como o sucesso do Product Manager está associado ao sucesso de Product Marketing, uma área fundamental para engajar stakeholders (público interno e externo) no lançamento bem sucedido de um produto!

Lançamento de produtos: garantindo o sucesso através do Marketing de Produto
Aline Vasselai

Lançar um novo recurso no seu software ou até mesmo uma funcionalidade inteira, vai muito além da liberação do rollout. A comunicação exerce papel fundamental no sucesso de um produto, por isso Product Marketing é um poderoso aliado. Entenda como gerentes de produto e gerentes de marketing de produto trabalham juntos nessa missão.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 You're ship nothing!
Arthur de Castro Araujo

Quantas métricas você avalia diariamente? Quais realmente importam? Quais você não devia estar perdendo tempo com? No mundo "Data-Driven" que vivemos, dados são o novo ouro. Mas assim como a tecnologia, dado por dado, não significa muita coisa... Tirar insights das métricas é um dos segredos para um produto escalável e de sucesso.

Estratégia de Mensuração para Produtos Digitais
Huxley Dias

Como faço para medir o sucesso do meu usuário e do meu produto? Essa é a pergunta que sempre se repete. De fato essa não é uma tarefa fácil e muitos designers e se veem frente a um enigma quando o assunto é o que medir, por que e como. Neste talk vamos entender definitivamente como definir seus objetivos de monitoramento através de métodos e frameworks que ajudam a chegar na estratégia de monitoramento mais adequada para cada tipo de produto independente de qual ferramenta de análise queira adotar.

16:40 às 17:30 Construindo uma gestão transparente de Produto
Vinicius Lira / Eduardo Rocha

Se você está numa startup e suas atribuições mudam a cada 3 meses, há uma grande chance de você ser do time de Produto. Se às vezes é confuso pra você, imagina pra quem não faz parte do seu time. Além de gerir e direcionar a construção de um produto, muitas vezes complexo, ainda há o desafio de transparecer muito bem o seu papel para o time e os outros stakeholders. Este foi o desafio que encontramos para o time de Produto da In Loco, uma startup com uma inovadora tecnologia de geolocalização indoor que cresce numa grande gigante. Aqui você vai saber tudo que deu errado em como construímos um modelo de gestão que permitiu sermos ágeis, mas prezando por um crescimento organizado.

Como é um processo de entrega de um produto da área de Inovação
Ale Uehara

A área de Inovação ajuda a corporação em um novo modelo de negócios, uma melhoria de produto ou até em processo. Criar essa área não é fácil. Será mostrado a criação dessa área em uma grande corporação da área financeira, e como é esse processo até a entrega de um produto para a esteira normal de projetos. Baseado em Fast Fail, o produto da área de Inovação não é um projeto da área, mas sim de toda a empresa, ou seja todas as área são impactadas desde o começo

17:40 às 18:30 Definindo e desenvolvendo um MVP em empresas nascidas no milênio passado!
Guilherme Andreis

A apresentação irá trazer um case real de desenvolvimento de produto em uma Instituição Financeira. Etapas da palestra: 1 - Definindo até onde vai o mínimo (ou o viável) - Etapas práticas de definição de critérios para além do conhecido em Lean, elementos como resultado, questões legais impactam em empresas mais tradicionais. 2 - Desenvolvendo o produto e reajustando a cada barreira encontrada. Como retirar itens do escopo sem afetar a entrega da experiência mínima. 3 - Feedback, ajustes e gestão do produto. Exemplos de como gerir o ciclo do produto e colher o feedback do usuário, pensando nas próximas versões do seu Produto. Case: Financiamento digital de veículos em Banco.

Como minimizar incertezas ao construir o Roadmap do Produto
Marcos Lavin

Estamos no caminho certo? Como ganhar confiança das pessoas e times nesse processo? Como não incluir listas de funcionalidade nele? Como minimizar as incertezas?

Construa um roadmap que faça sentido para o produto e para todos. Nessa talk vou falar um pouco sobre a minha experiência e algumas técnicas na priorização e definição do roadmap do produto na SocialBase.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes de Produto (Product Managers - PM), Product Owners - (PO), Analistas de Negócio, Empreendedores, Scrum Masters, Agilistas, Customer Success, Agile Coaches, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.