TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SEXTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Coordenação

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Facilitação - Que momento o grupo se encontra?
Mayra Rodrigues de Souza

Ao entrar em um ambiente desconhecido, as pessoas se fecham, é uma proteção natural de instinto de sobrevivência. As pessoas facilitadoras são responsáveis pela criação de um ambiente para o grupo atingir o objetivo da dinâmica. Fazendo com as pessoas se desarmem e sintam à vontade, para assim haver interação com que compartilhem abertamente, colaborando e criando com todas as pessoas participantes da dinâmica. Como criar este ambiente que maximize o nível de envolvimento entre as pessoas? Como melhorar suas facilitações? Venha saber isso e muito mais.

11:10 às 12:00 Cloud Native Java EE
Rodrigo Cândido Silva / Bruno Borges

O desenvolvimento de aplicações no ambiente de nuvem já tornou-se ?mainstream?. É fato também que o deployment de uma aplicação Java EE neste ambiente pode ser feito rapidamente, sem muita necessidade de adaptação. Mas, muitos são os desafios enfrentados e as melhores práticas recomendadas afim de extrair todo o benefício (escalabilidade, elasticidade, produtividade, adaptabilidade, resiliência) que este ambiente pode oferecer. Nesta talk iremos demonstrar como tirar proveito dos recursos e serviços computacionais oferecidos pela nuvem (Microsoft Azure) no desenvolvimento de uma aplicação Java EE utilizando os últimos recursos da versão EE 8 (JAX-RS, CDI, JPA, EJB, JSON-P, Servlets, etc).

12:10 às 13:00 Como não escrever seus testes
Camila Campos

Sabemos que escrever testes automatizados é extremamente importante, pois, entre outras coisas, eles garantem a qualidade do nosso código e o funcionamento da nossa aplicação. Apesar disso, muitas vezes acabamos com uma suíte de testes que, além de ser difícil de entender e manter, não é confiável. Nessa talk, vamos ver como reconhecer e evitar alguns dos problemas mais comuns que nos fazem odiar nossos testes, além de dar algumas dicas de como melhorar nossos testes.

3 Técnicas para provisionamento de ambiente de testes que vão turbinar seu projeto
Elder Moraes

Testar pra quê? Teste bom mesmo é feito em produção, não é? E esse negócio de ambiente de teste é perda de tempo e dinheiro.

Tomara que você discorde disso tudo! Afinal, se você acha perda de tempo realizar testes, provavelmente ainda não se deu conta do quão caro é não testar.

Nessa palestra falaremos sobre técnicas para provisionamento de ambientes de testes que darão agilidade e melhorarão o resultado dos seus projetos.

Afinal, se testar é para os fracos, você vai querer ser forte?

13:10 às 14:00 Pare de tentar adivinhar e comece a aprender utilizando técnicas de growth em seu produto.
Gustavo Mendes

Quantas vezes você já lançou melhorias de produtos ou novas features mas nunca descobriu o real motivo do sucesso ou fracasso dela?

Em startups e produtos de alto crescimento, errar rápido e construir uma base de aprendizados é o diferencial que ditará o sucesso do produto. Não existe margem para achismo e é por isso que AirBNB, Facebook, Netflix investem alto em experimentação/growth em produto.

Evidências > Opinião. Nessa palestra aprenderemos os cenários que se aplicam experimentação; O que, como aplicar técnicas de Growth e suas melhores práticas; Por fim, compartilharemos erros que foram cometidos e como você pode evita-los.

Backlog não é bagunça
Augusto Rückert

O seu backlog funciona corretamente? Ele está enxuto e somente com o que deve ser trabalhado, ou contém uma infinidade de coisas que nunca serão trabalhadas? Há uma clareza da granularidade dos itens, sua especificação, a incerteza sobre cada elemento? Nessa apresentação aprenderemos como melhorar a gerenciamento do backlog de desenvolvimento de um produto através da definição de um fluxo de descoberta: Entenderemos a diferença entre Seleção e Priorização, como tornar o sistema de seleção claro e quando se comprometer com a entrega de um item.

14:10 às 15:00 Implementando Node.js no dia-a-dia: automação residencial com robótica e IoT
Camilla Martins / Jorge F D Leite

Nesta apresentação será demonstrado um case onde uma situação cotidiana gerava certo desconforto. Às vezes, ter que ir até outro cômodo apagar uma luz incomoda, não? E se a gente pudesse apagar e acender da cama, do sofá, da escrivaninha? Mas aí na hora de implementar, dá uma preguiça... E se fosse ainda melhor: pudéssemos trazer essa realidade para fora dos tutoriais da internet e mostrá-la ao vivo, de maneira descomplicada, como aplicar em nosso dia-a-dia, desmistificando a história de que Node.js é difícil de aprender? Com conceitos básicos de eletrônica, IoT e Node.js pra quem tá começando e algo mais divertido e tangível pra quem já está no barco. Vem com a gente nessa!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 CRI-O: Nem só de Docker vivem os containers
Jonh Wendell

Quando se fala em containers, se pensa logo em Docker. Isso é natural, porque, embora containers já existissem antes, Docker os trouxe para o "mainstream", devido à sua simplicidade de uso. Docker se tornou o padrão "de facto" quando falamos em containers.

Porém Docker não é a única forma de executar containers. Principalmente quando falamos de Kubernetes. Quando Kubernetes surgiu, ele nasceu em volta dos containers Docker. Porém, logo surgiram outros "runtimes" além do Docker. Daí o projeto Kubernetes decidiu generalizar e suportar outros runtimes.

CRI-O nasceu desta perspectiva: Ser um runtime que funcione perfeito no Kubernetes.

Falaremos sobre o projeto e como usá-lo hoje mesmo!

16:40 às 17:30 O poder da empatia na cocriação de personas
Janine Souza Costa / Diego Morsoletto Cardoso

É comum criar estereótipos sobre cargos dentro de uma empresa. Os analistas de TI, gestores financeiros, a equipe de marketing, etc. Todos acabam sendo colocados em caixinhas. Mas de onde surgiram essas imagens? E melhor, até onde estão de acordo com a realidade? Vamos falar sobre como é importante fazer as perguntas certas e validar ideias para se construir personas com empatia para o seu negócio. Assim, você garante que está realmente falando com as pessoas certas e sobre o que elas precisam saber.

Como inovar com Realidade Virtual e Design Thinking
Vanessa Camargo

A emergente e promissora tecnologia de Realidade Virtual desafia os designers a pensarem de forma disruptiva e inovadora de forma a atender às expectativas de experiência do usuário. Nesse contexto, o conceito de Design Thinking e suas práticas se adequam ao processo de desenvolvimento de aplicações em VR, focado nas interações humano-computador. O objetivo dessa palestra é apresentar e exemplificar como o Design Thinking pode ser integrado à Realidade Virtual na imersão, ideação e prototipação de ambientes virtuais e experiências imersivas.

17:40 às 18:30 Data for Good: como podemos utilizar dados para criar um mundo melhor
Dierê Fernandez

Na era de transformações exponenciais em que vivemos, dados surgem como tijolos digitais na construção das pontes do novo mundo. Vamos discutir sobre a importância de provocar mais pessoas a explorar dados para promover inovação social positiva e utilizar o poder do big data para fazer o bem.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.