TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes II Venha trilhar conosco mais uma etapa dessa jornada de qualidade

Vamos olhar para Testes com uma outra ótica?

Sabemos que Testes vão muito além de garantirmos um teste funcional, automatizar uma funcionalidade ou reportar um bug.

A ideia é trazer palestras inspiradoras abrangendo temas relacionados a diferentes tipos de testes como aplicados com Inteligência Artificial, Engenharia do Caos, Segurança, Acessibilidade, Mobile, API's, além de pensarmos na base para estruturar isso tudo abordando estratégias de teste.

Vamos trocar experiências, interagir, e mergulhar com a gente nessa jornada em busca de aprimoramos a qualidade do software que desenvolvemos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Inteligência Artificial e Testes in a Nutshell
Júlio de Lima / Antonio Marcos Montanha Filho

Ouvimos muito falar sobre Inteligência Artificial e o quanto ela tem ajudado a solucionar problemas coorporativos, pessoais e até mesmo ambientais. Mas você já viu a aplicação dela na disciplina de testes de software? Criação de testes automaticamente, rastreamento de causa raiz de falhas e aumento da cobertura de testes automatizados são algumas das aplicações já identificadas. Juste-se a nós nessa palestra e conheça o que há disponível no mercado e academia, além de assistir ao uso de algoritmos que já solucionam vários desses problemas.

11:10 às 12:00 Report Portal: Centralização de logs para automação e um pouco de ML
Ramses Almeida / Thiago Carreira Alves Nascimento
Ao usar automação de testes, possuir uma plataforma de log centralizado é um requisito essencial para monitoramento. Esse é o caso quando se tem um número crescente de projetos de automação de testes, e assim a necessidade de registro centralizado monitoramento. Tal é o papel da plataforma que apresentaremos: ReportPortal. O ReportPortal utiliza Elasticsearch, banco de dados, UI e Microserviços para gerenciar relatórios de automação de testes, com Machine Learning para análise e integração com Bug Trackers (Jira & Rally). Apresentaremos uma descrição de suas principais características, como usá-la para log, e os benefícios que o uso de Machine Learning pode trazer para a análise de teste.
Automação de Testes por Processamento de Imagens com SikuliX integrado com Selenium WebDriver
Guilherme Rogatto
Diante algumas dificuldades encontradas no dia a dia da Automação de Testes, utilizei o SikuliX para solucionar alguns problemas que somente o Selenium WebDriver não era suficiente. Teremos a demonstração do funcionamento da API do SikuliX, que trabalha através de processamento de imagens integrado com Java e Selenium WebDriver.
12:10 às 13:00 Existe teste de acessibilidade digital?
Maurício Pereiro / Marina Yonashiro
Vamos apresentar: - porque devemos garantir testes de acessibilidade; - o que são esses testes e quais as coberturas; - quais os componentes que devem ser avaliados garantindo a melhor experiência para o usuário; - qual a legislação vigente; - para que serve a acessibilidade digital; - quem executa os testes e de que forma esses testes podem ser executados.
Automatizando testes Android e iOS com o mesmo código
Eduardo Finotti

A automação de testes para dispositivos móveis ainda assombra muitos profissionais do meio da qualidade de software. Porém, é tão simples quanto escrever testes pra web.

Em 2 meses foram implementados todos os fluxos principais do aplicativo da Delivery Much, e pasmem: Android e iOS. E agora a cereja do bolo: COM O MESMO CÓDIGO!

Vou mostrar o caminho das pedras, de como iniciar o projeto de automação de testes mobile (Android e iOS), utilizando o framework CodeceptJS + Appium.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Vamos falar um pouco mais sobre testes? #QALean
Ariane Izac / Mariana Elisa Moisés / Everton James de Oliveira

A ideia é reservarmos um espaço para trocarmos mais experiências sobre assuntos que os participantes da trilha Testes querem abordar um pouco mais.

Estratégias de teste efetivas: como não cair num esquema de pirâmide
Leonardo Gallardo

Definir a estratégia de teste de um produto é uma tarefa árdua e muitas vezes nos vemos presos ao tradicional esquema de pirâmide de teste, sem ao menos questionar o motivo de utiliza-lo. Você sabia que existem alternativas que podem atender de forma mais eficiente seu projeto? Vamos discutir mitos e verdades sobre estratégias de teste e propor maneiras alternativas de testar seu software.

15:10 às 16:00 Desenvolvendo testes automatizados de aplicações Web utilizando o Serenity & REST Assured
Ana Ludmila de Oliveira
Testar aplicações é um desafio recorrente em nossa área. Isso pois podem ocorrer situações alheias à nossa vontade e esforços, que nos impedem de ter as condições desejadas e ambientes necessários para tal. Em algumas situações podemos nos deparar com a necessidade de realizar testes integrando FrontEnd e API's com a maior antecedência possível. Devemos ainda manter os códigos de testes limpos e extensíveis, além gerenciar de maneira eficaz os cenários que estão sendo cobertos. Nesta palestra vamos falar sobre como desenvolver uma solução utilizando Serenity e Rest Assured: uma poderosa combinação de biblioteca Java e DLS que tornam a automação de testes deste tipo mais eficaz e divertida!
O mundo obscuro da segurança para QA
Luiz Augusto Santos Lohn
Os testes de segurança não são mais um luxo no projeto, os impactos do vazamento de informações podem trazer muito prejuízo a empresa ou até mesmo o seu fechamento. Estamos na era digital, da Internet das coisas, de tudo conectado a tudo e como QA somos responsáveis por transmitir a cultura da qualidade, e o mundo obscuro da segurança deve passar a ser um requisito funcional e fundamental.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Clean Code: Por um mundo com código melhores
Thiago Barradas
Como desenvolvedores temos basicamente os mesmos desejos relativos aos nossos códigos. Elaboramos cada linha pensando em ter um resultado que funcione muito bem, praticamente sem bugs, atendendo a todo escopo/negócio e com um bom código. O principal objetivo dessa apresentação é colaborar para um mundo melhor. Um mundo onde as pessoas se importem de verdade com o código que está sendo desenvolvido. O código que provavelmente necessitará de novas implementações ou ajustes, e tal tarefa, será fácil. Um código que gere orgulho. Por isso reuni os principais conceitos do Clean Code, uma forma de codificar projetada para facilitar a escrita, a leitura e a manutenção do código.
Chaos Engineering - O que aprendi injetando falhas na produção
Thiago Segantini Nogueira / Ana Genari
Chaos Engineering é uma nova disciplina da engenharia de software que visa submeter aplicações distribuídas a cenários de turbulências (Chaos) com o objetivo de revelar possíveis fraquezas, permitindo que os engenheiros de software atuem nessas fraquezas, tornando as aplicações mais resilientes. Essa apresentação tem o objetivo de compartilhar o que grandes players de mercado estão fazendo com essa nova disciplina e o que eu tenho aprendido aplicando a técnica nas minhas aplicações.
17:40 às 18:30 Construa testes efetivos através do princípio F.I.R.S.T
Elder Moraes
“Escrever testes? Pra quê?! Coloca em produção que a gente entra lá e testa na mão mesmo!” Certamente você já ouviu isso, e provavelmente mais de uma vez. A verdade é que, se talvez seja caro escrever testes, pode ser ainda mais caro não fazê-lo. Pior do que isso, só quando se escreve testes ruins. Nesta sessão falaremos sobre a abordagem F.I.R.S.T para construção de testes. Com ela você vai escrever testes que realmente fazem sentido, e elevar os resultados do seu projeto a outro nível. Junte-se a esse bate papo e crie os melhores testes da sua vida ainda hoje.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Testers, QAs, Desenvolvedores, POs e todos os interessados em Qualidade de Software.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Ana Genari
Ana Genari
Itau Unibanco
Ariane Izac
Ariane Izac
MATERA Systems
Eduardo Finotti
Eduardo Finotti
Delivery Much Brasil
Mariana Elisa Moisés
Mariana Elisa Moisés
Daitan Group / QA Ladies
Marina Yonashiro
Marina Yonashiro
everis Brasil
Maurício Pereiro
Maurício Pereiro
Maurício Ferreira Pereiro
Ramses Almeida
Ramses Almeida
PayCertify

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online