TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Pessoas > Tecnologia

Python é uma das mais requisitadas e populares linguagens de multi-propósito.

Além das palestras, teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade, uma das mais diversas e carismáticas do mundo!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Pessoas > Tecnologia
Mário Sérgio Queiroz

Nessa palestra será apresentado todo o ecossistema da comunidade Python no Brasil e no mundo.

Entenda como uma rede orgânica de pessoas produz renda, inovação e soluções para a sociedade.

Python Type Hinting - Onde, Como e Por Que
Guilherme Loch Waltrick Goes

Python é uma das linguagens dinâmicas mais utilizadas mundialmente. Seu aspecto dinâmico é um dos seus recursos que chama mais atenção. Qual então é a vantagem de se utilizar type hinting? Não seria isso uma regressão a uma linguagem fortemente tipada? Nesta palestra irei comentar quais as vantagens de se utilizar type hinting com py2 e py3, onde e como fazer uso deste recurso.

11:10 às 12:00 Async se faz: asyncio na prática
Marco Rougeth

O módulo asyncio foi adicionado ao Python na versão 3.4 e desde então muitas mudanças já ocorreram. Por ser um módulo complexo e novo, ainda é um universo a ser descoberto. Nessa palestra, será apresentado, de uma forma prática, como o asyncio foi usado para resolver as tarefas concorrentes do framework Bottery.

O event loop chegou: entendendo `asyncio`
Renan Ranelli

asyncio é uma novidade do python que simplifica a implementação de código assíncrono em uma linha bastante similar ao disponível outras linguagens como javascript, C#, scala e dart.

Nessa palestra vamos explicar como o asyncio funciona e como ele pode tornar o seu código assíncrono mais compreensível e fácil de trabalhar

12:10 às 13:00 RASA.ai - ChatBots com inteligência artificial em python
Diego Dorgam

RASA.ai é o framework de chatbots opensource mais poderoso do mercado. Usando TensorFlow, SpaCy, e mais uma série de ferramentas poderosas, o RASA Stack se posiciona como um concorrente direto do MS Luis e do WIT.ai, assim como uma opção viável para o IBM Watson Conversation. Dispondo de aprendizagem supervisionada e não supervisionada, o RASA oferece em seu stack o RASA Core, para a programação de bots, e o RASA NLU - Natural Language Understanding - para o processamento e compreensão de linguagem natural, tudo OpenSource Vamos conhecer e experimentar o poder dessa impressionante plataforma, desenvolvendo e treinando chatbots que podem se conectar ao Facebook e ao RocketChat.

Slack chatbots com Python, AWS Lambda e Google Dialogflow
Matheus Marchini

Chatbots são muito úteis. Eles podem ser utilizados para auxiliar o atendimento da empresa, complementar as páginas de FAQ e documentações ou até mesmo para automatizar processos internos. Antigamente a criação de um chatbot poderia envolver a implementação do seu próprio NLP (Natural Language Processing) e configuração de uma infraestrutura própria, mas com o surgimento de serviços como AWS Lambda e Google Dialogflow, tanto a complexidade quanto o custo diminuíram drásticamente.

Nessa palestra vamos criar um chatbot para o Slack de forma fácil, rápida e com baixo custo utilizando Python, Google Dialogflow e AWS Lambda.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Do nada, tudo se constrói. Test-Driven Development ao vivo
Andre Pastore

Desenvolvimento Guiado por Testes de uma aplicação Web utilizando o framework tornado.

15:10 às 16:00 Criando um microservice com Flask Restful
Yuri Luiz da Silva Reis

Diversos frameworks de criações de API, um trabalho a ser feito. Quando optar por uma stack AxBxC para uma determinada atividade na aplicação?

Nesta palestra irei apresentar um case onde optei pelo Flask Restful para a criação de um microservice, suas características e diferenças em relação a outras opções existentes.

Do código à produção em projetos Python usando GitLab
Isaac Felisberto de Souza

Python tem se destacado por ser uma linguagem simples e de fácil aprendizado, nada mais justo que acompanhando essa facilidade tenhamos ferramentas que tornem possível ir da implementação do código até deploy em produção de maneira simples aplicando no processo questões como: integração contínua, testes automatizados, qualidade de código, documentação, deploy automatizado, dentre outros. Venha ver nesta apresentação como fazer isso com o uso do GitLab que facilita e centraliza o uso de outras ferramentas conhecidas no mundo python como: pytest, flake8, pycodestyle além de Docker e Heroku.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Microservices em Python: desafios e soluções
Guilherme Vierno da Silveira

Microservices é a buzzword do momento em arquitetura de software, uma tendência crescente en grandes produtos no mundo inteiro. Irei mostrar de forma bem simples o que são, quais seus principais benefícios, desvantagens e como o Python nos ajuda a construir tais aplicações. Será mostrado como as principais bibliotecas e frameworks Python podem nos ajudar ou gerar pitfalls ao desbravar o mundo dos microserviços. O case da globo.com será usado para ilustrar, mostrando como matamos um monolito django de 8 anos para usar microserviços.

17:40 às 18:30 Autenticação de APIs
Jéssica Pauli de C Bonson

Essa palestra demonstra várias abordagens para a autenticação de APIs, com explicações e exemplos práticos de usar usuário/senha, tokens simples, e OAuth 2.0 com JWT. O foco é nesta última abordagem, que é hoje um padrão da indústria. Os exemplos de autenticação são demonstrados com código para os frameworks Flask e Django.

Empodere seus usuários e "Pythonifique" parte de sua aplicação
Dickson S Guedes

Que tal passear por exemplos de aplicações, escritas nas mais diversas linguagens, e que de alguma forma embarcaram Python dentro delas ou se inspiraram na linguagem de modo a empoderar seus usuários com extensibilidade? Vamos junto neste passeio entender quais os benefícios e desafios de seguir essa abordagem?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas iniciantes, profissionais na área de programação ou curiosas interessadas na linguagem Python.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.